Calcário: o que é, para que serve, quem fornece

Calcário calcítico e dolomítico são os mais utilizados em diferentes segmentos da indústria.  Confira suas diferenças e principais aplicações

Em linhas gerais, o calcário, termo derivado do latim “calcarius”, é uma rocha sedimentar carbonática composta principalmente pelos minerais carbonato de cálcio (calcita) e/ou dolamita. Apresenta muitas características e impurezas diferentes, como silicatos, argilas, fosfatos, sulfetos, sulfatos de ferro, siderita, glauconita e óxidos de ferro e magnésio e matéria orgânica.

Consiste também no terceiro mineral mais abundante e uma das rochas carbonatas mais comercializadas no mundo. Sua obtenção se dá por meio de moagem da rocha calcário.

Quanto a sua aplicabilidade, pode-se dizer que é muito ampla, uma vez que o calcário pode ser utilizado para a produção de cimento, correção do pH do solo, vidros, entre outros.

Acesso Rápido no post

Fórmula química do calcário
Para que serve o calcário?
Tipos de calcário
Calcário calcítico
Calcário dolomítico
Cal
Como encontrar fornecedores de calcário?

Fórmula química do calcário

A fórmula química do calcário se traduz em CaCO3.

Pode ser formado por carbonato de cálcio (CaCO3) e/ou carbonato de magnésio (MgCO3). As rochas apresentam características mais cálcicas ou mais magnesianas, conforme o seu teor de óxido de cálcio e de magnésio.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Para que serve o calcário?

    Esta substância é largamente utilizada pelas mais diferentes industrias, incluindo a química, de construção civil, indústria de ferro e aço, de papel, tintas, de alimentos, de plástico, agricultura e muito mais. É uma das mais importantes e versáteis rochas minerais industrias e destaca-se por sua grande disponibilidade e custo relativamente baixo.

    • Controle da acidez do solo
    • Usado como insumo agrícola
    • Produção de cal
    • Construção Civil (por exemplo: produção de cimento).
    • Produção de alimentos
    • Tratamento de água e esgotos
    • Purificação do ar
    • Produção de bioestruturas
    • Metalurgia
    • Fabricação de vidros
    • Produção de brita
    • Produção de aços
    • Desenvolvimento de papel
    • Produção de plástico
    • Fabricação de tintas
    • Para potencializar as propriedades da borracha
    • Confecção de cerâmica
    • Refino de açúcar
    • Produção de pasta de dente
    Uma das aplicações do calcário é para correção de solo agrícola
    Uma das aplicações do calcário é para correção de solo agrícola

    O carbonato de cálcio, também chamado de calcita ou cretáceo, é o principal componente do calcário e é obtido normalmente por calcinação e precipitação de um carbonato de cálcio natural. A indústria farmacêutica utiliza-o com muita frequência em razão das suas propriedades, principalmente para o tratamento de doenças causadas pela deficiência de cálcio.

    Na indústria do plástico, o carbonato de cálcio apresenta a função de potencializar as propriedades mecânicas das peças, aumentando a resistência física a impactos e oferecendo maior durabilidade.

    A aplicação nas tintas, em geral nas tintas à base de água, látex e têxtil, serve para proporcionar maior resistência, melhor dispersão e poder de cobertura, podendo aumentar ou reduzir o brilho.

    Outra aplicação comum do carbonato de cálcio se dá na fabricação de papel, onde a substância é utilizada com o objetivo de oferecer alta resistência e opacidade ao produto.

    Tipos de calcário

    O calcário é uma rocha sedimentar composta principalmente por carbonato de cálcio. Pode ser classificado, de acordo com estrutura e outros compostos como: calcário calcítico e calcário dolomítico. O primeiro, calcário calcítico, é composto por alto teor de cálcio, enquanto o outro, dolomítico, possuir teor mais de magnésio.

    O calcário calcítico puro contém cerca de 97–99% de CaCO3, já o dolomítico puro apresenta 54,3% de CaCO3 e 45,7% de carbonato de magnésio (MgCO3).

    Na agriculta utiliza-se o calcário calcítico, calcário magnesiano (possui de 10% a 25% de MgCO3), calcário dolomítico e o calcário filler (que possui granulometria fina).

    Calcário calcítico

    Como vimos, o calcário calcítico é o que tem maior concentração de carbonato de cálcio (CaCo3) e baixo teor de carbonato de magnésio. Não é por outra razão que o seu nome leva a expressão “calcítica”.

    Este tipo de calcário é muito utilizado para correção do solo, visto que é rico em carbonato de cálcio e extremamente eficaz para neutralizar a acidez do solo e deixá-lo favorável para a plantação. Sua qualidade é determinada pelo seu poder neutralizante.

    Calcário dolomítico

    O calcário dolomítico, por sua vez, possui maior teor de carbonato de magnésio (MgCO3).

    Na agricultura, ele é largamente utilizado em todo tipo de plantação, seja pequena, média ou grande. Normalmente, é recomendado para correção dos solos que apresentam deficiência tanto em cálcio quanto em magnésio. Sua função será elevar o o pH (potencial hidrogeniônico) do solo, diminuindo, portanto, a acidez e deixando o solo em melhores condições para plantio.  O magnésio e o cálcio também são relevantes para a nutrição das plantas e diminuição da ação de elementos tóxicos como alumínio e o manganês. Por fim, vale dizer que esse processo de recuperação com calcário é conhecido como calagem.

    Cal

    Vale destacar que a cal virgem, também chamada de cal viva, é formada por óxido de cálcio (CaO) e óxido de magnésio (MgO) e é obtida por meio da queima completa do carbonato de cálcio (CaCO3). Em temperatura ambiente, ela constitui-se em um composto sólido branco e alcalino.

    A Cal e suas variações são aplicadas em uma série de setores, incluindo a construção civil para a produção de argamassas e preparação da pintura; indústria farmacêutica, cerâmica; metalúrgica; tratamento de água; indústria de papel e celulose; indústria alimentícia; curtume, entre outros.

    Como encontrar fornecedores de calcário?

    Para encontrar os principais fornecedores de calcário no Brasil o melhor lugar é o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Outra vantagem deste guia é que ele serve como importante apoio na hora de realizar cotações e agilizar suas compras. Além de visualizar todos os fornecedores, você tem a oportunidade de solicitar vários orçamentos para empresas diferentes de uma só vez.

    Não peca tempo! No guia QD você encontra o que precisa e ganha tempo em seus orçamentos. Aproveite essa fantástica ferramenta.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.