Tratamento de Água

Clarificação: Avanço tecnológico melhora eficiência e permite construir equipamentos mais compactos

Hamilton Almeida
11 de dezembro de 2017
    -(reset)+

    Química e Derivados, Sistema Actiflo, da Veolia, agrega várias operações

    Sistema Actiflo, da Veolia, agrega várias operações

    Com tecnologias consagradas e inovadoras, os equipamentos para clarificação de águas e efluentes disputam um mercado promissor em que prevalece a procura por sistemas mais compactos e econômicos, além de, é claro, eficientes.

    Química e Derivados, Abrahão: sistemas modernos também são mais flexíveis

    Abrahão: sistemas modernos também são mais flexíveis

    “A tendência de utilização de equipamentos para clarificação de água é crescente e fundamental para se garantir a qualidade da água tratada requerida para cada aplicação e cliente”, afirma Luiz Abrahão, gerente de aplicação e tecnologias da Veolia Water Technologies.

    Paulo Cesar Modesto, diretor de desenvolvimento de negócios da Enfil, também acredita que as tendências de consumo “são as melhores possíveis”. E a razão é singela: a água tem de ser tratada para atender as portarias definidas pelo Ministério da Saúde e, no Estado de São Paulo, pela Cetesb.

    Fabian Fenoglio, diretor técnico da Suez Brasil, declara que existe uma “certa tendência a adotar equipamentos que permitem reduzir a superfície ocupada, a demanda de produtos químicos e o consumo elétrico. Para otimizar o trabalho de construção da planta, nos últimos anos se apresenta como tendência a procura por equipamentos modulares de construção metálica”. Não menos importante é a constatação de que “cada cliente tem necessidades específicas”; não existe, portanto, um equipamento que atenda a todos os casos.

    Abrahão informa que a Veolia possui uma gama completa de equipamentos para clarificação de águas e efluentes. “Muitos deles foram desenvolvidos pelos centros de pesquisa e aplicados com sucesso nas muitas plantas de tratamento existentes tanto no mercado municipal quanto no industrial.”

    Química e Derivados, SISTEMA GREENDAF TRATA ÁGUA RESIDUAL

    SISTEMA GREENDAF TRATA ÁGUA RESIDUAL

    Química e Derivados, Modesto: equipamento lamelar multiplica área de clarificação

    Modesto: equipamento lamelar multiplica área de clarificação

    Entre os diversos equipamentos do portfólio, ele cita os sistemas de clarificação de alta taxa Multiflo e Actiflo: “Ambos apresentam as etapas de coagulação, floculação e decantação lamelar projetados em um único módulo de tratamento e são indicados para o tratamento de água superficial em aplicações industriais e potável, mesmo quando houver uma grande variação da turbidez de entrada e/ou presença de algas. São compactos, pois possuem taxas de decantação de até 20 m/h para o Multiflo e entre 40-60 m/h para o Actiflo, neste último devido à utilização de injeção de micro areia para auxiliar na formação dos flocos”.

    Abrahão considera que esses sistemas “são extremamente flexíveis” em termos de aplicação; podem ser utilizados para tratamento de águas e efluentes quando há necessidade de remoção de metais, dureza, compostos orgânicos específicos etc., sempre combinados com dosagem de químicos específicos para cada objetivo e/ou equipamentos complementares, tais como filtros de areia, multimídia, membranas filtrantes e outros.

    Recentemente, a empresa desenvolveu um sistema de flotação a ar dissolvido denominado de Spidflow, também com alta taxa de aplicação (30-40 m/h) e aplicado em sistemas de dessalinização de água do mar e em águas com baixa turbidez, alta cor e presença de algas.

    Química e Derivados, Sistema Spidflow é usado também para dessalinizar água do mar

    Sistema Spidflow é usado também para dessalinizar água do mar

    Fenoglio relata que existem tecnologias oferecidas ao mercado há muitos anos, como os decantadores Pulsator e Pulsatube, utilizados para clarificação de água de superfície, baseados na técnica de fluxo pulsante. “Eles ocupam uma superfície bem menor do que as tecnologias convencionais. São equipamentos robustos, simples de operar e com custo de manutenção muito baixo”, acentua.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *