Química

Sociedade Sustentável – Congresso Atuação Responsável debate soluções

Quimica e Derivados
5 de dezembro de 2016
    -(reset)+

    A psicóloga sênior do Centro de Medicina Preventiva, especializada em Terapia Cognitivo Comportamental e Coach em Saúde e Bem Estar do Hospital Israelita Albert Einstein, Dra. Selma de Lourdes Bordin, explicará o que é o estresse, como ele pode ser positivo ou negativo, o burnout, um estado de estresse crônico, que impede a atividade profissional, os estressores internos e externos, e como minimizar os riscos de adoecimento. Segundo a Dra. Selma, o número de afastamentos por doenças motivadas por fatores de sobrecarga mental estão aumentando, principalmente nas capitais. “O que sujeita mais um grupo ou outro a sofrerem de estresse é uma combinação de fatores individuais e ambientais. Entre os ambientais existem os físicos e os relacionamentos; já entre os individuais estão a personalidade e a resiliência de cada pessoa”, explica.

    O médico do trabalho Dr. Valmir Antonio Zulian de Azevedo, da Rhodia Solvay, e docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é outro palestrante confirmado. O Dr. Azevedo abordará como o estresse pode afetar os colaboradores das plantas químicas e das áreas administrativas. Segundo o médico, fatores pessoais como morte do cônjuge, divórcio, morte de parente próximo, doença, demissão, desemprego e reconciliação matrimonial são as maiores causadoras de situações de estresse.

    Os profissionais também explicarão como é possível minimizar os geradores de risco. A sala também contará com a participação da professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dra. Vera Lucia Zaher, e da especialista em Medicina do Trabalho da Santa Casa de São Paulo, Dra. Camila Helahil Alfredo.

    A sala Silicones acontece no dia 19 de outubro e contará com a participação do diretor executivo do Global Silicones Council, Kaluss Thomas, que abordará o gerenciamento de riscos na cadeia de silicone. A sala ainda terá a participação do coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim, Irineu Bottoni, que fará a abertura e o encerramento da programação, e do gerente de operações da Dow Corning, Sebastião Cunha. O coordenador da Comissão de Gerenciamento de Produto da Abiquim, Fernando Zanatta, abordará o Programa Atuação Responsável® e as ações para gerenciamento de risco.

    A sala Armazenagem Responsável, que acontece no mesmo dia, debaterá a prevenção de riscos tecnológicos envolvendo os produtos químicos na Baixada Santista e em seu entorno. No dia 19 também será realizada a sala de Comunicação, que debaterá como a mídia e a opinião pública enxergam o papel da indústria diante de demandas por soluções mais sustentáveis, e como a química pode ser uma solução nesse cenário. A sala tem confirmada a participação do presidente do Pacto Global Brasil, André Gustavo de Oliveira e do vice-presidente da área química da Basf, Antônio Lacerda.

    Exposição, minicursos e palestras

    Em paralelo à realização do Congresso, será realizada uma exposição de produtos e serviços para a indústria química e uma programação de minicursos direcionados aos profissionais do setor químico.

    No período da tarde do dia 19 de outubro serão realizados três minicursos. Para os profissionais interessados no tema logística e segurança no transporte de produtos perigosos, será realizada a palestra “Primeiro no Local”, focada nas principais ações iniciais em situações de emergência no transporte de produtos perigosos, que será realizado pelo químico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Edson Hadad. O curso “Ferramentas para Análise de Risco e MOC (Gerenciamento de Mudanças) para Pequenas e Médias Empresas”, que terá como instrutor o diretor técnico e executivo de negócios da RSE Consultoria, Américo Diniz Carvalho Neto. Também será realizado o minicurso “A nova Instrução Normativa da Fundacentro”, sobre o Programa de Proteção Respiratória, ministrado pelo presidente da Associação Brasileira de Higiene Ocupacional – ABHO, Dr. Osny Ferreira de Camargo.

    O Congresso de Atuação Responsável é uma realização da Abiquim, com patrocínio de Basf, Braskem, Buckman, Cabot, Clariant, CNI/Sesi, Columbian Chemicals, Dow Brasil, Elekeiroz, FM Global, Huntsman, Lanxess, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia Solvay, Sura Seguros, Unigel, Unipar Carbocloro, Vale Fertilizantes, Videolar-Innova, além da Comissão Setorial de Silicones e Comissão Setorial de Solventes de Uso Industrial, ambas da Abiquim.

    Serviço: 16ª edição do Congresso de Atuação Responsável

    Data: 18 e 19 de outubro

    Local: Novotel Center Norte

    Endereço: Avenida Zaki Narchi 500 – Vila Guilherme, São Paulo (SP)

    Inscrições: www.congressoar.com.br



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *