Cloreto de sódio: o famoso sal de cozinha

Cloreto de sódio: venha conhecer mais sobre o popular sal marinho. Descubra sua fórmula química, propriedades, aplicações e principais fornecedores no Brasil

Basta falar cloreto de sódio que muita gente logo pensa no sal de cozinha, e não há nenhum equívoco nesta associação, o cloreto de sódio realmente é o sal que utilizamos em nosso dia a dia para preparar deliciosas refeições seja em família ou com os amigos.

O que não está correto é o pensamento restritivo, isto é, imaginar que esta substância serve apenas como tempero e conservante. Embora aquela seja a sua maior utilização, o cloreto de sódio é ainda utilizado para outras funções por diferentes setores da indústria. Quer descobrir outros usos deste produto? Vem com a gente!

Acesso Rápido no post

O que é cloreto de sódio?
Fórmula química
Principais características do cloreto de sódio
Para que serve o cloreto de sódio?
Manipulação do cloreto de sódio
Onde comprar o cloreto de sódio?

O que é cloreto de sódio?

Cloreto de sódio é uma substância sólida, cristalina, branca e solúvel em água. Sua principal forma de obtenção é por meio da extração da água do mar através da evaporação. Outra forma é a obtenção a partir do sal-gema.

É conhecido ainda por outros sinônimos como sal, sal marinho, monocloreto de sódio, sal amoníaco, sal de mesa, sal grosso.

Vale ressaltar que sal é considerada toda substância que possui um grupo diferente de cátion H+ e outro de ânion OH- em sua fórmula, ou ainda, aquele produto derivado de uma reação entre um ácido e uma base. Eles apresentam características parecidas, por exemplo sabor e origem. Outro exemplo comum de sal é o bicarbonato de sódio.

Como se sabe, o sal é extremamente importante para a vida animal e para o funcionamento do corpo humano. Seus eletrólitos estão presentes em diferentes processos, como de contração muscular; de transporte dos gases dióxidos de carbono até o trato pulmonar; de absorção de potássio pelo intestino delgado, de liberação de insulina; de regulação de água e muito mais.

Fórmula química

Sua fórmula molecular é NaCl, na proporção de um átomo de cloro (Cl) para cada átomo de sódio (Na).

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Principais características do cloreto de sódio

    • Natureza química: Sal inorgânico;
    • Aspecto: sólido cristalino;
    • Cor: branco ou incolor;
    • Estável;
    • Peso molecular: 58,44 g/mol;
    • Densidade: 2,165 g/cm³;
    • Ponto de fusão: 801 °C;
    • Ponto de ebulição: 1413 ºC;
    • CAS: 7647-14-5;
    • Solúvel em água;
    • Sal condutor quando dissociado em meio aquoso;
    • Composto iônico: seus átomos são conectados por ligação iônica. Quando dissolvido em água, libera-se um cátion (grupo positivo: Na +) e um ânion (grupo negativo e Cl -), fenômeno denominado de dissociação;
    • Propriedade higroscópica: esta propriedade de absorver água é muito útil para a conservação de alimentos, uma vez que o cloreto de sódio proporciona um ambiente estéril, impedimento o apodrecimento de alimentos, evita a proliferação de microrganismos e proliferação de toxinas.

    Para que serve o cloreto de sódio?

    Embora seja comumente associado a tempero na cozinha, o sal é utilizado para várias outras funções, tendo destaque na indústria química, têxtil, de cosmético, laboratórios e na medicina. Veja suas principais aplicações em diferentes setores:

    • Culinária: a maior aplicação do cloreto de sódio destina-se para tempero, mas também é amplamente utilizado para conservar carnes, texturizar queijos, controlar fermentação de pães, linguiças e outras funções.
    • Medicina: esta presente na composição do soro fisiológico, na concentração de 0.9 g de cloreto de sódio para cada 100 ml de solução. Serve para repor os líquidos e os eletrólitos do organismo humano, manter o plasma sanguíneo equilibrado quimicamente; lavagem de mucosas e mais.
    • Cosmético e de produtos de higiene pessoal: o cloreto de sódio é utilizado na fabricação de xampus, bronzeadores e outros produtos cosméticos. Aqui ele exerce a função de deixar a formulação mais espessa.
    • Domissanitários: o cloreto de sódio também é aplicado na produção de sabão e detergentes.
    • Indústria de papel: está presente na produção de papel.
    • Indústria química: ele é usado neste segmento como reagente e para a produção de compostos derivados de cloro, sódio metálico e hidróxido de sódio. Exemplos: produção de gás cloro (Cl2), soda cáustica (NaOH) e hipoclorito de sódio (NaClO). O cloro gasoso é usado no tratamento de água potável, enquanto o hipoclorito de sódio é um agente alvejante e bactericida.

    Leia Mais
    Hidróxido de sódio não serve apenas para limpeza pesada
    Minerais, como o Potássio, ajudam a reduzir o Teor de Sódio dos Alimentos
    A Misteriosa Chama da Rainha Loana – ABEQ
    Corantes Têxteis: Inovações oferecem redução do consumo de água
    Produção de Ácido Sulfúrico a partir de Gases Odoríferos: Indústria de Papel e Celulose
    Soda cáustica – Flutuações de oferta e de câmbio mexem com preços
    Inovações tecnológicas e debates sobre política de saneamento básico
    Alimentos: Funções nutritivas, cosméticos e farmacológicas avançam como tendências
    Segurança – Aspectos de Segurança na Cimentação de Poços de Petróleo
    Silos Sistemas Completos Agregam Funções de Armazenam, Dosagem e Homogeneização

    Esta substância não é classificada como perigosa de acordo com a legislação, porém pode causar irritação nos olhos, pele, trato respiratório e trato digestivo (náusea, vômito, diarreia, rigidez e convulsões). O manuseio necessita ser realizado em local com ventilação para minimizar o acumulo e geração de poeira.

    Medidas de primeiros socorros:

    – Em caso de inalação: retirar imediatamente o colaborador para local com ar fresco. Procurar atendimento médico.

    – Em caso de contato com a pele: remover roupas e sapatos contaminados e lavar o local com água abundante por volta de 15 minutos. Se a irritação persistir, consulte um médico. Importante lavar as roupas antes de reutilizá-las.

    – Em caso de contato com os olhos: lavar os olhos com água em abundância por aproximadamente 15 minutos., mantendo as pálpebras superiores e inferiores abertas. Vale consultar um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: Se a vítima está consciente e alerta, administre água. Nunca ofereça nada a pessoa inconsciente. Procurar auxílio médico.

    O armazenamento do cloreto de sódio deve ocorrem bem embalagem fechada e deve ser guardado em local fresco e seco.

    Onde comprar o cloreto de sódio?

    Para encontrar os principais fornecedores de cloreto de sódio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    Cloreto de sódio micronizado
    Cloreto de sódio grau alimentício/farmacêutico
    Cloreto de sódio para hemodiálise

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.