Domissanitários (sabões, detergentes e limpeza)

Biossurfactantes são a primeira classe ecologicamente correta

Quimica e Derivados
23 de fevereiro de 2021
    -(reset)+

    Uma das primeiras empresas a vender produtos contendo os soforolipídeos da Evonik foi a Ecover, uma empresa belga líder global no fornecimento de produtos orgânicos para roupas e limpeza doméstica (Figura 6). Vários detergentes e produtos de limpeza contendo os soforolipídeos da empresa estão agora disponíveis nas prateleiras dos supermercados.

    Química e Derivados - Biossurfactantes são a primeira classe ecologicamente correta ©QD Foto: iStockPhoto

    Ramnolipídeos – Os ramnolipídeos consistem em um ou dois grupos de açúcar ramnose que se ligam a uma ou duas cadeias de ácidos graxos hidroxilados. Como biossurfactante, os grupos de açúcar cumprem a função hidrofílica de atrair água enquanto os ácidos graxos hidrofóbicos se prendem a óleos e outras substâncias. Cientistas descobriram na década de 1960 que certas bactérias da família Pseudomonas que habitam o solo poderiam produzir naturalmente os ramnolipídeos.

    No entanto, foi apenas após a decodificação do genoma da bactéria, em 2000, que a Evonik foi capaz de desenvolver um processo de fabricação baseado em fermentação que complementou suas capacidades comerciais estabelecidas. O processo converte açúcares em ramnolipídeos através do uso de uma bactéria bem pesquisada, conhecida como Pseudomonas putida. A fermentação ocorre em biorreatores à temperatura ambiente em condições de eficiência energética. Nenhum processamento químico ou derivatização são necessários uma vez que a substância tenha sido isolada no caldo de fermentação. O processo de fabricação para obtenção de soforolipídeos destacado acima necessita de uma purificação adicional para atender aos elevados requisitos de qualidade de uso para aplicações de cuidados pessoais e de limpeza doméstica.

    Os ramnolipídeos fabricados pela empresa são completamente biodegradáveis, independentemente da presença de oxigênio, e não requerem óleos tropicais como matéria-prima. Eles também são capazes de remover óleos ou sujeira de maneira tão confiável quanto surfactantes sintéticos de base petroquímica, mesmo em água dura. Têm propriedades excepcionais de formação de espuma e proporcionam uma sensação suave na pele.

    Rheance® One é um produto à base de ramnolipídeos disponível na Evonik dentro de sua plataforma glicolipídios Rheance® para uso em aplicações de limpeza, como cuidados bucais, limpeza facial e lenços umedecidos. Disponível como uma solução aquosa de baixa viscosidade de cor ligeiramente amarela, é fácil de manusear e de processar e tem uso recomendado em formulações entre 1% e 8% de concentração. As propriedades de espuma e viscosidade podem ser facilmente ajustadas para atender aos requisitos específicos de formulação, ajustando o valor do pH.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *