Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio: o que é, qual é sua fórmula, onde é utilizado, onde pode ser comprado e mais

O bicarbonato de sódio é um produto extremamente versátil que tem ampla aplicação em diversos setores, como químico, tratamento de água, de nutrição animal, farmacêutico e muito mais. Confira a seguir uma matéria completa sobre este insumo tão importante para a indústria!

Acesso Rápido no post

O que é bicarbonato de sódio?
Qual é sua fórmula?
Principais características
Manuseio do bicarbonato de sódio
Onde comprar o Bicarbonato de sódio?

O que é bicarbonato de sódio?

Consiste em uma substância química que se apresenta como um sólido (pó) cristalino, de sabor alcalino, cor branca ou levemente rosada. É classificado como um sal e auxilia na redução de alcalinidade e acidez.

É identificado por outras denominações como hidrogenocarbonato de sódio, carbonato ácido de sódio e hidrogeno carbonato de sódio.

Pode ser encontrado na natureza, especialmente no mineral nahcolita, mas a maioria do bicarbonato de sódio utilizado pelo mercado é produzido sinteticamente por meio do processo Solvay. Neste processo se obtém o carbonato de sódio e o bicarbonato de sódio a partir da amônia, dióxido de carbono, água e solução de salmoura.

Qual é sua fórmula?

A fórmula molecular do bicarbonato de sódio é NaHCO3. Dessa forma, este sal é composto pelo cátion Na1+ (sódio) e pelo ânion poliatômico (HCO3)2- (hidrogenocarbonato).

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Principais características

    • Aparência: sólido (pó cristalino);
    • Cor: branco ou levemente rosado;
    • Sabor: alcalino;
    • Sal: ele é classificado como um sal, visto que embora seja muito solúvel em água, perde gás carbônico quando passa por aquecimento a mais de 50°C, decompondo-se;
    • Massa molar: 84,007 g/mol;
    • CAS: 144-55-8;
    • Solubilidade: muito solúvel em água

    Leia Mais
    Bicarbonato de Sódio: Produto Tradicional tem Mercados para Avançar e Ampliar a Produção de Forma Sustentável
    Bicarbonato de amônio: grande aplicação em biscoitos e bolachas
    Bicarbonato de Potássio: para que serve, fórmula, entre outros
    Acetato de sódio: conceito, aplicação e muito mais
    Exemplos de excipientes utilizados na indústria farmacêutica
    Álcalis Barrilha: Clientes Habituais Mantém Crescimento e Surgem Novos Usos, como a produção de Lítio

    Para que serve o bicarbonato de sódio

    Em razão da sua capacidade de neutralizar e tamponar, o bicarbonato é um produto muito versátil, podendo ser aplicado por diferentes setores em inúmeras funções e produtos. Veja suas principais aplicações:

    • Agente neutralizante: como dissemos, o bicarbonato de sódio auxilia na redução de alcalinidade e acidez, ou seja, ele neutraliza o meio para um valor de pH neutro, portanto, o mais próximo possível de 7. Os valores abaixo de 7 são considerados ácidos e aqueles acima são básicos (alcalinos).

    Vale lembrar que a água é um composto neutro, uma vez que tem um pH entre 6,8 a 7,2.

    • Serve como agente de tamponamento: isso significa que esta substância serve para evitar ou retardar mudanças no equilíbrio do pH.
    • Usado em produtos de higiene pessoal: ele pode estar presente em xampus e condicionadores;
    • Utilizações caseiras: uma mistura de vinagre, sal, limão, água e bicarbonato é muito eficaz para limpeza doméstica, inclusive para retirar manchas, podendo substituir alguns produtos de limpeza. Também pode ser aplicado para remoção de gordura.
    • Indústria farmacêutica: pode ser utilizado para antiácido (sais de frutas efervescentes) e no tratamento de diálise renal.
    • Produtos de higiene pessoal: aplicado em pastas de dentes, agentes de limpeza dentário, talcos, desodorantes, xampus, creme de barbear, enxaguante bucal, entre outros. Vale dizer que ele também tem propriedade fungicida.
    • Indústria têxtil: aplicado para o tratamento da lã e da seda, além do branqueamento de tecidos.
    • Polímeros;
    • Indústria química: uma de suas utilizações neste setor se destina a operações de extração ácido-base, pois ele reage com ácidos, fornecendo CO2 e H2O;
    • Extintores de incêndio secos (pós químicos): o bicarbonato absorve calor, decompondo-se em gás carbônico e, consequentemente, interrompendo a chama.
    • Indústria de petróleo e gás: esta substância química pode ser aplicada à composição de fluidos para utilização em perfurações.
    • Indústria de alimentos: ele pode ser aplicado como agente de crescimento (fermentos em pós) e, portanto, aplicado para fabricação de biscoitos, bolos e outros produtos. No entanto, vale ressaltar que o bicarbonato de amônio é mais indicado para a produção de biscoitos e bolachas que o bicarbonato de sódio. Também costuma ser usado para aumentar a vida útil das farinhas.
    • Tratamento de água: o bicarbonato de sódio tem a função de controle de pH e alcalinidade no tratamento de água. Outra aplicação é no tratamento de, em que ele atua como absorvente de gases ácidos, provenientes das queimas de combustíveis em caldeiras;
    • Nutrição animal: este setor também aparece como um grande mercado consumidor de bicarbonato de sódio, representando em torno de 25% da demanda mundial. Atrás dele vem o ramo de alimentos, seguido pelo de gases e na sequência pelas indústrias farmacêutica, cosmética e de produtos de limpeza.

    Manuseio do bicarbonato de sódio

    Embora este produto químico não seja classificado como perigoso de acordo com a legislação, exige alguns cuidados durante sua manipulação. É recomendado que o local de trabalho possua ventilação adequada para evitar a formação de poeira e que o colaborador faça uso do equipamento de proteção pessoal, que inclui botas de borracha, avental de PVC, luvas de PVC, óculos de proteção e mascaras para pó. Evite o contato com os olhos e a respiração do vapor/névoa/gás.

    Medidas de primeiros socorros:

    • Em caso de inalação: remover o colaborador para local fresco e bem ventilado;
    • Em caso de contato com a pele: lavar o local com bastante água corrente;
    • Em caso de contato com os olhos: lavar com bastante água corrente em torno de 15 minutos. É indicado ainda consultar um oftalmologista;
    • Em caso de ingestão (grandes quantidades): oferecer grandes quantidades de água para a vítima. Em caso de mal estar, procurar auxílio médico.

    Quanto ao armazenamento, o produto deve ser guardado em local coberto e ventilado, ao abrigo do sol e da chuva. Relevante evitar fontes de calor e ambiente muito úmido. Também é indispensável que o bicarbonato de sódio seja armazenado longe de produtos e materiais incompatíveis, como halogênios, boro, 1.2-dicloroetano, óxido de etileno, platina, triclorato de nitrogênio, oxidantes fortes (ácidos).

    Onde comprar o bicarbonato de sódio?

    Para encontrar os principais fornecedores de bicarbonato de sódio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    Bicarbonato de sódio grau técnico
    Bicarbonato de sódio P.A
    Bicarbonato de sódio grau alimentício/farmacêutico

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.