Clorato de sódio

Clorato de sódio: conheça melhor esse produto químico, veja sua fórmula química, propriedades e principais utilizações

O clorato de sódio é uma importante matéria-prima para a fabricação de dióxido de cloro, produto muito utilizado nas indústrias para diferentes aplicações, como tratamento de água, branqueamento da polpa de madeira e muito mais. Confira a seguir outras utilizações para o clorato de sódio e informações relevantes. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é clorato de sódio?
Qual é sua fórmula
Quais são suas principais características?
Para que serve o clorato de sódio?
Como o clorato de sódio deve ser manipulado?
Onde comprar o clorato de sódio?

O que é clorato de sódio?

O clorato de sódio consiste em um sólido, cristalino, branco e muito solúvel em água.  Sua maior utilização é como agente oxidante.

Pode ser produzido na indústria por meio da eletrólise da solução cloreto de sódio aquecida, em uma cuba eletrolítica, em que o cloro formado se mistura e reage com o hidróxido de sódio formado. Ao final, temos como resultado uma solução com cloreto de sódio e clorato de sódio.

Também vale lembrar que uma das formas de se obter o dióxido de cloro é a partir do clorato de sódio.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual é sua fórmula?

    Possui a fórmula química NaClO3. Dessa forma, não deve ser confundido como cloreto de sódio (NaCl) e nem com o clorito de sódio (NaClO2), outros compostos que tem propriedades químicas e físicas diferentes.

    Quais são suas principais características?

    • Forma: sólido (pó cristalino, quando puro).
    • Cor: branco/ amarelo pálido.
    • Família: sal inorgânico.
    • Odor: inodoro.
    • Ponto de fusão (°C):  248.
    • CAS 7775-09-9.
    • Solubilidade: facilmente solúvel em água.
    • Higroscópico: tem tendência a absorver a umidade do ar.
    • É um agente oxidante: ele pode doar átomos de oxigênio ou aceitar elétrons em reações químicas, o que pode ocasionar a oxidação de outras substâncias.

    Leia Mais:

    Clorito de sódio: conceito, fórmula e aplicações
    Dióxido de Cloro: um poderoso desinfetante
    Ambiente – Beraca usa ClO2 na Fermentação alcoólica
    Tratamento de Água – Controle automatizado melhora desempenho das especialidades químicas
    Desinfecção – Alternativas ao cloro melhoram qualidade da água, com segurança
    Água: Companhias deixam sem controle os cancerígenos
    Controle de Odor: Neutralizadores no tratamento
    Papel: Fibra curta revela futuro promisor
    Tratamento de água: Tecnologias controlam operações críticas em torres
    Soda-Cloro: Escassez de energia breca investimentos

    Para que serve o clorato de sódio?

    A maior parte do clorato de sódio produzido industrialmente é destinada para a produção de dióxido de cloro (ClO2), o qual será usado no branqueamento de polpa de celulose e em outras finalidades. Outras utilizações ocorrem para preparação de cloratos e para a produção de  herbicida não seletivo.

    O cloreto de sódio, por sua vez, tem ampla aplicação em diversos setores, como de alimentos, químico, têxtil, cosmético, laboratórios, medicina e muito mais. Já o clorito de sódio destaca-se nos seguimentos têxtil, couro, tratamento de água, papel e celulose e químico.

     

    Como o clorato de sódio deve ser manipulado?

    É necessário que o clorato de sódio seja manuseado com cuidado e em conformidade às regras de segurança. Portanto, uma medida essencial é a utilização de equipamentos de proteção individual (epi), como luvas, máscara contra pó, óculos de acrílico com proteção lateral, botas e roupas (borracha butílica ou natural, pvc ou neoprene).

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de inalação: retirar a vítima do ambiente poeirento para local arejado. Ofereça oxigénio, se necessário. Buscar atendimento médico.

    – Em caso de contato com a pele: retirar as roupas contaminadas e lavar imediatamente o local com sabão e água em abundância. Se a irritação persistir, é recomendado procurar atendimento médico.

    Em caso de contato com os olhos: lavar imediatamente os olhos com bastante água, mantendo as pálpebras abertas, por pelo menos 15 minutos. Se a irritação persistir, a vítima precisa consultar um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: enxaguar a boca da vítima com água e beber 1 ou 2 copos de água. Nunca ofereça nada a uma pessoa inconsciente.  O vômito também não deve ser provocado. Procurar atendimento médico com urgência.

    Onde comprar o clorato de sódio?

    Para encontrar os principais fornecedores de clorito de sódio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.