Calor – Clientes exigem redução do consumo de combustíveis e da emissão de poluentes

Química e Derivados, Geradores, Calor - Clientes exigem redução do consumo de combustíveis e da emissão de poluentes
Geradores de vapor flamotubulares em fase de acabamento na fábrica da Aalborg

Por serem compactos, esses trocadores ocupam menos espaço nas fábricas, exigem menos consumo de concreto e de aço para formar os berços de suporte e apresentam vantagens operacionais. “Basta retirar os painéis laterais que as placas ficam expostas, permitindo a limpeza total com lavadores de jato, com grande facilidade”, afirmou. Os exemplos mencionados em petroquímicas, no entanto, operam há mais de cinco anos sem nenhuma limpeza, enquanto os casco e tubos costumam ser limpos a cada dois anos.

O desenho compacto e o uso de placas finas e leves permitem configurar trocadores com grande área de troca e baixo peso. Isso torna viável o uso de materiais nobres, como aço inox e ligas especiais, uma forma de evitar problemas de corrosão, mesmo em meios agressivos. “As placas são corrugadas, provocando um fluxo turbulento que melhora a troca térmica”, explicou.

Meneghetti prevê que as usinas de açúcar e álcool também venham a comprar trocadores a placas soldadas para aumentar a recuperação de calor nas suas operações, hoje também direcionadas para cogeração de eletricidade. Ele também enfatizou o fato de esses trocadores consumirem menos água e reduzirem emissões atmosféricas. “Precisamos olhar para 2020 e além”, afirmou.

Em 2008, a Alfa Laval comprou a francesa Packinox, passando a deter a tecnologia dos grandes trocadores a placas indicados para instalação na entrada de grandes unidades, como reformadores catalíticos e craqueadores catalíticos (FCC e RFCC) em refinarias. “As unidades de hidrotratamento (HDT) da Petrobras terão Packinox na alimentação”, afirmou. Algumas refinarias nacionais terão também os Compablocs instalados em várias posições, em lugar dos casco e tubos.

Além desses modelos, a Alfa Laval também oferece trocadores com tubos em espiral, indicados para líquidos viscosos, especialmente os de fundo de coluna de destilação de petróleo, como coque, piche e alcatrão. Seu desenho construtivo gera um efeito autolimpante, sem pontos de deposição de material, que é arrastado pelo fluxo, com alta eficiência de troca térmica. São compactos e de fácil limpeza, podendo operar a 90 bar e 500ºC.

Uma opção intermediária é a das placas semissoldadas. “Elas são soldadas duas a duas do lado do fluido de processo, com gaxetas do lado do resfriamento, sendo muito usadas para condensações, que pedem circuitos curtos”, comentou Meneghetti. Destilarias de álcool são clientes habituais desses produtos, da linha AlfaCond. Esse desenho dá grande flexibilidade ao equipamento, bastando colocar mais cassetes no conjunto. “Os Compablocs também podem ser usados como condensadores, com montagem ‘deitada’”, explicou.

Química e Derivados, Márcio Braga, gerente-geral da Aalborg no Brasil, Calor - Clientes exigem redução do consumo de combustíveis e da emissão de poluentes
Braga: caldeira aquatubular compacta em nacionalização

Angelini, da Apema, também produz trocadores a placas em tamanhos variados, desde os de placas destacáveis, módulos soldados ou brasados. “Trazemos placas e gaxetas de um grande fornecedor na Alemanha, e os brasados vêm de Taiwan, com excelente qualidade”, comentou. A demanda é crescente por esses equipamentos, segundo informou.

Caldeiras automatizadas – Os maiores avanços nos geradores de vapor podem ser encontrados nos dispositivos de controle e automação. “Desenvolvemos um sistema capaz de monitorar e até operar as caldeiras a longa distância usando a internet”, comentou Márcio Braga, gerente-geral da Aalborg no Brasil. Denominado WebService, o sistema precisa da autorização do cliente para funcionar. A caldeira precisa ser equipada com um sistema supervisório dotado de uma porta de comunicação para ser ligada à rede mundial. Essa conexão pode permitir que outras unidades do próprio cliente se comuniquem com a caldeira, suprindo informações de interesse gerencial. Empresas grandes costumam colocar os geradores de vapor nas telas da sala de controle. O supervisório do equipamento conversa com o sistema da planta, mas também se comunica com a Aalborg, diretamente, sem interferir em outras áreas do processo.

A conexão com a Aalborg ajuda a manter a caldeira operando nas melhores condições, buscando a máxima eficiência térmica e economia de energia. Falhas eventuais podem ser corrigidas, além de facilitar a programação de intervenções de manutenção. “Já temos uma caldeira de biomassa no Uruguai sendo monitorada pelo nosso escritório em São Paulo”, informou Braga, salientando que há um cliente no Brasil que também aderiu ao monitoramento on-line.

O sistema também pode ser implantado nas atualizações de caldeiras existentes, sem maiores dificuldades. “Os sistemas modernos de controle e automação melhoram a eficiência e corrigem problemas que apareçam, com grandes vantagens para os clientes e para o meio ambiente”, disse o gerente-geral. Equipamentos periféricos, como analisadores de gases de saída e economizadores também estão sendo considerados como importantes campos para desenvolvimento de tecnologia. Por exemplo, na plataforma off shore de Mexilhão, a água quente será gerada com um economizador WRU da Aalborg, que aproveita os gases de saída de turbinas de geração de energia.

Braga comentou que a Aalborg olha com atenção as possibilidades de integração energética nos processos, mas mantém ajustado seu foco nas caldeiras, porém oferecendo suporte técnico e projetos mais abrangentes. “Por exemplo, atuamos com sistemas de purga de superfície em lugar da purga de fundo, na qual a perda de água é grande e rápida”, afirmou. “A purga de superfície, lenta e contínua, ajuda a aproveitar melhor o calor residual em alguma etapa do processo, gerando economia.”

Página anterior 1 2 3 4 5 6Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios