Petróleo & Energia (gás, refino e gasolina)

Óleo e Gás – Maior polo produtor nacional mantém poder de atração

Bia Teixeira
4 de agosto de 2015
    -(reset)+

    Química e Derivados, Hirama: tecnologia de vedações entra nas aplicações críticas

    Hirama: tecnologia de vedações entra nas aplicações críticas

    Esta é a proposta do grupo sueco Trelleborg, fornecedor de soluções de engenharia para aplicações críticas em ambientes rigorosos, que está na sua quarta participação consecutiva, desde 2009. Três subdivisões do grupo vão compartilhar o estande: Sealing Solutions, Offshore & Construction e Industrial Solutions.

    “Vamos mostrar projetos de nova geração com certificados de qualidade, segurança e desempenho para aplicações no segmento de óleo e gás offshore”, explica Osvaldo Hirama, gerente geral da Trelleborg Sealing Solutions no Brasil, que tem fábrica em São José dos Campos-SP. A divisão, que foi homologada como fornecedor Petrobras, vai expor as buchas e mancais em Orkot, que operam em água doce ou salgada sem lubrificação, com baixo coeficiente de atrito, alta capacidade de carga e boa resistência química. Terá novas versões das vedações Multi-Contact Turcon Variseal, capazes de suportar variações de pressão acima de 207 MPa.

    “Essas vedações têm alto desempenho em condições severas de pressão, temperatura, velocidade, corrosão e abrasão, devido à sua característica única de geometria e propriedades do material de engenharia”, explica Hirama. A solução pode ser aplicada em equipamentos de perfuração (brocas), ROVS (veículo remotamente operado), cilindros tensionadores de plataforma, conectores subsea, válvulas de processo e produção, swivels, entre outros.

    Química e Derivados, Buchas e mancais feitos de Orkot dispensam lubrificação

    Buchas e mancais feitos de Orkot dispensam lubrificação

    O sistema de revestimento em três camadas Vikotherm R2, que assegura proteção total contra a corrosão e ruptura por hidrogênio (HISC) é o destaque do portfólio de materiais para isolamento térmico da divisão Offshore & Construction, que tem unidade fabril em Macaé-RJ. Resistente à água do mar, impacto e deformação, é indicado para jumpers e carretéis, manifolds, árvores submarinas, risers e linhas de fluxo, juntas, tampas de isolamento e outros equipamentos submarinos. Outro produto em exposição é o sistema de proteção antiabrasiva para cabos e tubos flexíveis Uraduct, especialmente desenvolvido para cabos submarinos de fibra ótica, energia, umbilicais, linhas de fluxo, mangueiras e produtos agregados.

    Química e Derivados, Tubos flexíveis Uraduct são usados para proteger cabos

    Tubos flexíveis Uraduct são usados para proteger cabos

    Já a Trelleborg Industrial Solutions, com fábrica em Santana do Parnaíba-SP, vai expor mangueiras para distinas aplicações offshore. Concebida para os terminais e unidades flutuantes, a mangueira flutuante ou submarina Sealine produzida no Brasil, atende aos requisitos estabelecidos pela norma GMPHOM 2009, trabalhando com pressão nominal (WRP) até 21 bars.

    Acesso ao motor – O CAT EMSolutions (Equipment Management Solutions) é o carro-chefe da Sotreq na Brasil Offshore: trata-se de uma solução tecnológica, associada à prestação de serviços, para acesso remoto aos motores CAT, para o gerenciamento e o monitoramento de condições operacionais em tempo real. “Ela está sendo apresentada ao mercado brasileiro pela primeira vez”, informa Diego Reis, gerente comercial para o mercado de óleo e gás da Sotreq.

    Química e Derivados, Reis: Sotreq apresenta sistema para monitoramento remoto

    Reis: Sotreq apresenta sistema para monitoramento remoto

    A despeito do cenário atual no setor, a empresa, que participa do evento desde a primeira edição, explica que sua presença é uma demonstração do compromisso da Sotreq com a indústria de óleo e gás. “A feira é sempre uma excelente oportunidade não somente para encontrar os clientes, mas também para fazer novos contatos, reforçar nossa marca e divulgar as novidades das linhas de produtos e serviços e dos investimentos em prol do melhor atendimento a esse mercado”, reitera Reis.

    Segundo ele, a estratégia da empresa é estar próxima do cliente, para conhecer as suas operações e necessidades e oferecer soluções customizadas em suporte ao produto. “Isso inclui o fornecimento de peças originais e execução de serviços de qualidade para os equipamentos Caterpillar, MaK, EMD e CAT Propulsion instalados na frota dos clientes, adicionando valor à sua cadeia produtiva por meio da superação permanente dos desafios”, complementa.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *