Química

Congresso – ABQ promove reunião do setor em Porto Alegre

Fernando C. de Castro
14 de novembro de 2009
    -(reset)+

    Química e Derivado, Jaime Afonso Ibañez, Professor e pesquisador da Espanha, Química

    Jaime Afonso Ibañez: China investe pesado para obter mais créditos de carbono

    Em 2008, dos US$ 30 bilhões comercializados em crédito de carbono no mundo, US$ 25 bilhões foram captados pela China. Os maiores compradores continuam sendo o Japão, a União Europeia e com adesão gradativa da Austrália, Nova Zelândia e EUA. A América Latina começou com força, mas arrefeceu. O novo quadro será definido a partir de 2012, com a possível adesão dos norte-americanos ao protocolo de Kioto.

    Oitocentas inscrições – O congresso reuniu 800 participantes, abrangendo debates, palestras, cursos, exposição de pôsteres e mesas-redondas. Em documento lido pelo novo presidente da entidade, Antônio Carlos Magalhães, ficou claro que os representantes dos químicos, engenheiros químicos e bioquímicos farmacêuticos querem ser ouvidos em temas como políticas de sustentabilidade e gerenciamento de resíduos químicos empregados em laboratórios.

    A ABQ quer influenciar ainda o debate sobre tecnologia de inovação, criação de programas de incentivo para a química verde, ou ambientalmente amigável. Pretende ser ouvida ainda sobre as questões pertinentes ao marco regulatório da exploração do petróleo na camada de pré-sal e exige que a operação de estações de tratamento de água seja realizada por profissionais habilitados nos Conselhos Regionais de Química ou no Crea, para habilitação de engenheiro químico. Outro tema que pautou o congresso foi a preparação do Ano Internacional da Química previsto para 2011, marcando o 100º aniversário da instituição do Prêmio Nobel de Química, evento do qual a ABQ quer ter participação ativa.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *