Cloreto de Amônio: conceito e informações
Cloreto de amônio: confira para que serve, suas principais características, recomendações para manipulação e onde comprar

O cloreto de amônio tem uma grande importância para diversos setores industriais, podendo ser utilizado na produção de alimentos, suplementos dietéticos, medicamentos, fertilizantes, corantes, produtos químicos, produtos de limpeza e muito mais.
Acesso Rápido no post
O que é cloreto de amônio?
Qual é sua fórmula?
Principais características
Para que serve o cloreto de amônio?
Manuseio do cloreto de amônio
Onde encontrar fornecedores de cloreto de amônio?
O que é cloreto de amônio?
O cloreto de amônio, também conhecido como sal amoníaco ou cloreto de amônia, é um composto químico inorgânico com aparência sólida e cristalina, utilizado por muitas indústrias.
Qual é sua fórmula?
Sua fórmula química é NH4Cl, ou seja, composto por um íon amônio (NH4+) e um íon cloreto (Cl-).
Esta substância salina pode ser obtida de diversas formas, por exemplo: através da reação química entre o ácido clorídrico (HCl) e a amônia (NH3); como subproduto da produção de cloro e soda; ou ainda, extraído de fontes naturais, mais especificamente de depósitos de cloreto de amônio em vulcões e fontes termais (sal amoniacal).
Principais características
- Sólido cristalino (sal);
- Cor branca;
- Inodoro;
- Levemente ácido;
- Altamente solúvel em água;
- Solúvel em álcool;
- CAS: 12125-02-9;
- Volátil;
- pH: 4,5 – 5,5.
Para que serve o cloreto de amônio?
Como se trata de um produto extremamente versátil, o cloreto de amônio é utilizado por uma série de indústrias, principalmente a alimentícia, de nutrição animal, química e de fertilizantes. Confira abaixo outras aplicações!
- Expectorantes e outros medicamentos para tratar a tosse e a congestão nasal.
- Como regulador de acidez na alimentação animal.
- Suplemento alimentar;
- Produtos químicos;
- Espumas;
- Agentes de limpeza, visto que ele possui ação desengordurante;
- Corantes;
- Fertilizantes: o composto é utilizado neste segmento como fonte de nitrogênio para as plantas, contribuindo para o seu desenvolvimento.
- Aditivo alimentar: o cloreto de amônio pode ser aplicado com um acidificante, como um nutriente de levedura na panificação e ainda para melhorar a textura e sabor. Normalmente ele é usado em doces, biscoitos, bolachas, pães, bebidas;
- Em soldagem;
- Fixador de corantes em tecidos e aditivo no curtimento de couro.
- Indústria metalúrgica: usado como um eletrólito em banhos de galvanoplastia
- Tratamento de água para reduzir o pH;
- Em pilhas e baterias;
O cloreto de amônio também tem uma grande importância na nutrição animal, sendo utilizado como suplemento na alimentação de bovinos, ovinos, caprinos e suínos. Esta substância contribui para evitar infecções urinárias, impedir cálculos renais, atender as necessidades nutricionais entre outros.
Leia Mais
Insumos avançados elevam a qualidade nutricional dos alimentos- FiSA
Fertilizantes – Tecnologia reduz perdas de nutrientes no campo
Exemplos de excipientes utilizados na indústria farmacêutica
Ácido Cítrico: Aplicações Novas e Tradicionais Indicam Alta na Demanda
Manuseio do cloreto de amônio
Esta substância não é classificada como perigosa de acordo com a legislação, no entanto são requeridos alguns cuidados durante a manipulação de produtos químicos. Ela deve ser realizada em área ventilada ou em local com sistema geral de ventilação/exaustão para evitar a formação de poeiras. Para informações mais completas, vale consultar a FISPQ do produto.
As Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQs) são documentos que contém todas as informações sobre o produto, incluindo os riscos e procedimentos de segurança para o manuseio, além de outras disposições, como EPIs recomendados e primeiros socorros.
De acordo com a ABNT-NBR 14725 “uma FISPQ deve fornecer as informações sobre o produto químico nas seções abaixo, cujos títulos, numeração e sequência não podem ser alterados:
1 Identificação do produto e da empresa
2 Identificação de perigos
3 Composição e informações sobre os ingredientes
4 Medidas de primeiros-socorros
5 Medidas de combate a incêndio
6 Medidas de controle para derramamento ou vazamento
7 Manuseio e armazenamento
8 Controle de exposição e proteção individual
9 Propriedades físicas e químicas
10 Estabilidade e reatividade
11 Informações toxicológicas
12 Informações ecológicas
13 Considerações sobre tratamento e disposição
14 Informações sobre transporte
regulamentações
Outras informações”
Medidas de primeiros socorros:
– Em caso de inalação: retirar a vítima para local ventilado. Se não estiver conseguindo respirar, aplicar a respiração artificial. Recomendado procurar assistência médica.
– Em caso de contato com a pele: Retirar as roupas contaminadas e lavar o local contaminado com sabão e muita água. Também é preciso consultar um médico para uma melhor avaliação e procedimentos necessários.
– Em caso de contato com os olhos: Lavar com água abundante por pelo menos quinze minutos. Posteriormente, a vítima deve consultar um oftalmologista.
– Em caso de ingestão: Enxaguar a boca com água. Recomenda-se passar em consulta com um médico.
Para o armazenamento seguro, determina-se que o cloreto de amônio seja colocado em embalagem hermeticamente fechada e guardado em local limpo, seco, ventilado e afastado de fontes de ignição.
Onde encontrar fornecedores de cloreto de amônio?
Os principais fornecedores de cloreto de amônio podem ser encontrados no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.
Através dessa extraordinária ferramenta, você consegue encontrar rapidamente as empresas que procura e ainda tem a facilidade de solicitar vários orçamentos para diferentes fornecedores de uma só vez e em um só lugar.
Com apenas alguns cliques, você encontra o que procura, otimiza o trabalho da sua empresa e ganha tempo para realizar mais negócios. Acesse agora o Guia QD e veja como é fácil, rápido e eficiente!