Clorito de sódio: conceito, fórmula e aplicações

Clorito de sódio: veja o que é, para que serve e seus principais fornecedores no Brasil

O clorito de sódio é um composto muito importante para a indústria e com ampla aplicação em diferentes setores, como têxtil, couro, tratamento de água, químico, de alimentos e muito mais. Confira ao longo da matéria outras aplicações e mais detalhes. Vem com a gente!

Acesso Rápido no post

O que é clorito de sódio?
Qual é sua fórmula
Quais são suas principais características?
Para que serve o clorito de sódio?
Como o clorito de sódio deve ser manipulado?
Onde comprar o clorito de sódio?

O que é clorito de sódio?

O clorito de sódio é um produto químico que normalmente tem aspecto de sólido, cristalino, branco e inodoro. Outra forma que pode se apresentar é como solução aquosa.

É obtido através da redução parcial do clorato de sódio em dióxido de cloro e, na sequência, a conversão do dióxido de cloro em meio alcalino, resultado em clorito de sódio.

O dióxido de cloro também é outro produto químico com grande utilização na indústria. Destaca-se como agente oxidante e desinfectante, propriedades essenciais para o processo de tratamento de água e efluentes.

 

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Qual é sua fórmula?

    A fórmula química do clorito de sódio é NaClO2, sendo, portanto, composto por um átomo de sódio, um átomo de cloro e dois átimos de oxigênio. Ele não se confunde com o hipoclorito de sódio, outro composto também relevante, mas que possui a fórmula NaClO e é empregado comumente em produtos de limpeza.

    Vale ainda apresentar a fórmula química do dióxido de cloro que é ClO2, isto é, constituída por um átomo de cloro e dois átomos de oxigênio.

    Quais são suas principais características?

    • Aspecto: sólido (cristal). O dióxido de cloro, diferentemente, é um gás, mas utilizado comumente em soluções aquosas.
    • Cor: branco.
    • Odor: inodoro.
    • Peso molecular: 90,44.
    • Solubilidade: ele é solúvel em água.
    • Estabilidade: estável em condições normais de temperatura e pressão.
    • Materiais incompatíveis: o clorito de sódio é incompatível com amônia, agentes redutores fortes, ácidos fortes, fósforo, zinco, entre outros.

    Para que serve o clorito de sódio?

    Conheça as principais aplicações do clorito de sódio

    • Setor de tratamento de água: o clorito de sódio é usado para o processo de geração de dióxido de cloro, o qual é usado como poderoso agente desinfetante e oxidante no tratamento de água. Este atua eliminando bactérias, vírus e outros microrganismos.
    • Setor químico: Aqui o clorito de sódio também é usado para a produção de dióxido de cloro, destinando-se a aplicação principalmente na indústria de papel e celulose para branqueamento.
    • Setor de higiene pessoal: serve para a produção de produtos de higiene bucal, incluindo pasta de dente, antisséptico, clareadores de dente, entre outros.
    • Limpeza industrial: utilizado no combate a incrustações em equipamentos industriais.
    • Indústria têxtil: este produto pode ser aplicado neste setor para alvejamento das fibras. Outros produtos usados neste segmento para branqueamento ou desinfecção são: hipoclorito de sódio (água sanitária) e o peróxido de hidrogênio (água oxigenada).
    • Setor de couro: usado aqui para o branqueamento e tratamento da superfície do couro. Após a sua utilização, o couro pode passar para as fases de acabamento final.
    • Setor de papel e celulose: Também é usado para a produção de dióxido de cloro para utilização neste setor. Ele é aplicado para branqueamento da polpa, etapa crítica na produção de papel branco de alta qualidade. O cloro é outro produto químico muito utilizado nesta finalidade.
    • Setor sucroenergético: Aplicado para gerar o dióxido de cloro que é usado no combate a contaminações em geral. Outra aplicação é para substituição do ácido sulfúrico nos processos de fermentação.
    • Setor de tratamento de superfícies metálicas: ele é suado neste setor como decapante.

    Como o clorito de sódio deve ser manipulado?

    Como ele consiste em um produto potencialmente perigoso, os colaboradores precisam manipulá-lo com cuidado e de acordo com as regras de segurança. Dessa forma, o manuseio deve ocorrer em área ventilada de modo a evitar a geração e acumulação de poeira. Também é essencial o uso de equipamento de proteção individual para evitar o contato com olhos, pele, roupa e inalação.

    Medidas de primeiros socorros

    – Após inalação: levar a vítima para o ar fresco. Procurar atendimento médico.

    – Após contato com a pele: remover as roupas e sapatos contaminados, lavar a pele afetada com sabão e água por pelo menos 15 minutos. Necessário buscar rapidamente atendimento médico

    – Após contato com os olhos: lavar os olhos com água em abundância por pelo menos 15 minutos, mantendo as pálpebras superiores e inferiores levantadas. Recomendado buscar ajuda médica imediatamente.

    – Após ingestão: Se a vítima está consciente e alerta, ofereça de 2-4 copos de leite ou água. Nunca ofereça nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Também é importante buscar atendimento médico urgente.

    A FISPQ (Ficha de Informações e Segurança do Produto Químico) deve ser levada no atendimento médico para melhor avaliação do paciente e das condutas médicas adequadas.

    Sobre o armazenamento, o clorito de sódio necessita ser colocar em recipiente bem fechado e guardado em local fresco, seco, bem ventilada e longe de substâncias incompatíveis, do calor, faíscas e chamas.

    Leia Mais
    Indústria de cloro-álcalis doa mais de 150 mil litros de hipoclorito de sódio para desinfecção de locais públicos – Abiclor
    Grupo Sabará inaugura fábrica de Clorito de Sódio
    Cloro e Álcalis: Indústria investe no aumento da produção
    Têxtil: Insumos químicos ajudam a melhorar processos
    Brasil será líder em química de renováveis : ABIQUIM
    Dióxido de Cloro é uma das mais eficazes soluções para democratização de água tratada e segura para todos
    Potassa cáustica – Produção nacional busca ampliar eficiência
    Tecniplas fornece dez tanques de PRFV para a Chlorum Solutions

    Onde comprar o clorito de sódio?

    Para encontrar os principais fornecedores de clorito de sódio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.