Cloreto de Zinco: o que é, onde se aplica, principais características e mais
O cloreto de zinco é uma substância sólida, cristalina e muito solúvel. Conheça suas aplicações e outros detalhes
O cloreto de zinco é uma substância extremamente utilizada na indústria têxtil e na metalurgia, além de análises químicas, tratamento de água e mais uma série de outras aplicações. Confira abaixo as principais informações sobre este produto!
Acesso Rápido no post
O que é o cloreto de zinco?
Qual é sua fórmula?
Onde é aplicado?
Características do cloreto de zinco
É segura sua utilização?
Onde encontrar fornecedores de cloreto de zinco?
O que é o cloreto de zinco?
Trata-se de um composto químico, sólido, cristalino, branco, inodoro e altamente solúvel em água. Também é conhecido no mercado como cloreto de zinco anidro.
Qual é sua fórmula?
Sua fórmula química é ZnCl2.
Vale ainda dizer que o cloreto de zinco pertence a família química do sal inorgânico.
Onde ele é aplicado?
Como vimos, o cloreto de zinco é muito utilizado na indústria nos mais diferentes segmentos como têxtil, alimentícia e metalurgia. Além destes segmentos, ele é aplicado na produção de medicamentos, metais, pilhas, papel, cola, álcool, produtos de higiene, suplementos, refinamento de óleo e muito mais. Outra aplicação do cloreto de zinco é em análises químicas.

Essa ampla aplicação deve-se ao seu baixo custo, facilidade de manuseio, toxidade moderada, amplo atuação como catalisador, além de outras propriedades extremamente vantajosas.
Características do cloreto de zinco
- Nº CAS: 7646-85-7;
- Peso molecular: 136.29;
- Classificação: corrosivo;
- Aspecto: Sólido (cristalino);
- Cor: Branco;
- Odor: Sem odor;
- Inflamabilidade: Não inflamável;
- Densidade: 2,91 A 25º;
- Ponto de fusão: 290ºC;
- Ponto de ebulição: 732ºC;
- Altamente solúvel em água;
- Solúvel em álcool etílico e éter;
- Higroscópico;
- Deliquescente.
É segura sua utilização?
O cloreto de zinco deve ser manuseado conforme as regras de segurança e com a utilização de equipamento de proteção individual (EPI).
- Em contato com as vias respiratórias: pode ocasionar tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, náusea, vômitos, edema, entre outros sintomas. Retire a pessoa contaminada para um local ao ar livre.
- Em contato com os olhos: pode ocasionar irritação, avermelhamento, dor, queimaduras e visão nublada. Deve-se enxaguar os olhos com água abundante e consultar um oftalmologista imediatamente.
- Em contato com a pele: pode ocasionar vermelhidão, queimaduras, ulceração dos tecidos da pele e dor. Recomenda-se retirar a roupa contaminada e lavar o local com água em abundância por aproximadamente 15 minutos.
- Em caso de ingestão: pode ocasionar irritação na boca, faringe, esôfago e aparelho gastrointestinal, dor, vômitos, diarreia, queda da pressão arterial, doenças cardiovasculares, entre outros.
Em todos os casos acima é indicado levar a pessoa contaminada um médico, que fará uma correta avaliação da situação e indicará tratamento adequado. Recomenda-se que essa ação seja realizada com urgência.
É importante que o cloreto de zinco seja armazenado em embalagem hermeticamente fechada, em local seco.
Onde encontrar fornecedores de cloreto de zinco?
Já usou o guia QD, o mais completo e eficiente guia eletrônico de compras e vendas do setor químico? Lá você encontrar uma série de fornecedores, aproximadamente 400 empresas, inclusive os de cloreto de zinco.
Além do fácil acesso ao contato de distribuição no Brasil, o guia da editora QD é uma excelente ferramenta para solicitar orçamentos. Através dela, você consegue solicitar vários orçamentos para diferentes contatos de uma só vez e, dessa maneira, otimizar o serviço dentro da sua empresa.
Experimente essa incrível facilidade e veja como ganhar tempo em suas cotações, agilizar suas compras e impulsionar os negócios.