Tratamento de Água

ABES Fenasan: Congresso apontou entraves para alcançar as metas oficiais do saneamento ambiental

Hamilton Almeida
21 de novembro de 2017
    -(reset)+

    Química e Derivados, Fréo desenvolve alternativas mais avançadas para efluentes

    Fréo desenvolve alternativas mais avançadas para efluentes

    No estande do grupo Bauminas, abriu-se espaço para as linhas de coagulantes de nova geração: Pacfloc, Polifer e Polisal. “São cadeias polimerizadas de alto rendimento, com excelente performance de coagulação e floculação. Trazem maior benefício e desempenho no processo de coagulação com grande velocidade de decantação”, explicou Igor Freitas, gerente de marketing.

    Ele acrescentou que os clientes estão em busca de produtos com maior rendimento. A Bauminas está agendando testes com vários deles e a sua equipe técnica poderá indicar qual o produto mais adequado para o tipo de água de cada um. Com a retomada da economia, Freitas espera uma expansão dos negócios nos segmentos de papel e celulose e processos industriais. Na área de saneamento, a reação deverá ser mais lenta.

    A Hexis Científica fez o lançamento dos medidores de vazão de líquidos, gases e vapores em dutos pressurizados da McCrometer. O medidor inovador de turbidez a laser permite analisar as amostras de forma mais ampla, com a medição 90×360ºC, do que qualquer outro do gênero, proporcionando melhor precisão e sensibilidade de baixo nível e minimizando simultaneamente a variabilidade entre testes.

    “É um produto que gera mais confiabilidade”, resumiu Robson Luís Pereira Silva, especialista de produtos. Outro equipamento apresentado foi o analisador de cargas AF7000, que proporciona um controle na dosagem de coagulante e polímeros em modo contínuo e on-line e assim garante uma economia para o usuário.

    A Merck divulgou a sua linha de espectrofotômetros Prove com kit para análise de água potável e efluentes, relatou Caio Ribeiro Gomes, gerente de produtos, responsável pelo portfólio de equipamentos e reagentes para análises físico-químicas de água, efluentes, alimentos e bebidas.

    Para controle microbiológico, o Readycult faz teste rápido para detecção de coliformes em água. Para resultados positivos, a amostra muda de cor de amarelo para azul esverdeado. Já a linha Milli Q IQ 7000 produz água ultrapura tipo 1 “para utilização nos mais rígidos controles de qualidade e técnicas aplicadas nos laboratórios, como cromatografia e absorção atômica”. Gomes revelou que a Merck tem foco nos clientes que buscam alta qualidade e pureza no laboratório e arrematou: “A estratégia é apresentar soluções inovadoras”.

    Química e Derivados, Barreto: sistema PumpDrive economiza energia e manutenção

    Barreto: sistema PumpDrive economiza energia e manutenção

    A Nova Opersan mostrou soluções e serviços que envolvem o tratamento de águas e efluentes nos modelos onsite e offsite. “O mercado é provocante. Mantemos as receitas há dois anos reduzindo custos, enquanto crescemos muito com aquisições”, contou Antonio Carlos Fréo, gerente de vendas offsite. “A partir de 2018, vamos registrar crescimento de dois dígitos por conta da expansão da economia e de novos clientes. O desafio é fazer novas rotas de tratamento para a área de efluentes”, observou.

    A Bentley expôs a nova versão Connect Edition do Watergems e Sewergems, softwares de modelagem hidráulica para redes de água e esgoto, respectivamente. “Os usuários agora têm melhor visibilidade de seus dados cadastrais e de como as mudanças podem afetar os modelos hidráulicos. A grande vantagem é dispor de cenários”, comentou João Salisso, gerente de contas.

    A KSB Brasil exibiu o sistema PumpDrive, que “economiza energia e aumenta a eficiência e a disponibilidade de bombas, além de reduzir os custos de manutenção. Essa tecnologia compensa automaticamente as variações de pressão do sistema, elevando ou reduzindo a rotação do motor em função da demanda”, assinalou Udson Barreto, gerente da divisão Água e meio ambiente. É possível operar simultaneamente até seis bombas.

    Outra novidade foi a unidade digital PumpMeter, que monitora a bomba através de dois sensores de pressão conectados a um display configurado conforme o tamanho e o modelo da bomba. Através do aplicativo KSB Sonolyzer, é fácil fazer a medição do motor e verificar se há potencial de economia. Em contato pelo smartphone, o representante da empresa pode fazer uma detalhada análise de eficiência energética.

    A Empretec difundiu a linha de produtos MND (método não destrutivo), fabricados em parceria com a suíça Terra. O Mini-Jet (MJ 1600) opera em condições mínimas de espaço e tem força de tração de 6,6 t, descreveu o diretor Guilherme Nurchis. O X400 substitui tubulações antigas pelo método pipe bursting, e tem índice de nacionalização de 50%.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *