Citrato de Potássio

Citrato de Potássio: conheça as principais aplicações deste composto químico em diferentes segmentos, como químico, alimentar e medicinal

O citrato de potássio apresenta ampla aplicação em diversas áreas, incluindo a laboratorial, indústria de alimentos e bebidas, indústria farmacêutica e medicinal. Ao longo do texto, você poderá se aprofundar sobre estas aplicações, conhecer outras características e ainda verificar as empresas que fornecem este produto químico no Brasil. Vem com a gente!

Citrato de potássio: conceito e fórmula

O citrato de potássio, também conhecido como citrato tripotássico, consiste em um composto químico que tem a aparência, normalmente, de um pó branco cristalino, inodoro e com sabor salgado.

Ele é obtido pela reação do ácido cítrico com o hidróxido de potássio (KOH). Dessa forma, é o sal de potássio totalmente neutralizado do ácido cítrico.

Sua fórmula química é C6H5K3O7, sendo formado, portanto, por seis átomos de carbono (C), cinco átomos de hidrogênio (H), três átomos de potássio (K) e sete átomos de oxigênio (O). Já o citrato de potássio na sua forma hidratada é representado pela seguinte fórmula: C6H5K3O7.H2O. Aqui ele contém uma molécula de água.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Propriedades

    • Aspecto: sólido (geralmente em pó).
    • Cor: branco cristalino.
    • Sabor: salgado (em razão dos íons potássio na sua composição).
    • Levemente higroscópico na forma monohidratada:  ele tem a capacidade de absorver umidade do ar.
    • pH : 7,5 – 9,5.
    • Ponto de fusão: 230ºC.
    • Estabilidade: é um produto estável quimicamente.

    Onde o citrato de potássio é usado?

    O citrato de potássio é útil em várias áreas, da química a alimentar, em que ele é aplicado com diferentes funções. Confira abaixo como ele é utilizado em diversos setores.

    • Setor químico: o citrato de potássio P.A possui grau de pureza superior, atendendo a padrões rigorosos para análise qualitativa e quantitativa. Assim, ele pode ser usado em laboratórios, pesquisas científicas, formulações farmacêuticas de alta qualidade.
    • Setor medicinal: o citrato de potássio pode ser indicado para muitos tratamentos, por exemplo o tratamento da litíase por sais de ácido úrico com ou sem cálculos de cálcio; da acidose tubular renal com cálculos por sais de cálcio; da nefrolitíase por oxalato de cálcio com hipocitratúria de qualquer etiologia.

    Normalmente, ele é recomendado para casos em que há a necessidade de manter a urina alcalina por um prazo prolongado, como em doentes com cálculos de ácido úrico e cistina.

    Por sua vez, a acidose tubular renal é um distúrbio renal que causa o acúmulo de ácido no sangue. Nesta situação, o citrato de potássio pode ser usado para tratar essa condição, ajudando a neutralizar o ácido e restaurar o equilíbrio do pH do sangue.

    Também pode ser utilizado citrato de potássio na prevenção de cálculos renais, uma vez que ele auxilia na prevenção de formação de cálculos renais de ácido úrico e oxalato de cálcio. Ele atua aumentando a quantidade de citrato na urina, a qual se liga ao cálcio e ao ácido úrico, impedindo sua cristalização e formação de pedras nos rins.

    Outra aplicação deste composto se destina a reposição de eletrólitos, sendo o potássio um mineral essencial para o funcionamento adequado dos músculos e nervos. Ele pode ser aplicado com a função de repor os níveis baixos de potássio no organismo, condição chamada hipocalemia.

    Nas farmácias, o citrato de potássio é vendido na forma de comprimidos, cápsulas, soluções orais e grânulos efervescentes.

    Vale destacar que o citrato de sódio também apresenta relevância para a indústria alimentícia e farmacêutica, além da cosmética. Essa importância se deve as suas propriedades, como conservante, estabilizante, emulsificante, regulador de acidez, agente quelante, flavorizante, antioxidante e anticongelante. É possível encontrar o citrato de sódio em diversos produtos, incluindo refrigerantes, sucos, sorvetes, colírio, bebidas isotônicas, leite e requeijão, pomadas, produtos enlatados, presuntos, sabões e detergente, suplementos alimentares, medicamentos, fertilizantes, agente de lavagem na indústria têxtil, agente sequestrante no tratamento de água e muito mais.  Para mais informações sobre este produto químico, veja a matéria completa em Citrato de Sódio.

    • Setor alimentício: neste segmento o citrato de potássio pode ser aplicado como aditivo alimentar em razão das suas propriedades acidulante, quelante, estabilizante, emulsificante, conservante, inodora e potencializador de sabor.
      a) Agente acidulante: ele regula a acidez dos alimentos e bebidas, conferindo sabor ácido ou azedo.
      b) agente quelante: Liga-se a íons metálicos (ferro e cobre), prevenindo o escurecimento e alterações no sabor dos alimentos.
      c) estabilizante: ele contribui para manter a textura e a consistência dos alimentos, evitando a separação de fases ou a formação de grumos.
      d) emulsificante: tem a capacidade de ajudar a misturar ingredientes que normalmente não se misturam, como água e óleo.
      e) potenciador de sabor: ele serve para realçar o sabor natural dos alimentos.
      f) conservante: impede o crescimento de microrganismos, proporcionando um aumento na vida útil dos alimentos.

    Como exemplos de alimentos e bebidas que podem contém o citrato de potássio podemos destacar: refrigerantes e sucos; doces em geral, geleias e confeitos; queijos processados; carnes processadas, conservas de vegetais.

    • Setor agrícola: aqui ele pode ser utilizado como fonte de potássio para as plantas, visto que o potássio é um macronutriente essencial para o desenvolvimento das plantas.

    Fornecedores do citrato de potássio

    Em busca de um único local para fazer todas as suas cotações? Acesse o Guia QD e encontre os principais distribuidores de citrato de potássio no Brasil. Veja também citrato de potássio monohidratado!

    Leia Mais:

    Exemplos de excipientes utilizados na indústria farmacêutica
    Mercado pede alimentos mais saudáveis
    Tendências para alimentos
    Embalagens: alimentos duram mais com proteção
    Cloreto de potássio: importante papel na indústria
    Embalagens para produtos químicos
    Demanda por produtos químicos cai em 2023

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

       

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.