Clarificação: Avanço tecnológico melhora eficiência e permite construir equipamentos mais compactos

Química e Derivados, Sistema Actiflo, da Veolia, agrega várias operações
Sistema Actiflo, da Veolia, agrega várias operações

Com tecnologias consagradas e inovadoras, os equipamentos para clarificação de águas e efluentes disputam um mercado promissor em que prevalece a procura por sistemas mais compactos e econômicos, além de, é claro, eficientes.

Química e Derivados, Abrahão: sistemas modernos também são mais flexíveis
Abrahão: sistemas modernos também são mais flexíveis

“A tendência de utilização de equipamentos para clarificação de água é crescente e fundamental para se garantir a qualidade da água tratada requerida para cada aplicação e cliente”, afirma Luiz Abrahão, gerente de aplicação e tecnologias da Veolia Water Technologies.

Paulo Cesar Modesto, diretor de desenvolvimento de negócios da Enfil, também acredita que as tendências de consumo “são as melhores possíveis”. E a razão é singela: a água tem de ser tratada para atender as portarias definidas pelo Ministério da Saúde e, no Estado de São Paulo, pela Cetesb.

Fabian Fenoglio, diretor técnico da Suez Brasil, declara que existe uma “certa tendência a adotar equipamentos que permitem reduzir a superfície ocupada, a demanda de produtos químicos e o consumo elétrico. Para otimizar o trabalho de construção da planta, nos últimos anos se apresenta como tendência a procura por equipamentos modulares de construção metálica”. Não menos importante é a constatação de que “cada cliente tem necessidades específicas”; não existe, portanto, um equipamento que atenda a todos os casos.

Abrahão informa que a Veolia possui uma gama completa de equipamentos para clarificação de águas e efluentes. “Muitos deles foram desenvolvidos pelos centros de pesquisa e aplicados com sucesso nas muitas plantas de tratamento existentes tanto no mercado municipal quanto no industrial.”

Química e Derivados, SISTEMA GREENDAF TRATA ÁGUA RESIDUAL
SISTEMA GREENDAF TRATA ÁGUA RESIDUAL
Química e Derivados, Modesto: equipamento lamelar multiplica área de clarificação
Modesto: equipamento lamelar multiplica área de clarificação

Entre os diversos equipamentos do portfólio, ele cita os sistemas de clarificação de alta taxa Multiflo e Actiflo: “Ambos apresentam as etapas de coagulação, floculação e decantação lamelar projetados em um único módulo de tratamento e são indicados para o tratamento de água superficial em aplicações industriais e potável, mesmo quando houver uma grande variação da turbidez de entrada e/ou presença de algas. São compactos, pois possuem taxas de decantação de até 20 m/h para o Multiflo e entre 40-60 m/h para o Actiflo, neste último devido à utilização de injeção de micro areia para auxiliar na formação dos flocos”.

Abrahão considera que esses sistemas “são extremamente flexíveis” em termos de aplicação; podem ser utilizados para tratamento de águas e efluentes quando há necessidade de remoção de metais, dureza, compostos orgânicos específicos etc., sempre combinados com dosagem de químicos específicos para cada objetivo e/ou equipamentos complementares, tais como filtros de areia, multimídia, membranas filtrantes e outros.

Recentemente, a empresa desenvolveu um sistema de flotação a ar dissolvido denominado de Spidflow, também com alta taxa de aplicação (30-40 m/h) e aplicado em sistemas de dessalinização de água do mar e em águas com baixa turbidez, alta cor e presença de algas.

Química e Derivados, Sistema Spidflow é usado também para dessalinizar água do mar
Sistema Spidflow é usado também para dessalinizar água do mar

Fenoglio relata que existem tecnologias oferecidas ao mercado há muitos anos, como os decantadores Pulsator e Pulsatube, utilizados para clarificação de água de superfície, baseados na técnica de fluxo pulsante. “Eles ocupam uma superfície bem menor do que as tecnologias convencionais. São equipamentos robustos, simples de operar e com custo de manutenção muito baixo”, acentua.Já o Densadeg é um produto que combina clarificação e adensamento do lodo numa única unidade. “É extremamente compacto, produz água clarificada de excelente qualidade e gera um volume mínimo de lodo adensado, que pode ser encaminhado diretamente para um equipamento de desaguamento.” Também existe uma gama completa de produtos que utilizam a tecnologia de flotação”, adiciona.

Química e Derivados, Fenoglio: construção modular é uma tendência nova no setor
Fenoglio: construção modular é uma tendência nova no setor

O Aquadaf é o flotador de alta taxa para clarificação de água superficial. Muito bem adaptado para clarificar água com elevado conteúdo de algas e/ou cor. “Como é frequente encontrar no Brasil cursos de água com cor elevada, o Aquadaf tem se tornado um equipamento bastante procurado. O Greendaf utiliza a mesma tecnologia, mas é adaptado para clarificação de água residual. Tanto o Aquadaf como o Greendaf são equipamentos com uma evolução tecnológica bastante avançada, que permite uma redução significativa da superfície requerida”, explica Fenoglio.

A linha de flotadores se complementa com os equipamentos desenvolvidos e fabricados pela Poseidon, de construção metálica, com aplicação em clarificação de águas residuais industriais, especialmente na de papel e celulose, óleo e gás, de alimentação e bebidas.

No caso de clarificação de águas residuais, a linha se completa com o clarificador lamelar Sedipac, que ocupa um terço da superfície se comparado aos equipamentos convencionais. “O Sedipac 3D é uma evolução do anterior e combina, na mesma unidade, as funções de desarenador, desengordurador e clarificador primário, aplicado para tratamento de esgotos domésticos”, relatou Fenoglio.

Além da linha de produtos próprios e patenteados, a Suez também fornece clarificadores de tecnologia convencional, tanto para água de superfície, quanto para águas industriais, efluentes e esgotos domésticos.

Eficiência – A Enfil possui dois tipos de equipamentos básicos. Um deles é o clarificador tipo lamelar, composto de diversas placas inclinadas que permitem obter grande área projetada de decantação em uma pequena área superficial. O agrupamento das placas inclinadas resulta em um clarificador tendo até 10 vezes a área de clarificação de um circular convencional, ocupando a mesma área superficial. Ou seja, trata-se de um equipamento extremamente compacto e de alta eficiência.

Química e Derivados, Clarificador lamelar construído pela Enfil
Clarificador lamelar construído pela Enfil

Licenciado no Brasil com exclusividade, o clarireator Reactivator é um clarificador de contato, no qual floculação e clarificação ocorrem conjuntamente. Também licenciado com exclusividade no país, o Flofilter é um equipamento compacto, no qual ocorrem flotação e filtração conjuntamente.

Além dos equipamentos tradicionais que compõem um processo de tratamento de água, a Enfil oferece ao mercado, quando se exigem tecnologias mais avançadas, os sistemas de ultrafiltração, microfiltração e nanofiltração, observa Modesto.

Sem revelar detalhes, a empresa apenas diz que os investimentos são constantes em tecnologia. “Preferimos encarar este mercado como a Enfil sendo integradora, epecista, e não como fornecedora destes equipamentos isolados. Não fornecemos produtos isolados. Eles sempre fazem parte de um contexto maior”, comenta Modesto. O foco das ações está na execução de projetos e fornecimento de sistemas em regime turn key ou EPC (engineering, procurement and construction).

Cerca de 70% do seu faturamento está concentrado no segmento de clarificação de água. Atua em todo o setor industrial e público, com destaque em óleo e gás, siderurgia, papel e celulose, mineração, energia e outros.

Química e Derivados, COMPARAÇÃO ENTRE SISTEMAS DE TRATAMENTO
COMPARAÇÃO ENTRE SISTEMAS DE TRATAMENTO

Para a Veolia, os equipamentos dessa categoria são responsáveis por mais de 1.500 referências no mundo e em diversas aplicações no tratamento de águas, efluentes e reúso. “No Brasil temos algumas ótimas referências no mercado de papeleiras, refinarias e água potável”, destaca Abrahão.

Segundo o executivo, a Veolia é quem mais investe em pesquisa e desenvolvimento na área de tratamento de águas e, portanto, “é a líder em tecnologias, inclusive de clarificação de água. O sistema Actiflo de clarificação com lastro de microareia é um sucesso absoluto em número de referências existentes e de eficiência nos resultados operacionais”. Abrahão arremata: “Estamos sempre atentos às necessidades do mercado e as tecnologias Actiflo, Multiflo e Spidflow são carros-chefes em plantas de tratamento de águas e efluentes”.

Fenoglio argumenta que sempre existe evolução da tecnologia disponível, assim como desenvolvimento de novos produtos, como o Densadeg XRC. Este é um clarificador extremamente compacto, que combina processos de contato de sólidos, adição de lastro e recirculação de sólidos para acelerar a velocidade de decantação.

Aplica-se à clarificação de águas industriais, tratamento avançado de água residual (por exemplo, quando é exigida a remoção de fósforo) etc. A vantagem principal é ser compacto e ocupar uma área entre 10 e 15 vezes menor do que a exigida por um equipamento convencional.

O diretor técnico sustenta que a Suez ocupa uma posição privilegiada no mercado “porque é apoiada por uma longa história de desenvolvimento de tecnologias de clarificação, que vêm sendo aplicadas com grande sucesso no mundo inteiro”. O segredo do sucesso: “A Suez sempre ouve o cliente para saber das reais necessidades e desenvolve soluções customizadas para cada caso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.