Calor Industrial – Tecnologia avança e melhora eficiência dos equipamentos
No primeiro semestre deste ano, a Apema instalou novos equipamentos para a furação de espelhos em sua fábrica, situada em São Bernardo do Campo-SP. “Agora somos completamente autossuficientes em usinagem, não precisamos terceirizar mais nada”, informa.

Por sua vez, a Jaraguá inaugurou no final do ano passado sua fábrica em Ipojuca-PE. Por enquanto, essa unidade se dedica a apoiar os projetos da Rnest. Em Marechal Deodoro-AL, há cerca de três anos ela instalou uma fábrica com estrutura similar à de sua matriz, em Sorocaba-SP. “A unidade alagoana já está pronta para ampliação, inclusive com o piso pronto”, relata Fuad Hamad, diretor comercial da área de petroquímica da empresa. “Basta saírem os projetos das refinarias Premium I e II, ou algum contrato para módulos de plataformas, e faremos a ampliação”, complementa.
A Jaraguá atua também como epecista, provedora de soluções completas para a indústria de óleo e gás, petroquímica e outros setores industriais. “Como epecistas, temos hoje três projetos em andamento: offsite (interligação de diversas unidades de processo) na Petrobras/Replan e na Petrobras/Comperj, e 37 tanques de armazenamento, também na Petrobras/Comperj”, detalha Hamad.

A Barriquand por enquanto não concretizou seu plano de construir uma fábrica no Brasil: “Esse projeto surgiu em quando o mercado sucroenergético brasileiro estava aquecido. Hoje a situação deste setor está diferente, mas o plano de instalação da fábrica permanece”, diz Godoy.
Nacionalização e novos negócios – No segmento das caldeiras, a concorrência dos importados é menos sentida. Explicam os especialistas que tais equipamentos têm volumes grandes e propiciam baixas margens de lucro. Isso torna muito pouco interessante o seu transporte através de longas distâncias.
No primeiro semestre, Eboli avalia como “razoável” o desempenho comercial da Alfa Laval Aalborg no mercado de caldeiras. O ano começou bem, com bons negócios em segmentos como as indústrias de cerveja e de alimentos, mas depois houve redução no volume de consultas e de pedidos. “Esperamos, porém, uma melhora no segundo semestre, e creio termos condições de atingir nossa meta do início do ano: crescer de 15% a 20%, em relação a 2011”, afirma Eboli.
Na Alfa Laval, relata Luis Eduardo Sousa, a primeira metade do ano foi “muito boa”, quando considerada a cadeia de produção e exploração de óleo e gás, para a qual oferece principalmente grandes trocadores gaxetados e trocadores especiais, destinados a aplicações em temperaturas e pressões diferenciadas (entre esses trocadores especiais, incluem-se os espirais, os trocadores da linha Compabloc, e aqueles referentes aos portfólios das marcas Olmi e Packinox, adquiridas pela Alfa Laval nos últimos anos). “Participamos dos projetos da P-58, da P-62, e das oito FPSOs do pré-sal”, detalha Sousa.
Ele afirma ter perspectivas ainda melhores para o segundo semestre, pela continuidade da demanda na área de exploração e produção de óleo e gás, e também por alguns projetos na área petroquímica. A Alfa Laval investe bastante em nacionalização de seus produtos: “Já fabricamos aqui toda a linha de gaxetados e de semissoldados, e boa parte dos trocadores compactos soldados”, explicou.

A CBC, diz o chefe de administração de vendas e marketing, Rodolfo Rodrigues, com o desenvolvimento para a Petrobras de trocadores de calor construídos com cromo-molibdênio – mais aptos a resistir aos ambientes mais agressivos –, passou a oferecer essa alternativa também para clientes de outros setores, por exemplo, empresas químicas dedicadas a tratamento de óleo.
Rodrigues percebe no mercado brasileiro um grande potencial de realização de negócios para os fabricantes de equipamentos de geração e aproveitamento de calor, parte dele decorrente de setores já consolidados, como óleo e gás e papel e celulose. Mas há possibilidades também em atividades mais novas, como a cogeração de energia com biomassa. “Com produtores independentes de energia, que produzem simultaneamente energia térmica e elétrica, pode-se gerar energia mais perto dos centros consumidores. E caldeiras de leito fluidizado agregadas a turbinas a vapor constituem excelentes opções para isso”, avalia. “Devem crescer também os negócios com a produção do plástico verde.”
ANTONIO APARECIDO MIRANDA
Prezados (as) Senhores (as) bom dia:
Segue abaixo e também em anexo mais informações sobre meu Curriculum (“Eu posso trabalhar e morar em qualquer lugar do Brasil, aceito trabalhar em regime CLT ou PJ, pode ser contrato temporário ou por temporada.Eu tenho experiência na Supervisão e execução também, já fiz pessoalmente TODO TIPO DE montagens de Parques industriais de MAQUINÁRIO A TUBULAÇÃO INDUSTRIAL , com solda de todos os tipos, montagem de quadros elétricas e de automação, faço start-up de todo tipo de maquina de ar condicionado, caldeiras, em todo tipo de material de Tubulação Industrial (aço,cobre,alumínio,), pode ser a gás e a água, sistemas centrais ou não, já fiz pessoalmente montagem de Chiller´s de todo tipo desde a tubulação até as torres de arrefecimento, sistemas VRF de todas as marcas,COGERAÇÃO em amônia ou Banco de Gelo (Ice Bank), Geradores Elétricas, No-breaks.Inspeção de caldeiras e vasos de pressão para Atendimento a NR 13; Serviços de Diligenciamento e Inspeção de Fabricação; Elaboração e Montagem de Prontuário; Reconstituição de prontuário; Execução de teste hidrostático; Acompanhamento de testes não-destrutivos; Execução de Cálculo da PMTA; Abertura de Livro de Registro de Segurança; Execução de projeto de instalação; Qualificação técnica de fornecedores; Qualificação de procedimentos de soldagem, soldadores e operadores; Acompanhamento de testes mecânicos; Fiscalização de montagem, etc.
(“são 12 anos de experiência como Operacional e mais 11 anos de experiência como Supervisor e Coordenador na execução de Serviços de Manutenção e Instalação nas mais diversas áreas, tanto Comercial como Industrial)”. Aproveito este Email para destacar minha habilidades na parte técnica e área comercial/vendas, e também minha experiência em relações com parceiros e clientes, boa desenvoltura em negociações técnicas como reclamações e análises relacionadas à qualidade de produtos e serviços. Capacidade de assumir riscos; Lidar com resistências, Fundamentar e sustentar argumentos; Força de vontade – Facilidade de comunicação.
Com Objetivo de poder proporcionar serviços qualificados no que tange as atividades acima citadas e considerando-me apto a exercê-las, apresento este para apreciação dessa conceituada empresa
End.: Rua- Alfa – 330- APT 424 B – Bloco A.
CEP. 06680-103.ITAPEVI – SP.
Brasileiro – 46 Anos.
Fone Residencial: (11) 4144-2856
Telefone Celular: Tim -11-95208-7323 – Whatsapp – (11) 99591-1805 – Vivo.
E-mail: antonioaparecidomiranda300@gmail.com
OBJETIVO: TÉCNICO COORDENADOR & SUPERVISOR DE OBRAS
FORMAÇÃO ACADÊMICA: TECNÓLOGO & 2º GRAU TÉCNICO ELETROELETRÔNICA- C.R.E.A. SP/ 5.062.819.370/TD
CURSANDO 3° ANO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL.
RESUMO DE QUALIFICAÇÕES:
Perfil Profissional:
Profissional com mais de 24 anos de experiência em trabalho de equipe, com mais 60 Obras de grande porte e 150 de pequeno porte, com ampla visão das seguintes áreas:
Planejamento: Supervisão de Obras; Supervisão de Projetos e Cronogramas; Supervisão e Execução de Instalações Industriais, Comercial, Vistoria, Assessoria, Assistência Técnica, Comissionamento, Startup. ; Turn key.
Compra & Venda de materiais e serviços: Ampla Vivencia Desenvolvendo Clientes/Fornecedores, Conduzindo negociações com fornecedores; visando à melhoria na qualidade de matérias-primas e serviços, diminuição de prazos de entrega e redução de estoques, com constante minimização de custos implantando novas tecnologias, com transferência de know-how. CEP, BI, MRP, ERP e CRM; BOM (Bill of Material). Conhecimento amplo dos processos de execução ou fabricação de produtos e serviços; e experiência com fornecedores e clientes de diversos ramos de atividade: eletro-eletrônico, siderúrgico, metalúrgico, petroquímico, mineração, automobilístico, shopping Center, hidroelétricas, portos, aeroportos.
Sistema de Qualidade: Ampla experiência na área de Qualidade, tendo participado de Sistemas de Qualidade nas empresas em que trabalhei. Com profundo conhecimento dos processos e na estruturação da engenharia da qualidade, inspeção de recebimento, certificações e indicadores de desempenho, laboratório de ensaios e metrologia, auditorias e garantia; com planejamentos, orçamentos, contratações, treinamentos, sistemas e operacional. Para liberação e aceite de produtos e serviços conforme legislações específicas, das seguintes Normas:
ISO 9001 – 2000; ISO 14001.
Recursos Humanos: Sólidos conhecimentos em Gestão de Pessoas, em rotinas trabalhistas, contratuais e operacionais relativas aos recursos humanos. Habilidade no recrutamento, treinamento, formação e motivação de equipes. Gestão de pessoas e desenvolvimento de projetos sociais. Habilidade no gerenciamento de redes interpessoais e no relacionamento com colaboradores.
RESUMO DE CONHECIMENTOS ESPECIFICOS:
Refrigeração & Ar Condicionado: Chiller’s Absorção. Termoacumulação (Ice Bank).
Tecnologia de Ponta: Instrumentação Industrial; Redes de Comunicação Industrial. Automação Geral.
Sistema de Segurança: C.I.P.A. OHSAS 18001, NR. 10 e S.E. P (Sistema Elétrico de Potência).
Cursos Complementares: Instalação Elétrica – Automação – Eletromecânica – Técnico Eletro- Eletrônica Curso de H.V.A.C. Pleno ASHRAE ABRAVA.
HISTÓRICO PROFISSIONAL
Jam Engenharia Ltda. End. Av: Do Contorno 6777 – 3ºA. Belo Horizonte MG.
Referencias: Sr: Antônio Augusto – Gerente de Obras – Fone (031) 3528-2333. (031) 9812-7535.
Obras: Torre de Tv Digital –Brasília DF – Shopping Norte Sul Plaza-Campo Grande MS.
Entherm Eng. De Sistemas Termomecânicos-End. Saan _Quadra 01-Brasilia-DF.
Referencias: Sr: Francisco Airton – Sócio Diretor – Fone (031) 3233-0701 – (061) 9106-8787.
Obras: Ar Condicionado VRF – Toshiba- ANEEL – Brasília –DF. Senado Federal- Shopping Iguatemi-DF
Tetraeng Engenharia: End.: Rua Dr. Bacelar-368- São Paulo SP.
Referencias: Sr: Milton Tanaka – Sócio Gerente – Fone (011) 5084-9476 e (011) 8787-0838
Obras: Shopping Park Europeu- SC. Fabrica Renault/Nissan Resende RJ./Shopping Hortolândia-SP
Delta – Engenharia Indústria e Com. Ltda. End: Alameda Joaquim Eugenio lima –Nº 680 – São Paulo-SP·.
De Zorzi Engenharia Ltda. Endereço: Rua Luiz Gama Nº 803 –São Paulo –SP. Fone: (11) 3346-4700
Tenenge Engenharia Ltda.: Rua: Haddock Lobo -234 –São Paulo- SP.
Santos Madruga & Cia Ltda. Rua dos Jequitibas -880 –Americana-SP- Fone (019) 3405-8486.
Sem mais, aguardo Vosso contato. Obrigado.