Domissanitários (sabões, detergentes e limpeza)

Biossurfactantes são a primeira classe ecologicamente correta

Quimica e Derivados
23 de fevereiro de 2021
    -(reset)+

    Rheance® One é totalmente biodegradável em condições aeróbicas e anaeróbicas, com níveis de toxicidade aquática muito inferiores à CAPB ou outras alternativas surfactantes comuns. Além disso, esta solução multifuncional apresenta excelente suavidade para a pele e mucosas e é altamente eficiente na solubilização de vários óleos essenciais, fragrâncias e aromas. Quando testado com maquiagem de longa duração para rosto e olhos, o Rheance® One demonstrou uma remoção de maquiagem significativamente maior do que as alternativas comuns.

    Evonik e Unilever estão em uma colaboração de longo prazo para a fabricação comercial e fornecimento de ramnolipídeos para usar em uma gama de produtos “green” da Unilever para limpeza doméstica. Em 2019, a Unilever lançou no Chile seu primeiro lava-louças utilizando ramnolipídeos Evonik sob sua marca Quix (Figura 7). Este lançamento foi o primeiro produto de limpeza no mundo que utilizou um surfactante derivado de ramnolipídeos comercialmente.

    Química e Derivados - Biossurfactantes são a primeira classe ecologicamente correta ©QD Foto: iStockPhoto

    A parceria com a Evonik foi destacada pela Unilever no início deste ano como um dos pilares fundamentais de sua iniciativa Clean Future, que busca mudar fundamentalmente a forma como alguns dos produtos de limpeza e lavanderia mais conhecidos do mundo são criados, fabricados e embalados. A Clean Future é única em sua intenção de incorporar os princípios de uma economia circular em embalagens e formulação de produtos em escala comercial de marcas globais para eliminar ou reduzir sua pegada de carbono.

    Inovação contínua para um futuro sustentável

    Química e Derivados - Biossurfactantes são a primeira classe ecologicamente correta ©QD Foto: iStockPhotoA empresa continuará a expandir seu portfólio de ingredientes derivados da biotecnologia para fortalecer sua posição como fornecedor líder de soluções sustentáveis que são capazes de despertar o interesse tanto de fornecedores quanto dos consumidores de produtos para cuidados pessoais e de limpeza doméstica. Paralelamente, a principal empresa global de especialidades químicas continua comprometida em expandir suas capacidades de fabricação comercial para suportar a crescente demanda por surfactantes à base de glicolipídios, incluindo ramnolipídeos e soforolipídeos.

     

    Referências Bibliográficas

    1 – ResearchandMarkets. Surfactants Market by Type, Application, and Region – Global Forecast to 2025. June 30, 2020.

    2 – Ivanković, Tomislav & Hrenović, Jasna. Surfactants in the Environment. Archives of Industrial Hygeine and Toxicology. March 2010.

    3 – Daniel P. Fogliatti, Scott A. Kemppainen, Tom N. Kalnes, Jiqing Fan, and David R. Shonnard. Life Cycle Carbon Footprint of Linear Alkylbenzenesulfonate from Coconut Oil, Palm Kernel Oil, and Petroleum-Based Paraffins. ACS Sustainable Chemistry & Engineering 2014 2 (7), 1828-1834 DOI: 10.1021/sc5001622.

    Texto: Daniel Coelho e Meris Milek



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *