Comércio Exterior: Ano da França no Brasil fomenta negociações

Os laços comerciais e culturais entre Brasil e França deverão se estreitar ainda mais a partir de 2009 com a instalação do Ano da França no Brasil.

Mais do que celebrar a amizade entre os dois países, a ampla programação a ser levada a vários estados e localidades tem o intuito de incrementar negócios e parcerias comerciais.

A cerimônia de apresentação do Ano da França no Brasil foi realizada no hotel Renaissance, em São Paulo, em 19 de março, contando com a presença do cônsul-geral da França Jean-Marc Gravier e a coordenação da agência francesa Ubifrance e da rede de missões econômicas daquele país.

A promoção representa uma ação de reciprocidade ao Ano do Brasil na França, realizado com grande sucesso em 2005, e prestigiado por mais de 15 milhões de pessoas.

Oficialmente, o Ano da França no Brasil começou no último dia 21 de abril, e deverá se estender até 15 de novembro.

Ao todo, serão mais de 40 ações organizadas nas principais cidades brasileiras, abrangendo participações em eventos e feiras de negócios, seminários técnicos e missões comerciais.

Apesar de ser considerada a quarta maior investidora no Brasil, com cerca de 400 filiais de empresas francesas aqui instaladas, a França pretende ampliar sua presença no seu principal parceiro econômico na América Latina.

Da programação constam participações de delegações de empresas francesas, reunidas no “Espaço França”, em vários eventos brasileiros.

O primeiro evento com a participação dos empresários franceses foi a Feicon Batimat, realizada em São Paulo, de 24 a 28 de março.

Na sequência constam participações na Intermodal (14 a 16 de abril), Automec (14 a 18 de abril), Feimafe (18 a 23 de abril), FCE (26 a 28 de abril), Brasil Offshore (16 a 19 de junho), Ambiental (30 de junho a 2 de julho), Expo Aero Brasil (2 a 5 de julho), entre vários outros, culminando com a visita ao Brasil do presidente da França, Nicolas Sarkozy, nos dias 6 e 7 de setembro.

Em todos esses setores, as empresas francesas pretendem contribuir com sua experiência e tecnologia, oferecendo soluções para várias áreas, como construções sustentáveis e problemas ambientais.

O Ano da França no Brasil deverá, sobretudo, fomentar negócios e parcerias em setores estratégicos como o de bens de capital, infraestrutura, transportes, logística, construção, aeronáutica, naval, bens de consumo, agroindustrial, produtos alimentícios, energia, meio ambiente, saúde, biotecnologia, petróleo e gás.

A indústria francesa é a quinta maior produtora mundial do setor químico e a terceira maior exportadora.

Com faturamento da ordem de 60 bilhões de euros, a indústria química na França, que abrange também os setores da borracha e de pneus, fármacos e de transformação de plásticos, apóia-se em cinco grandes plataformas, como a Fos-Lavera e a Lê Havre-Port-Jérôme, instaladas, respectivamente, no sul da França e na região da Normandia.

A indústria química de especialidades francesa ocupa a segunda posição na Europa, e apresenta pontos fortes principalmente na área farmacêutica.

No rol das empresas líderes de capital francês, merecem destaque a TotalAtofina, o quarto maior grupo petroquímico mundial, e a Michelin, líder mundial em pneus.

Entre as líderes também constam a Saint-Gobain, principal produtora mundial de vidro, a Lafarge, maior produtora de materiais para construção, a Air Liquide, maior em gases industriais, além de importante posição no setor de tratamento de água e esgoto por meio das empresas Suez, Veolia e Vivendi.

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