Bissulfito de sódio

Bissulfito de sódio: saiba o que é e para que serve. Também não deixe de conferir sua fórmula química e principais fornecedores no Brasil

A aplicação do bissulfito de sódio pode ser verificada em muitos setores industriais, incluindo o de alimentos, mineração, gás e petrolífero, siderúrgico, químico, tratamento de água e muito mais. Essa grande utilização está relacionada as suas características, como antioxidante, conservante, agente branqueador, agente redutor, entre outros. Venha aprender mais sobre este relevante produto químico, boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é bissulfito de sódio?
Qual é sua fórmula
Quais são suas principais características?
Para que serve o bissulfito de sódio?
Como o bissulfito de sódio deve ser manipulado?
Onde comprar o bissulfito de sódio?

O que é bissulfito de sódio?

O bissulfito de sódio é um produto químico classificado com sal inorgânico. É um sal do sódio do ácido bisulfito.

O bissulfito de sódio solução tem aspecto líquido e cor amarelo claro, enquanto o bissulfito P.A tem forma de pó branco ou cristais.

Este produto químico inorgânico também é conhecido por outros nomes como sulfito ácido de sódio, disulfito de sódio, metabissulfito de sódio, pirosulfito de sódio.

 

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Qual é sua fórmula?

    A sua fórmula química é: NaHSO3.

    Quais são suas principais características?

    • Natureza Química: sal inorgânico
    • Aspecto: líquido (solução)/ puro (pó ou cristais: estrutura tetragonal).
    • Cor: amarelo/ branco.
    • CAS: 7631-90-5
    • Solubilidade: solúvel em água, glicerina e etanol. Vale dizer que sua solubilidade reduz com a diminuição de temperatura e pode aumentar com a elevação de acidez do meio.
    • Peso molecular: 104,06g/mol
    • Agente redutor.
    • Agente Antioxidante: retarda ou inibe o processo de oxidação.
    • Conservante: inibidor na proliferação de fungos, bactérias e outros microrganismos, sendo capaz, portanto, de prolongar a vida útil dos alimentos e bebidas.
    • Agente branqueador: usado para melhorar a aparência, qualidade e propriedade de uma série de produtos.
    • Agente anticloro: aquele que tem a função  de neutralizar ou remover o cloro na água ou em outros líquidos.

    Para que serve o bissulfito de sódio?

    O bissulfito de sódio é um produto químico que tem grande aplicação na indústria, podendo ser utilizado por diferentes setores e para diversas finalidades. Normalmente é aplicado na indústria alimentícia, de mineração, gás e petróleo, celulose e papel, açúcar e etanol, siderurgia, e muito mais. Confira abaixo os detalhes da sua utilização em cada um desses setores.

    • Indústria alimentícia: é utilizado no setor de alimentos como aditivo, antioxidante, conservante e antimicrobiano (contra a formação e crescimento de fungos, bactérias, leveduras e outros microrganismos). Seu código como aditivo alimentar é E-222 e a maior aplicação se destina para bebidas, sucos e alimentos. A utilização de bissulfito de sódio oferece maior estabilidade e qualidade aos alimentos. Dessa forma, também podemos dizer que ele preserva a cor, o sabor e a textura de diversos alimentos e bebidas.
    • Indústria têxtil e de celulose e papel: este produto químico é utilizado neste segmento como agente branqueador (para branqueamento de polpa de celulose) e para a remoção de cloro e peróxidos.
    • Indústria de extração de petróleo: usado na perfuração de poços e sequestrante de oxigênio e gás cloro.
    • Indústria de mineração e siderurgia: usado para neutralização do íon Cianeto (CN-) e Cromo hexavalente (Cr6+).
    • Indústria do açúcar e etanol: aplica-se o bissulfito de sódio no processo de sulfitação como agente clarificante do caldo.
    • Síntese química: aplicado na purificação de aldeídos e cetonas, na produção de sulfonatos, pesticidas e herbicidas e muito mais. Também é usado como catalisador.
    • Tratamento da caldeira de vapor: ele é usado para remover o oxigênio dissolvido e reduzir contaminantes de metal.
    • Tratamento de água e efluentes: aplicado como sequestrante do oxigênio e como removedor do excesso de cloro no processo de tratamento da água. É aplicado ainda para remover impurezas da água.
    • Indústria farmacêutica: utilizado como agente redutor e contribui para controle da qualidade e estabilidade de vários itens. É aplicado neste setor como antioxidante.
    • Curtumes.
    • Indústria fotográfica: ele era usado neste setor na fixação de de imagens fotográficas em processos de revelação em preto e branco.
    • Indústria cerâmica: é utilizado aqui para remover impurezas e melhorar a qualidade do produto.
    • Indústrias em geral: o bissulfito de sódio é utilizado como fonte de SO2 para diversas indústrias.

    Como o bissulfito de sódio deve ser manipulado?

    O bissulfito de sódio deve ser manuseado de acordo com as regras de segurança e com a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) para evitar reações na pele, mucosas e olhos. São exemplos de EPIs: máscara com filtro para vapores ácidos, luva, bota e avental de PVC, protetor facial panorâmico, entre outros.

    Medidas de primeiros socorros:

    – Em caso de inalação: remover a vítima para local arejado. Procurar atendimento médico.

    – Em caso de contato com a pele: lavar o local contaminado com água corrente em abundância durante no mínimo 15 minutos. Procurar assistência médica.

    – Em caso de contato com os olhos: Lavar os olhos com água corrente em abundância durante no mínimo 15 minutos, mantendo as pálpebras superiores e inferiores abertas. Vale consultar um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: Não provocar vômito. Chamar imediatamente um médico.

    Sobre o seu armazenamento é importante destacar que ele deve ser guardado em local seco, bem ventilado e protegido da luz solar direta. Além disso, precisa ser colocado longe de agentes oxidantes, ácidos e bases.

    Leia Mais
    Exemplos de excipientes utilizados na indústria farmacêutica
    Produção de Ácido Sulfúrico a partir de Gases Odoríferos: Indústria de Papel e Celulose
    Artigo Técnico: Tecnologias para reúso de efluentes e dessalinização de água do mar
    Remediação de Solos – Empresas de remediação crescem para atender o boom imobiliário
    Melbar expande fábrica de lignossulfonatos e barra importações
    Papel e celulose: Fibra curta, Mercados, e As Etapas Químicas da Indústria de Papel e Celulose
    Desmineralização de água: – Usuários querem sistemas de alta qualidade, com menor consumo de energia
    Desmineralização de água: Grandes obras revigoram o setor

    Onde comprar o bissulfito de sódio?

    Para encontrar os principais fornecedores de bissulfito de sódio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.