Cloreto de Alumínio

Cloreto de Alumínio: chega de procurar! Veja agora sua fórmula química, propriedades, aplicações e principais fornecedores

O cloreto de alumínio é uma substância que tem aplicação nos setores químico, petroquímico, farmacêutico, cosmético e muito mais. Ao longo da matéria você poderá ver como ele é usado em cada um desses segmentos, além de conhecê-lo mais a fundo. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é cloreto de alumínio?
Qual é sua fórmula?
Quais são suas principais características?
Para que serve o cloreto de alumínio?
Manipulação do cloreto de alumínio
Onde comprar o cloreto de alumínio?

O que é cloreto de alumínio?

O cloreto de alumínio consiste em um composto inorgânico que tem o aspecto de um sólido branco e cristalino. Ele é solúvel na água e pode ser de dois tipos: cloreto de alumínio anidro (sem água) ou cloreto de alumínio hexahidratado (com água).

Normalmente, ele é obtido através da reação exotérmica entre o alumínio metálico e o gás cloro ou cloreto de hidrogênio a temperaturas elevadas.

 

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Qual é sua fórmula?

    Ele apresenta a seguinte fórmula: AlCl3. Dessa forma, podemos dizer que o cloreto de alumínio é composto por átomos de alumínio e átomos de cloro.

    Por sua vez, o cloreto de alumínio hexahidratado tem a fórmula AlCl3·6H2O, isto é, conta com seis moléculas de água ligadas a cada molécula de AlCl3.

    Quais são suas principais características?

    • Forma: sólida, em condições ambiente.
    • Cor: branco cristalino. Também pode ser encontrado na cor amarela, caso em que há contaminação por cloreto de ferro (III). A forma hexahidratada é de cristais incolores.
    • Odor: não tem odor significativo.
    • Sinônimo: sal alumínio ácido clorídrico.
    • pH: eficaz em ampla faixa de pH (pH 4,0 a 10,0).
    • CAS: 7784-13-6.
    • Ponto de fusão: ~ 100ºC.
    • Peso molecular (baixo): 241.43 g/mol.
    • Muito solúvel em água: ele forma soluções aquosas ácidas, que podem ser usados em diversas aplicações industrias. Quando dissolvido em água é capaz de aumentar a condutividade elétrica da solução por causa da formação de íons Al3+ e Cl-.
    • Higroscópico: tem tendência a absorver a umidade do ar. Depois da hidratação não é possível voltar pra fase anidro com aquecimento.
    • Corrosivo: este produto pode ser irritante para a pele, olhos e mucosas.
    • Toxicidade: ele pode ser tóxico para o humano se ingerido ou inalado em grandes quantidades.

    Para que serve o cloreto de alumínio?

    Graças as suas propriedades, como agente de ligação, coagulação e antitranspirante, o cloreto de alumínio tem ampla aplicação na indústria e em diversos setores, incluindo o químico, de cosméticos, farmacêutico e muito mais. Confira a seguir suas principais aplicações:

    • Síntese orgânica: ele pode ser usado como catalisador em variadas reações químicas orgânicas. Exemplo: produção de compostos aromáticos.
    • Antitranspirantes e desodorantes: está presente nos antitranspirantes, contribuindo para bloquear temporariamente as glândulas sudoríparas e diminuir o suor e odor corporal. No entanto, ele vem sendo substituído pelos sais hidratados de cloreto de alumínio, por apresentarem um grau mais baixo de irritação, por exemplo os cloridratos de alumínio.
    • Produtos cosméticos e de higiene pessoal:  ele pode ser aplicado em loções, cremes, géis e pós.
    • Refinação de petróleo: o cloreto de alumínio pode ser utilizado para remover compostos indesejados. Também pode ser usado para produção de gasolina de alta octanagem.
    • Medicina: o cloreto de alumínio é aplicado neste setor como adstringente para tratar feridas e queimaduras.
    • Setor farmacêutico:  ele pode ser usado como componente de alguns medicamentos e em pomadas e loções dermatológicas.
    • Tratamento de água: ele é aplicado aqui como coagulante para remover partículas e impurezas suspensas, deixando assim a água mais segura para o consumo.

    Leia Mais
    Policloreto de Alumínio: um aliado no tratamento de água
    BAUMINAS Química inaugurará unidade fabril de PAC (Policloreto de Alumínio) em seu complexo fabril de Salvador (BA)
    Cloreto de Bário: principais aplicações industriais
    Meio ambiente: Crescimento da demanda por químicos

    Manipulação do cloreto de alumínio

    Embora este produto químico não seja classificado como perigoso de acordo com a legislação, ele pode ser irritante para pele e os olhos. Dessa forma, é recomendado que o produto seja manipulado de acordo com as regras gerais de segurança que incluem utilização de equipamento de proteção individual (EPI), como óculos de segurança para proteção dos olhos e da face; luvas de proteção, botas e roupas de pvc ou borracha butílica, para segurança da pele, e máscara contra pós (máscara de respiração autônoma) para proteção respiratória.

    Outra medida essencial é a presença de adequada ventilação em locais onde se formem poeiras. Evite respirar poeiras, fumos, gases, névoas, vapores e aerossóis.

    Para mais informações, procure a FISPQ (Ficha de Informações e Segurança do Produto Químico) do cloreto de alumínio. Neste documento, é possível encontrar informações sobre o produto, propriedades, riscos, medidas de primeiros socorros, Identificação de perigos, medidas de armazenamento, medidas de controle para derramamento ou vazamento e outras disposições relevantes.

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de inalação: remover a vítima para local ventilado. Se ela não estiver respirando, oferecer respiração artificial. Vale consultar um médico neste caso.

    – Em caso de contato com a pele: retirar as roupas e sapatos contaminados e lavar o local com bastante água corrente. O atendimento médico também deve ser buscado em caso de irritação.

    – Em caso de contato com os olhos: lavar os olhos com bastante água, por 15 min, mantendo as pálpebras abertas. É necessário consultar um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: a vítima deve beber bastante água. Se necessário, procure auxílio médico.

    Quanto ao armazenamento é importante que as embalagens sejam hermeticamente fechadas e guardadas em local seco e limpo a temperatura ambiente.

    Onde comprar o cloreto de alumínio?

    Para encontrar os principais fornecedores de cloreto de alumínio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    * cloreto de alumínio hexahidratado

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.