Bicarbonato de amônio: grande aplicação em biscoitos e bolachas

Bicarbonato de amônio: tudo que você precisa saber sobre este produto químico está aqui, de conceito a fornecedores.

Você sabia que o bicarbonato de amônio é o fermento químico mais utilizado pela indústria de alimentos na produção de bolachas e biscoitos? Pois bem, ele é o preferido nesse segmento, visto que é capaz de expandir a massa de modo homogêneo na presença de calor e de oferecer crocância e leveza ao produto.

Sua utilização não é exclusiva do setor alimentício, sendo aplicado em mais uma série de indústrias. Confira a seguir mais detalhes e conheça outras aplicações importantes para este produto químico!

Acesso Rápido no post

O que é bicarbonato de amônio?
Qual é sua fórmula?
Para que serve o bicarbonato de amônio?
Manipulação do bicarbonato de amônio
Onde comprar o bicarbonato de amônio?

O que é bicarbonato de amônio?

Consiste em um composto inorgânico com aspecto sólido, em pó, incolor e solúvel, utilizado principalmente pela indústria de alimentos.

É muito utilizado como aditivo alimentar e classificado como fermento, uma vez que pode liberar gases na presença de umidade e temperatura, aumentando assim o volume da massa de maneira uniforme. Tem capacidade para produzir mais gás para a mesma quantidade de agente, além de não deixar sabor salgado ou de sabão no produto final. Essa vantagem ocorre porque ele se decompõe na água e seus produtos gasosos se evaporam no cozimento.

Também é conhecido por outros sinônimos como: bicarbonato ácido de amônio; sal amoníaco; bicarbonato de amônia; hidrogenocarbonato de amônio, carbonato de ácido de amônio, hidrocarbonato de amônio, ácido carbônico de amônio, fermento em pó de amônio, carbonato de hidrogênio e amônio; hidrogeno carbonato de amônio e sal mono amônico.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual é sua fórmula?

    O bicarbonato de amônia é representado pela fórmula: NH4HCO3 e pertence ao grupo químico do sal inorgânico. Dessa forma, podemos dizer que ele é obtido pela combinação do dióxido de carbono e amônia: CO2 + NH3 + H2O → (NH4)HCO3.

    Características

    • Aspecto: sólido cristalino (pó);
    • Branco ou incolor;
    • Função: Descorante;
    • Odor: amoniacal;
    • pH: ~8,0;
    • Ponto de fusão: 106ºC;
    • Solubilidade: em água: 220 g/l;
    • CAS: 1066-33-7;
    • Reage em condições de umidade e calor: libera os gases NH3 (amônia) + CO2 (dióxido de carbono).

    Para que serve o bicarbonato de amônio?

    O bicarbonato de amônio é utilizado para variadas funções e em diversos segmentos, como de alimentos, medicina, agriculturaa, químico entre outros. Confira abaixo as principais aplicações deste produto:

    • Aditivo alimentar: utilizado como fermento químico na formulação de biscoitos, pastéis, massas, salgadinhos de trigo, laticínios congelados, doces e outras aplicações em panificação;

    Sua maior aplicação é como agente de fermentação de produtos achatados, como biscoitos e bolachas, visto que ele tem a função de agente de crescimento no volume das massas de maneira uniforme sem alteração de cheiro ou sabor. O bicarbonato de amônio é o responsável pelo aspecto sequinho destes produtos, resultando em biscoitos e bolachas crocantes.

    Não deve ser recomendado para bolos, pães e outros assados úmidos e volumosos, pois é possível que um pouco de amônia fique presa no interior do produto, ocasionando um sabor desagradável.

    A dosagem recomendada para o bicarbonato de sódio na produção de alimentos é de aproximadamente 1% a 4% sobre o peso da farinha de trigo.

    Também vale dizer que o bicarbonato de amônio pode ser usado combinado com outros fermentos químicos com a função de modificar o aspecto e sabor do produto.

    • Usado como neutralizante no recurtimento do couro;
    • Utilizado na produção de plásticos porosos;
    • Usado na manufatura de cerâmicas;
    • Indústria Têxtil: Serve como descorantes para tecidos;
    • Manufaturas de corantes e pigmentos;
    • Setor de Medicina: utilizado como sal aromatizante com a finalidade de estimular o sistema respiratório;
    • Setor químico: usado para diferentes funções, incluindo fabricação de sais, corantes e pigmentos, tintas, compostos para extintores e na dilatação de borracha e muito mais;
    • Produção de agentes químicos;
    • Extintores a pó químico;
    • Fabricação de pilhas;
    • Na agriculta: aplicado como fertilizantes para o enriquecimento nutricional da planta.

    Diferença entre o bicarbonato de amônio e o bicarbonato de sódio

    Enquanto o bicarbonato de amônio apresenta a fórmula NH4HCO3 o bicarbonato de sódio é representado pela fórmula NaHCO3.

    O bicarbonato de amônio, como vimos acima, pode ser utilizado para múltiplas funções e por diferentes setores industriais. O bicarbonato de sódio também possui uma ampla aplicação, sendo usado em diferentes segmentos como farmacêutico, principalmente em antiácidos, cosmético, em talcos e desodorantes, químico como reagente laboratorial, de nutrição animal e muito mais.

    Na indústria química, ambos podem ser utilizados como fermentos químicos, no entanto, é preciso afirmar que o bicarbonato de amônio é mais indicado para a produção de biscoitos e bolachas, e que o bicarbonato de sódio quando utilizado na confecção de bolos e pães exige um certo cuidado, pois pode oferecer um sabor levemente metálico ou alcalino as massas.

    Leia Mais
    EXPO IS: Química ajuda a preparar e conservar os alimentos
    Exemplos de excipientes utilizados na indústria farmacêutica
    Couro: Centro-oeste ganha participação no mercado

    Manipulação do bicarbonato de amônio

    Como o bicarbonato de amônio é uma substância irritante para a pele, olhos e sistema respiratório, é recomendado que a manipulação ocorra em local com boa ventilação natural ou mecânica, de forma a manter a concentração de vapores/poeiras abaixo do limite de tolerância. Outra regra de segurança refere-se ao uso de equipamento individual de proteção, o qual precisa ser aplicado pelo colaboras. Recomenda-se a utilização de óculos de proteção, luvas de proteção e máscara contra pós.

    Medidas de primeiros-socorros

    – Em caso de Inalação: remover a vítima para local ventilado e mantê-la aquecida e em repouso. Recomendado procurar atendimento médico.

    – Em caso de contato com a pele: retirar imediatamente as roupas contaminadas e lavar com bastante água corrente e sabão. A vítima deve procurar um médico, caso apareçam sintomas.

    – Em caso de contato com os olhos: lavar imediatamente os olhos, por volta de 15 minutos, com água abundante, abrindo as pálpebras superiores ocasionalmente. Importante procurar atendimento médico.

    – Em caso de ingestão: beber bastante água. O atendimento médico também é recomendado neste caso.

    Onde encontrar fornecedores bicarbonato de amônio?

    Para encontrar os principais fornecedores de bicarbonato de amônio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.