Calibração de equipamentos

A durabilidade e desempenho dos seus equipamentos dependem de uma boa calibração

A calibração e a manutenção dos equipamentos estão presentes em diversos segmentos industriais, incluindo química, petroquímica, alimentícia, têxtil, borracha, farmacêutica, tratamento de água e de efluentes e muitas outras, além de laboratórios de análise e pesquisa.

Sua realização é muito importante para o desenvolvimento de uma indústria precisa, visto que oferece segurança aos equipamentos e ao ambiente de trabalho. Através deste processo também é alcançado o controle das atividades e a manutenção do padrão de qualidade, garantindo confiabilidade nos resultados.

Acesso Rápido no post

O que é calibração de equipamentos industriais?
Importância da calibração de equipamentos?
Como efetuar uma calibração de equipamento adequada?
Onde encontrar fornecedores de serviços de calibração ?

O que é calibração de equipamentos industriais?

Calibração de equipamentos e instrumentos pode ser definida como o processo de medição ou, ainda a comparação, entre os valores apresentados na operação e os de referência.

Os materiais de referência (MR) e Materiais de Referência Certificados (MRC)  são produzidos pelos laboratórios do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), de acordo com os critérios aceitos internacionalmente estabelecidos na norma ABNT NBR ISO 17034.

Conforme o ABNT ISO Guia 30:2016, MR é um material suficientemente homogêneo e estável com respeito a uma ou mais propriedades especificadas, que foi estabelecido como sendo adequado para o seu uso pretendido em um processo de medição. Já MRC é um material de referência (MR) caracterizado por um procedimento metrologicamente válido para uma ou mais propriedades especificadas, acompanhado de um certificado que fornece o valor de propriedade especificada, sua incerteza associada e uma declaração de rastreabilidade metrológica.

O desempenho do equipamento precisa der medido regularmente, no prazo estabelecido no plano de calibração, e pode ocorrer no local de trabalho ou na empresa especializada. É possível, muitas vezes, que ela ocorre sem a necessidade de desligamento, o que mantém a continuidade da produção.

As orientações com relação a calibração de equipamentos industriais estão reguladas pelo Inmetro e pela legislação brasileira. A NBR ISO/IEC 17025 consiste em uma norma internacional que regula os laboratórios de ensaios e calibração.

O certificado de calibração RBC, emitido pela Rede Brasileira de Calibração afirma que a indústria realiza os processos conforme NBR ISO/IEC 17025, comprovando a qualidade dos seus equipamentos e aumentando a credibilidade da empresa.

Calibração de equipamentos

Importância da calibração de equipamentos

A indústria que realiza calibração nos seus equipamentos é uma empresa que demonstra credibilidade quanto aos seus resultados e, consequentemente, ganha a confiabilidade dos clientes. Mas não é só isso, rapidamente é possível compreender que este processo é parte essencial no bom funcionamento, proporcionando uma série de vantagens a curto e longo prazo.

Veja abaixo alguns dos benefícios apresentados pela calibração de equipamentos na indústria química e laboratórios:

    • Oferece segurança ao trabalho desenvolvido
    • Garante resultados precisos e confiáveis
    • Elimina falhas técnicas nos equipamentos, evitando erros e fraudes
    • Impede a inatividade de processos por falhas nos equipamentos
    • Evita prejuízos nas operações, desperdício de matéria-prima e gastos não previstos
    • Evita o desgaste precoce do equipamento e contribui para maior durabilidade
    • Assegura o valor do produto ou serviço realizado através de padrões pré-definidos
    • Proporciona ganhos com produtividade e qualidade nos produtos e serviços executados.

Como efetuar uma calibração de equipamento adequada?

Para uma calibração correta dos equipamentos é imprescindível que ela seja realizada por uma empresa especializada com uma equipe qualificada e treinada para solucionar os possíveis erros apresentados nos equipamentos, baseados nos padrões de calibração estipulados pela Rede Brasileira de Calibração.

Caso a empresa seja certificada, é necessário manter os registros de resultados de calibração. Veja o que diz o item 7.1.5.1 da ISO 9001 que trata dos “Recursos para monitoramento e medição”

“7.1.5.1 Generalidades

A organização deve determinar e fornecer os recursos necessários para garantir resultados válidos e confiáveis ​​quando o monitoramento ou a medição for usado para verificar a conformidade dos produtos e serviços com os requisitos.

A organização deve assegurar que os recursos fornecidos:

  1. a) sejam adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição que estão sendo realizadas;
  2. b) sejam mantidos para assegurar a sua adequação contínua ao seu propósito.

A organização deve reter informações documentadas apropriadas como evidência de adequação ao propósito dos recursos de monitoramento e medição.”

E confira o que determina o item 7.1.5.2 que cuida da rastreabilidade de medição.

“Quando a rastreabilidade de medição for um requisito, ou for considerada pela organização uma parte essencial da provisão de confiança na validade de resultados de medição, os equipamentos de medição devem ser:

  1. a) verificados ou calibrados, ou ambos, a intervalos especificados, ou antes do uso, contra padrões de medição rastreáveis a padrões de medição internacionais ou nacionais; quando tais padrões não existirem, a base usada para calibração ou verificação deve ser retida como informação documentada;
  2. b) identificados para determinar sua situação;
  3. c) salvaguardados contra ajustes, danos ou deterioração que invalidariam a situação de calibração e resultados de medições subsequentes.

A organização deve determinar se a validade de resultados de medição anteriores foi adversamente afetada quando o equipamento de medição for constatado inapropriado para seu propósito pretendido, e deve tomar ação apropriada, como necessário.”

Onde encontrar fornecedores de serviços de calibração ?

Já usou o guia QD, o mais completo e eficiente guia eletrônico de compras e vendas do setor. Lá você encontrar uma série de fornecedores, aproximadamente 400 empresas, inclusive os de cloreto de zinco.

Além do fácil acesso ao contato de distribuição no Brasil, o guia da editora QD é uma excelente ferramenta para solicitar orçamentos. Através dela, você consegue solicitar vários orçamentos para diferentes contatos de uma só vez e, dessa maneira, otimizar o serviço dentro da sua empresa.

Experimente essa incrível facilidade e veja como ganhar tempo em suas cotações, agilizar suas compras e impulsionar os negócios.

Precisa de um orçamento? Clique e preencha o formulário abaixo






    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Adblock detectado

    Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios