Equipamentos e Máquinas Industriais

Calor Industrial – Tecnologia avança e melhora eficiência dos equipamentos

Antonio C. Santomauro
18 de julho de 2012
    -(reset)+

    Por enquanto, ainda há basicamente uma troca de infor­mações entre a equipe que antes atuava com a marca Aalborg – caso dele próprio – e a estrutura dedicada a equipamentos para calor da Alfa Laval (que adquiriu a Aalborg no final de 2010). Mas, de acordo com Eboli, a oferta de pacotes inte­grando produtos dessas duas operações “é uma tendência”.

    Nessa oferta conjunta, a Alfa Laval agregará, como componentes relevantes, os trocadores de calor de placas: compactos, com gaxetas, semissoldados, soldados, entre outros. “Temos também trocadores de casco e tubos, porém para altas pressões, como 350 ou 400 bar”, acrescenta Luis Eduardo Sousa, gerente de vendas da área de energia e meio ambiente da Alfa Laval.

    Desafios e possibilidades – No segmento dos trocadores de calor, a Jaraguá – tradicional fornecedora da Petrobras e de seus epecistas – está desenvolvendo uma parceria para a construção de equipamentos especiais de troca térmica de alta pressão para uso em refinarias de petróleo. “Será uma parceria com transferência de tecnologia para produtos do tipo breech-lock: equipamentos de casco e tubos com tampas rosqueadas, que podem ser abertos para manutenção”, detalha Nilson Melchiori Dodorico, diretor de empreendimentos petroquímicos da Jaraguá.

    Química e Derivados, Dodorico e trocador feito de superduplex, Calor Industrial

    Dodorico e trocador feito de superduplex

    A Jaraguá, ele conta, já possui uma parceria com uma empresa da Inglaterra para projeto e fabricação de trocadores de calor gás X gás, tipo circuito impresso, que utiliza material superduplex, para aplicações offshore de alta pressão.

    Em decorrência da necessidade de redução dos teores de enxofre de seus combustíveis, a Petrobras hoje demanda também trocadores confeccionados com materiais ainda não disponíveis no Brasil, conta Armando Rocha Lemos, chefe do grupo de projetos de equipamentos da CBC. Entre esses materiais, Lemos inclui o próprio aço carbono, porém com ele­vadíssimo grau de pureza, para que o hidrogênio resultante da retirada do enxofre não se combine com possíveis impurezas (essa combinação pode, até mesmo, romper os trocadores). “Às vezes, precisamos até deixar de usar o aço carbono e utilizar materiais como molibdênio”, ele exemplifica.

    Atualmente, diz Lemos, a CBC fornece trocadores para várias unidades do Comperj, como unidade de recuperação de enxofre, hidrocraqueamento, tratamento de águas ácidas e gás residual,  entre outras. “Estamos hoje fabricando cerca de cem trocadores para essas unidades”, ele conta.

    E a multinacional de origem francesa Barriquand – no Brasil hoje presente com um escritório comercial na cidade paulista de Ribeirão Preto – enfatiza no mercado nacional sua linha de trocadores a placas soldadas Platular. Por enquanto, diz Gabriel Godoy, gerente comercial da Barriquand, esses equipamentos são mais demandados pela indústria sucroalcooleira, mas já são aqui aplicados também na indústria química e na mineração.

    Química e Derivados, Luis Eduardo Sousa, Gerente de vendas da área de energia e meio ambiente da Alfa Laval, Calor Industrial

    Luis Eduardo Sousa: nacionalização dos trocadores está crescendo

    De acordo com Godoy, comparativamente aos equipa­mentos gaxetados, os trocadores da Barriquand têm diferenciais muito favoráveis, como distân­cia entre placas muito maior, e placas lisas, em vez das corru­gadas, diminuindo a possibili­dade de acúmulo de resíduos e incrustação. “O trocador com placas gaxetadas apresenta entupimentos e as paradas para limpeza são diárias, sen­do imprescindível manter uma unidade reserva”, ele diz. “O Platular é projetado para ter baixo nível de incrustação, não exige limpezas frequentes, e dispensa unidade reserva”, compara o gerente da Barriquand.

    Mercado – A concorrência dos importa­dos – especialmente da China – incomoda também os fabricantes de trocadores de calor. Na Petrobras, eles lembram, há alguma garantia pela exigência de con­teúdo nacional, mas a Braskem trouxe da China os equipamentos de sua planta da cidade de Triunfo, e novamente re­corre a fornecedores desse país na planta que constrói no município alagoano de Marechal Deodoro.

    Trocadores chineses, na estimativa dos profissionais desse mercado, chegam a ter custo 30% inferior, em comparação aos produtos nacionais. “E temos hoje concorrentes multinacionais que, mesmo presentes no Brasil, estão aqui disputando projetos com produtos fabricados na China”, observa Hugo Matos, gerente de vendas da Apema (empresa fabricante, entre outros itens, de trocadores de calor de casco e tubo, trocadores com placas e radiadores aletados).

    Química e Derivados, Fábrica de Jundiaí, Calor Industrial

    Fabrica de Jundiaí pode trabalhar com ligas nobres

    Apesar dessa concorrência, a Apema, diz Matos, trabalha este ano com uma meta de incremento de negócios de 25%. “O setor de papel e celulose está bem: temos as construções das plantas de Eldorado e de uma nova planta da Suzano no Maranhão, e em novembro devem começar as licitações de uma nova planta da Klabin”, ele projeta. Para a Klabin, aliás, em maio último, a Apema forneceu um trocador de 55 toneladas e 4 metros de diâmetro.

    No setor petroquímico, especifica o gerente da Apema, os negócios hoje se concentram na Petrobras, que, embora tenha reduzido seus investimentos, segue demandando equipamentos. “Nas outras empresas desse setor, os projetos por en­quanto ficam no papel, e há basicamente manutenção”, ele complementa.



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. antonio miranda

      ANTONIO APARECIDO MIRANDA

      Prezados (as) Senhores (as) bom dia:

      Segue abaixo e também em anexo mais informações sobre meu Curriculum (“Eu posso trabalhar e morar em qualquer lugar do Brasil, aceito trabalhar em regime CLT ou PJ, pode ser contrato temporário ou por temporada.Eu tenho experiência na Supervisão e execução também, já fiz pessoalmente TODO TIPO DE montagens de Parques industriais de MAQUINÁRIO A TUBULAÇÃO INDUSTRIAL , com solda de todos os tipos, montagem de quadros elétricas e de automação, faço start-up de todo tipo de maquina de ar condicionado, caldeiras, em todo tipo de material de Tubulação Industrial (aço,cobre,alumínio,), pode ser a gás e a água, sistemas centrais ou não, já fiz pessoalmente montagem de Chiller´s de todo tipo desde a tubulação até as torres de arrefecimento, sistemas VRF de todas as marcas,COGERAÇÃO em amônia ou Banco de Gelo (Ice Bank), Geradores Elétricas, No-breaks.Inspeção de caldeiras e vasos de pressão para Atendimento a NR 13; Serviços de Diligenciamento e Inspeção de Fabricação; Elaboração e Montagem de Prontuário; Reconstituição de prontuário; Execução de teste hidrostático; Acompanhamento de testes não-destrutivos; Execução de Cálculo da PMTA; Abertura de Livro de Registro de Segurança; Execução de projeto de instalação; Qualificação técnica de fornecedores; Qualificação de procedimentos de soldagem, soldadores e operadores; Acompanhamento de testes mecânicos; Fiscalização de montagem, etc.

      (“são 12 anos de experiência como Operacional e mais 11 anos de experiência como Supervisor e Coordenador na execução de Serviços de Manutenção e Instalação nas mais diversas áreas, tanto Comercial como Industrial)”. Aproveito este Email para destacar minha habilidades na parte técnica e área comercial/vendas, e também minha experiência em relações com parceiros e clientes, boa desenvoltura em negociações técnicas como reclamações e análises relacionadas à qualidade de produtos e serviços. Capacidade de assumir riscos; Lidar com resistências, Fundamentar e sustentar argumentos; Força de vontade – Facilidade de comunicação.
      Com Objetivo de poder proporcionar serviços qualificados no que tange as atividades acima citadas e considerando-me apto a exercê-las, apresento este para apreciação dessa conceituada empresa

      End.: Rua- Alfa – 330- APT 424 B – Bloco A.
      CEP. 06680-103.ITAPEVI – SP.
      Brasileiro – 46 Anos.
      Fone Residencial: (11) 4144-2856
      Telefone Celular: Tim -11-95208-7323 – Whatsapp – (11) 99591-1805 – Vivo.

      E-mail: antonioaparecidomiranda300@gmail.com

      OBJETIVO: TÉCNICO COORDENADOR & SUPERVISOR DE OBRAS

      FORMAÇÃO ACADÊMICA: TECNÓLOGO & 2º GRAU TÉCNICO ELETROELETRÔNICA- C.R.E.A. SP/ 5.062.819.370/TD

      CURSANDO 3° ANO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL.

      RESUMO DE QUALIFICAÇÕES:
      Perfil Profissional:
      Profissional com mais de 24 anos de experiência em trabalho de equipe, com mais 60 Obras de grande porte e 150 de pequeno porte, com ampla visão das seguintes áreas:

      Planejamento: Supervisão de Obras; Supervisão de Projetos e Cronogramas; Supervisão e Execução de Instalações Industriais, Comercial, Vistoria, Assessoria, Assistência Técnica, Comissionamento, Startup. ; Turn key.
      Compra & Venda de materiais e serviços: Ampla Vivencia Desenvolvendo Clientes/Fornecedores, Conduzindo negociações com fornecedores; visando à melhoria na qualidade de matérias-primas e serviços, diminuição de prazos de entrega e redução de estoques, com constante minimização de custos implantando novas tecnologias, com transferência de know-how. CEP, BI, MRP, ERP e CRM; BOM (Bill of Material). Conhecimento amplo dos processos de execução ou fabricação de produtos e serviços; e experiência com fornecedores e clientes de diversos ramos de atividade: eletro-eletrônico, siderúrgico, metalúrgico, petroquímico, mineração, automobilístico, shopping Center, hidroelétricas, portos, aeroportos.
      Sistema de Qualidade: Ampla experiência na área de Qualidade, tendo participado de Sistemas de Qualidade nas empresas em que trabalhei. Com profundo conhecimento dos processos e na estruturação da engenharia da qualidade, inspeção de recebimento, certificações e indicadores de desempenho, laboratório de ensaios e metrologia, auditorias e garantia; com planejamentos, orçamentos, contratações, treinamentos, sistemas e operacional. Para liberação e aceite de produtos e serviços conforme legislações específicas, das seguintes Normas:
      ISO 9001 – 2000; ISO 14001.
      Recursos Humanos: Sólidos conhecimentos em Gestão de Pessoas, em rotinas trabalhistas, contratuais e operacionais relativas aos recursos humanos. Habilidade no recrutamento, treinamento, formação e motivação de equipes. Gestão de pessoas e desenvolvimento de projetos sociais. Habilidade no gerenciamento de redes interpessoais e no relacionamento com colaboradores.
      RESUMO DE CONHECIMENTOS ESPECIFICOS:
      Refrigeração & Ar Condicionado: Chiller’s Absorção. Termoacumulação (Ice Bank).
      Tecnologia de Ponta: Instrumentação Industrial; Redes de Comunicação Industrial. Automação Geral.
      Sistema de Segurança: C.I.P.A. OHSAS 18001, NR. 10 e S.E. P (Sistema Elétrico de Potência).
      Cursos Complementares: Instalação Elétrica – Automação – Eletromecânica – Técnico Eletro- Eletrônica Curso de H.V.A.C. Pleno ASHRAE ABRAVA.

      HISTÓRICO PROFISSIONAL
      Jam Engenharia Ltda. End. Av: Do Contorno 6777 – 3ºA. Belo Horizonte MG.
      Referencias: Sr: Antônio Augusto – Gerente de Obras – Fone (031) 3528-2333. (031) 9812-7535.
      Obras: Torre de Tv Digital –Brasília DF – Shopping Norte Sul Plaza-Campo Grande MS.
      Entherm Eng. De Sistemas Termomecânicos-End. Saan _Quadra 01-Brasilia-DF.
      Referencias: Sr: Francisco Airton – Sócio Diretor – Fone (031) 3233-0701 – (061) 9106-8787.
      Obras: Ar Condicionado VRF – Toshiba- ANEEL – Brasília –DF. Senado Federal- Shopping Iguatemi-DF
      Tetraeng Engenharia: End.: Rua Dr. Bacelar-368- São Paulo SP.
      Referencias: Sr: Milton Tanaka – Sócio Gerente – Fone (011) 5084-9476 e (011) 8787-0838
      Obras: Shopping Park Europeu- SC. Fabrica Renault/Nissan Resende RJ./Shopping Hortolândia-SP
      Delta – Engenharia Indústria e Com. Ltda. End: Alameda Joaquim Eugenio lima –Nº 680 – São Paulo-SP·.
      De Zorzi Engenharia Ltda. Endereço: Rua Luiz Gama Nº 803 –São Paulo –SP. Fone: (11) 3346-4700
      Tenenge Engenharia Ltda.: Rua: Haddock Lobo -234 –São Paulo- SP.
      Santos Madruga & Cia Ltda. Rua dos Jequitibas -880 –Americana-SP- Fone (019) 3405-8486.

      Sem mais, aguardo Vosso contato. Obrigado.



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *