Tintas e Revestimentos

Ciclovias – Cidade da Polônia utiliza DEGAROUTE®, da Evonik, para reduzir acidentes

Quimica e Derivados
24 de julho de 2015
    -(reset)+

    Química e Derivados, Cidade da Polônia utiliza DEGAROUTE®, da Evonik, para redução de acidentes em ciclovia
    Muitas cidades no mundo inteiro (São Paulo, entre elas) estão construindo novas ciclovias ou expandindo as existentes aplicando sinalização de alto desempenho e segurança.

    Um bom exemplo vem de Poznan, cidade histórica da Polônia que adotou com sucesso as sinalizações viárias coloridas com DEGAROUTE® para reduzir o risco de acidentes com ciclistas.

    Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de um milhão de pessoas morrem no mundo, todos os anos, em consequência de acidentes de trânsito, dentre os quais, 31% são pedestres e ciclistas.

    Os países da União Europeia registram dados semelhantes e, ainda que a segurança viária na região venha melhorando nos últimos anos, a base de dados de acidentes na União Europeia (CARE) demonstra que, em média, esses dois grupos representam 25% dos acidentes fatais.

    Como o bloco adotou a meta de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2020, diversas cidades estão investindo em ciclovias.

    A sinalização dessas vias é essencial para a segurança dos usuários e exige um produto de boa relação custo/benefício. O plástico a frio de MMA com DEGAROUTE®, do portfólio da Evonik, representa uma alternativa de alto desempenho para pinturas de sinalização viária convencional. Entre as suas características, destacam-se a excepcional resistência aos raios UV, as excelentes propriedades de resistência à derrapagem, mesmo em pistas úmidas ou molhadas, alta durabilidade e fácil e rápida aplicação, o que propicia um excelente custo benefício. Por todos esses fatores, o produto foi a solução escolhida para uma ciclovia na cidade de Poznan, na Polônia.

    Química e Derivados, Cidade da Polônia utiliza DEGAROUTE®, da Evonik, para redução de acidentes em cicloviaUma das cidades mais importantes da Polônia, Poznan registra uma densidade populacional de cerca de 2.100 habitantes por quilômetro quadrado. Em 2011, o departamento rodoviário local determinou o emprego da sinalização viária colorida com DEGAROUTE® nas áreas laterais de pontos especialmente perigosos de uma das ciclovias da cidade, localizada na rua Krakowska.

    O objetivo da demarcação colorida foi alertar os motoristas e evitar as frequentes colisões entre automóveis e bicicletas.

    As novas sinalizações foram usadas em dois locais: nos cruzamentos das pistas para automóveis e ciclistas e em curvas em que os motoristas comumente invadem a ciclovia para cortar caminho. As pinturas foram aplicadas em três camadas de plástico a frio de 1,3 mm de espessura e mesmo a ciclovia estando no centro de Poznan, com alto tráfego, as sinalizações aplicadas não mostraram sinais de desgaste ou descoloração quatro anos após a aplicação. A alta durabilidade do produto proporciona, também, vantagens ambientais, pois favorece a reduzida emissão de COV e baixo consumo de matéria-prima.

    (Fonte: Evonik)



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *