Ciclamato de Sódio: poderoso substituto do açúcar

Ciclamato de sódio: post completo! Veja conceito, fórmula química, curiosidade, medidas de primeiros socorros, principais fornecedores e mais

O ciclamato de sódio é um adoçante sintético utilizado amplamente pela indústria em uma série de alimentos, bebidas e medicamentos, que estamos acostumados a usar em nosso cotidiano, encontrando-os nas prateleiras de mercados e farmácias.

Normalmente, estes produtos vêm classificados como light, diet e zero e são consumidos por pessoas diabéticas, com restrições alimentares ou simplesmente não querem fazer uso de açúcar.

Como ele também possui conteúdo calórico irrelevante, é fortemente utilizado em dietas por quem busca controlar o peso, um mercado em expansão que a cada momento busca por alternativas ao açúcar.

Há algumas discussões no mundo sobre a segurança deste produto químico, no entanto, é importante alertar que o seu uso atualmente é autorizado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pautada em normas internacionais sobre o uso de aditivos em alimentos.

Acesso Rápido no post

O que é ciclamato de sódio?
Qual é sua fórmula química
Características do ciclamato de sódio
Para que serve?
Curiosidade
Manuseio do ciclamato de sódio
Onde encontrar fornecedores de ciclamato de sódio?

O que é ciclamato de sódio?

O ciclamato de sódio nada mais do que um edulcorante, ou seja, uma substância química capaz de conferir sabor adocicado a determinados produtos, como alimentos, bebidas e medicamentos.

Ele possui aparência sólida, de um pó branco, e apresenta outros sinônimos como ciclamato sódico, N-ciclo-hexil-sulfamato de sódio, ciclohexilsulfamato de sódio, ácido ciclohexanosulfâmico e sal sódico.

Cada um dos edulcorantes se sustenta no mercado em razão de uma característica específica, mas todos eles têm a função de substituir a sacarose (açúcar), conferindo sabor doce com baixo ou nulo valor energético.

Os edulcorantes mais utilizados no mercado, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), são: stevia, sorbitol, aspartame, ciclamato, sucralose e sacarina. A stevia, aspartame e sucralose estão no topo da lista.

Eles podem ser utilizados individualmente ou em combinação, como ocorre com o ciclamato e sacarina, uma vez que o ciclamato reduz o gosto amargo residual da sacarina nas formulações. Vários adoçantes de mesa no Brasil são à base de ciclamato e sacarina, sendo uma proporção de 2 partes de ciclamato de sódio para uma de sacarina.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Fórmula química

    O ciclamato de sódio apresenta a seguinte fórmula: C6H5CO2Na.

    Características do ciclamato de sódio

    • CAS: 139-05-9;
    • Aspecto: sólido (pó – cristal);
    • Cor: branco;
    • Inodoro;
    • Peso molecular: 201,22
    • Solúvel em água, álcool e propilenoglicol;
    • O ciclamato de sódio é 30 vezes mais doce que a sacarose;
    • Não apresenta o sabor amargo da sacarina;
    • Mais estável quimicamente que sacarina e o aspartame sob aquecimento;
    • Possui conteúdo calórico irrelevante;

    Leia Mais
    Edulcorantes: Indústria do diet engorda as vendas
    Exemplos de excipientes utilizados na indústria farmacêutica
    Alimentos: Crescimento para os próximos anos
    Alimentos: Entram em vigor as novas regras oficiais de rotulagem
    Excipientes: Relevância crescente nas fórmulas
    Alimentos : Insumos melhoram sabor, textura e aparência
    Edulcorantes: Indústria do diet engorda as vendas

    Para que serve?

    Tendo em vista a sua capacidade de adoçar, este aditivo é utilizado, como mencionamos, principalmente pela indústria de alimentos e bebidas e farmacêutica. O ciclamato de sódio é aplicado em produtos destinados para pessoas diabéticas ou que não querem consumir açúcar. Outro setor que faz uso desse adoçante é a indústria cosmética, mas em menor quantidade do que aquelas citadas.

    • Alimentos para pessoas diabéticas e com restrições alimentares: adoçantes de mesa, refrigerantes, sorvetes, bolos, bolachas, pães e muito mais. O ciclamato de sódio é identificado na indústria de alimentos com a sigla E952.
    • Xaropes e suspensões orais para tosse e resfriado;
    • Medicamentos para diabetes;
    • Outros medicamentos;
    • Suplementos vitamínicos;
    • Creme dental;
    • Solução bucal;
    • Gomas de mascar sem açúcar;
    • Batons;
    • Sabonetes líquidos e em barra;
    • Loções corporais.

    Conheça os principais edulcorantes utilizados pela indústria farmacêutica:  aspartame, dextrose, manitol, sorbitol, sacarina, ciclamato sódico, açúcar, acessulfame de potássio, sucralose e esteviosideo.

    Curiosidade

    O ciclamato de sódio foi descoberto acidentalmente por Michael Sveda, em 1937, nos Estados Unidos. Sveda, estudante da graduação de química da University of Illinois, estava trabalhando em um laboratório para sintetizar compostos que poderiam ser usados como antifebril e anti-inflamatórios quando fez a descoberta desta substância adocicada muito mais potente que o açúcar.

    Manuseio do ciclamato de sódio

    Esta substância química pode causar irritações na pele, nos olhos e vias respiratórias, portanto é relevante que o colaborador realize sua manipulação de acordo com as normas de segurança.

    Confira a FISPQ do produto (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) para saber mais sobre os riscos e procedimentos de segurança para o manuseio, equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados, propriedades físicas e químicas e outras disposições.

    Medidas de Primeiros Socorros

    – Em caso de inalação: Pode causar irritação no trato respiratório. Ocorrendo a inalação, é importante remover a vítima para local ventilado. Se os sintomas permanecerem, não demore para procurar atendimento médico.

    – Em caso de contato com a pele: O produto não apresenta perigo para a pele, mas é necessário retirar a roupa contaminada e lavar o local afetado com bastante água corrente.

    – Em caso de contato com os olhos: recomenda-se lavar imediatamente os olhos com água corrente por aproximadamente 15 minutos, levantando a parte superior e inferior das pálpebras. Se estiver fazendo uso de lentes de contato, remova-as se for possível. Depois, vale consultar um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: A ingestão de grandes quantidades pode causar irritação gastrointestinal.  Ocorrendo a ingestão deste produto, ofereça bastante água a vítima e procure auxílio médico para uma melhor avaliação e tratamento adequado.

    O armazenamento do ciclamato de sódio deve ser realizado em embalagem hermeticamente fechada, a qual precisa ser guardada em local limpo, seco, coberto, fresco e ventilado.

    Onde encontrar fornecedores de ciclamato de sódio?

    Para encontrar os principais fornecedores de ciclamato de sódio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.