Benzeno: veja suas principais características, aplicações e outros detalhes

Benzeno é um hidrocarboneto aromático utilizado para produção de uma infinidade de produtos e diferentes funções. Confira!

Como trata-se de uma matéria-prima utilizada para o desenvolvimento de uma série de outras substâncias, o benzeno (benzene, em inglês) é um dos compostos mais produzido nas indústrias. É um líquido incolor, inflamável, tóxico e com um aroma doce, também apresenta uma ampla aplicação.

Acesso Rápido no post

O que é benzeno?
Qual é a fórmula do benzeno?
Curiosidades do benzeno
Quais são suas características?
Onde ele é aplicado?
É seguro manusear o benzeno?
Como encontrar fornecedores do benzeno?

O que é Benzeno?

É uma substância, ou melhor, um composto orgânico da classe dos hidrocarbonetos aromáticos e uma das mais importantes da Química Orgânica.

Hidrocarbonetos constituem-se moléculas apolares, homogêneas e formadas por átomos de carbono e hidrogênio. Os compostos aromáticos são aqueles que possuem anéis benzênicos em sua estrutura e sua denominação deve-se ao seu aroma significativo.

Quando há apenas um benzeno, a sua nomenclatura é mantida, no entanto, quando outros hidrocarbonetos aromáticos possuem um ou mais benzenos, a nomenclatura é feita da seguinte forma: localização do radical (se houver mais de 1) + nome do radical + benzeno.

Qual é a fórmula do Benzeno?

Fórmula molecular é C6H6.

Sua estrutura é um hexágono formado por 6 átomos de carbono com cada um em cada vértice e por 6 átomos de hidrogênio, sendo cada um ligado ao carbono. Graças a alternância da posição de ligação, o anel benzênico pode ser representado de diferentes formas, incluindo ligações duplas e simples alternadas.

Curiosidades do Benzeno

  • O benzeno foi descoberto pelo cientista Michael Faraday, em 1825.
  • August Wilhelm von Hofmann foi um químico alemão importante que em suas pesquisas em alcatrão de carvão conseguiu isolar o benzeno, em 1845.
  • A estrutura final do benzeno em forma de um hexágono com 6 átomos de carbono e 6 de hidrogênio em equilíbrio, ligados entre si com duplas ligações alternadas foi proposta em 1866 pelo químico alemão Friedrich August Kekulé.
  • Esta estrutura foi inspirada em um sonho de Kekulé, em que o cientista via serpentes girando e mordendo a própria cauda como um ciclo. Ao associar seu sonho ao estudo, concluiu que o benzeno era um composto cíclico e aromático.
  • No passado, essa substância era utilizada na produção de loção pós-barba em razão do seu aroma agradável.

Onde ele é aplicado?

O benzeno é utilizado como matéria-prima pela indústria para a produção de uma infinidade de produtos, como plásticos, etireno, polímeros, lubrificantes, borrachas, tintas, detergentes, aditivos de combustível, medicamentos, explosivos, adesivos, vernizes, agrotóxicos, nylon, pesticidas, entre outros.

Benzeno
Benzeno

Nos combustíveis automotivos é utilizado para aumentar a potência dos motores, já nos laboratórios é usado como reagente para obtenção de outras substâncias químicas. Também é aplicado nas companhias siderúrgicas e petroquímicas no refino do petróleo. E mais! Na indústria alimentícia pode ser observado na formulação de refrigerantes.

Quais são suas características?

  • Massa molar: 78,11 g/mol;
  • Densidade: 0,876 g/cm³. (menor que a densidade da água);
  • Temperatura de fusão: 5,5 ºC;
  • Temperatura de ebulição: 80,1 ºC;
  • Altamente volátil (evapora-se rapidamente em razão da baixa temperatura de ebulição. Possui uma volatilidade 3 vezes maior do que a água);
  • Estrutura extremamente estável, do ponto de vista químico;
  • Em temperatura ambiente: líquido incolor e com aroma adocicado;
  • Extremamente Inflamável;
  • Altamente tóxico;
  • Estrutura de um hexágono. É um hidrocarboneto fechado, aromático, insaturado e cíclico;
  • Apolar (assim como outros hidrocarbonetos apresenta baixa solubilidade em água);
  • Solúvel em solventes orgânicos;
  • Substância-base para os compostos aromáticos.

É seguro manusear o benzeno?

Como trata-se de uma substância tóxica, altamente inflamável e volátil o seu uso é controlado e restrito à indústria e laboratórios. O manuseio também segue regras rígidas, devendo ser feito de forma adequada, com equipamento de proteção individual (EPI), de acordo com as orientações da empresa e com todos os cuidados para evitar danos à saúde.

A principal forma de intoxicação por benzeno é através de inalação. A curto prazo, a exposição ao benzeno pode ocasionar enjoos, tonturas, dores de cabeça, desmaios, estomatites, taquicardia, vertigens, convulsões e sonolência. Já a longo prazo pode causa danos aos pulmões, câncer e outros problemas graves de saúde.

No Brasil, o seu teor máximo permitido em produtos finais é 0,1%, e a concentração máxima na gasolina automotiva é de até 1% v/v.

Como encontrar fornecedores do Benzeno?

No Guia QD, principal guia eletrônico de compras e venda do setor químico, é possível encontrar facilmente os principais fornecedores de benzeno no Brasil e ainda solicitar orçamentos para diversas empresas de uma só vez.

Com um clique, você descobre facilmente os fornecedores e ainda agiliza suas compras. Experimente agora essa importante ferramenta desenvolvida pela editora QD para aproximação de fornecedores e compradores químicos.

Precisa de um orçamento? Clique e preencha o formulário abaixo






     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Adblock detectado

    Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios