Centrífugas: Automação e economia de energia abrem caminhos para novas aplicações

A Andritz, salienta Brito, também mantém uma plataforma que lhe permite acesso remoto às centrífugas fornecidas para os clientes. E, para ele, apesar da complexa conjuntura atual, o mercado de centrífugas se mostra “promissor”, especialmente pela possibilidade de negócios com a indústria alimentícia e com o setor tratamento de efluentes. “Nesse último, há muito espaço na substituição de tecnologias de desaguamento mais antigas; por exemplo, em sistemas municipais de tratamento municipal que utilizam filtros de esteiras (belt-press), gradativamente substituídos por decanteres”, argumenta Brito.

Customização e serviços – A GEA procura trabalhar com o máximo de padronização nas partes estruturais dos equipamentos – corpo, motores, sistema de acionamento – e com total customização onde houver relação direta com ganho de desempenho ou necessidade de atender demandas específicas.

Como exemplos dessa customização Soboleski cita a possibilidade de agregar um sistema de inertização por nitrogênio para o processamento de produtos tóxicos ou explosivos, ou de sistema de esterilização por vapor de alta pressão em processos biológicos que não podem conter microrganismos.

De acordo com Soboleski, a GEA também é hoje a única fornecedora, para a indústria química, de centrífugas verticais capazes de trabalhar com produtos pressurizados a até dez bar e temperatura de 250°C, durante todo o processo de separação. “Essa é uma tendência para os próximos anos, pois visa aumento de eficiência de processos, com eliminação de grandes sistemas estáticos de precipitação a alta pressão e longo tempo de residência, além de economia de vapor”, destaca Soboleski.

A GEA também atendeu à demanda do setor sucroalcooleiro por equipamentos de grande porte, disponibilizando uma centrífuga com vazão de alimentação entre 180 e 200 m3 por hora equipada com sistema de limpeza CIP. “Somos os únicos no mercado a oferecer essa tecnologia, desenvolvida no Brasil e agora utilizada também em outros países”, afirma Soboleski. “Muitos de nossos negócios atuais incluem também contratos periódicos de manutenção e de assistência técnica.”

Essa tendência de estabelecimento de negociações que, além das vendas de produtos, incluam também soluções estáveis de suporte e assistência é confirmada por Gabriel, da Alfa Laval: “É crescente a quantidade de clientes com os quais estabelecemos contratos para prestação de serviços de manutenção preventiva e preditiva e de assistência técnica”, diz. “Tais contratos são customizados para a necessidade de cada cliente, com os quais avaliamos especificamente a quantidade de visitas, tempo para cada serviço, quantidade de peças de reposição e outros itens”, detalha Gabriel.

A Pieralisi, lembra Estela, incrementou bastante sua oferta de serviços com a inauguração, há pouco mais de dois anos, de seu centro de prestação de serviços e de logística (contíguo a sua fábrica). “Mantemos um grande estoque de peças de reposição com mais de 5 mil itens e contamos com tecnologia de ponta, com máquinas operatrizes acionadas por controle numérico computadorizado, robôs de soldagem, sistemas de análise de vibração e centros de balanceamento dinâmico, além de equipe técnica altamente treinada”, detalha.

A combinação entre incremento na oferta de serviços com maior demanda por novas aplicações em áreas como biotecnologia permitirá à Pieralisi registrar este ano, no mercado brasileiro, um incremento de negócios de pelo menos 15% em comparação com 2013. “O mercado brasileiro de centrifugação vem evoluindo: nos últimos dois anos, em média a cada três meses, é desenvolvido um processo para uma nova aplicação, e isso, a par do amadurecimento do mercado já existente, nos mantém em grande atividade”, finaliza a executiva da Pieralisi.

Página anterior 1 2 3 4
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios