Benzeno: veja suas principais características, aplicações e outros detalhes
Benzeno é um hidrocarboneto aromático utilizado para produção de uma infinidade de produtos e diferentes funções. Confira!
Como trata-se de uma matéria-prima utilizada para o desenvolvimento de uma série de outras substâncias, o benzeno (benzene, em inglês) é um dos compostos mais produzido nas indústrias. É um líquido incolor, inflamável, tóxico e com um aroma doce, também apresenta uma ampla aplicação.
Acesso Rápido no post
O que é benzeno?
Qual é a fórmula do benzeno?
Curiosidades do benzeno
Quais são suas características?
Onde ele é aplicado?
É seguro manusear o benzeno?
Como encontrar fornecedores do benzeno?
O que é Benzeno?
É uma substância, ou melhor, um composto orgânico da classe dos hidrocarbonetos aromáticos e uma das mais importantes da Química Orgânica.
Hidrocarbonetos constituem-se moléculas apolares, homogêneas e formadas por átomos de carbono e hidrogênio. Os compostos aromáticos são aqueles que possuem anéis benzênicos em sua estrutura e sua denominação deve-se ao seu aroma significativo.
Quando há apenas um benzeno, a sua nomenclatura é mantida, no entanto, quando outros hidrocarbonetos aromáticos possuem um ou mais benzenos, a nomenclatura é feita da seguinte forma: localização do radical (se houver mais de 1) + nome do radical + benzeno.
Qual é a fórmula do Benzeno?
Fórmula molecular é C6H6.
Sua estrutura é um hexágono formado por 6 átomos de carbono com cada um em cada vértice e por 6 átomos de hidrogênio, sendo cada um ligado ao carbono. Graças a alternância da posição de ligação, o anel benzênico pode ser representado de diferentes formas, incluindo ligações duplas e simples alternadas.
Curiosidades do Benzeno
- O benzeno foi descoberto pelo cientista Michael Faraday, em 1825.
- August Wilhelm von Hofmann foi um químico alemão importante que em suas pesquisas em alcatrão de carvão conseguiu isolar o benzeno, em 1845.
- A estrutura final do benzeno em forma de um hexágono com 6 átomos de carbono e 6 de hidrogênio em equilíbrio, ligados entre si com duplas ligações alternadas foi proposta em 1866 pelo químico alemão Friedrich August Kekulé.
- Esta estrutura foi inspirada em um sonho de Kekulé, em que o cientista via serpentes girando e mordendo a própria cauda como um ciclo. Ao associar seu sonho ao estudo, concluiu que o benzeno era um composto cíclico e aromático.
- No passado, essa substância era utilizada na produção de loção pós-barba em razão do seu aroma agradável.
Onde ele é aplicado?
O benzeno é utilizado como matéria-prima pela indústria para a produção de uma infinidade de produtos, como plásticos, etireno, polímeros, lubrificantes, borrachas, tintas, detergentes, aditivos de combustível, medicamentos, explosivos, adesivos, vernizes, agrotóxicos, nylon, pesticidas, entre outros.

Nos combustíveis automotivos é utilizado para aumentar a potência dos motores, já nos laboratórios é usado como reagente para obtenção de outras substâncias químicas. Também é aplicado nas companhias siderúrgicas e petroquímicas no refino do petróleo. E mais! Na indústria alimentícia pode ser observado na formulação de refrigerantes.
Quais são suas características?
- Massa molar: 78,11 g/mol;
- Densidade: 0,876 g/cm³. (menor que a densidade da água);
- Temperatura de fusão: 5,5 ºC;
- Temperatura de ebulição: 80,1 ºC;
- Altamente volátil (evapora-se rapidamente em razão da baixa temperatura de ebulição. Possui uma volatilidade 3 vezes maior do que a água);
- Estrutura extremamente estável, do ponto de vista químico;
- Em temperatura ambiente: líquido incolor e com aroma adocicado;
- Extremamente Inflamável;
- Altamente tóxico;
- Estrutura de um hexágono. É um hidrocarboneto fechado, aromático, insaturado e cíclico;
- Apolar (assim como outros hidrocarbonetos apresenta baixa solubilidade em água);
- Solúvel em solventes orgânicos;
- Substância-base para os compostos aromáticos.
É seguro manusear o benzeno?
Como trata-se de uma substância tóxica, altamente inflamável e volátil o seu uso é controlado e restrito à indústria e laboratórios. O manuseio também segue regras rígidas, devendo ser feito de forma adequada, com equipamento de proteção individual (EPI), de acordo com as orientações da empresa e com todos os cuidados para evitar danos à saúde.
A principal forma de intoxicação por benzeno é através de inalação. A curto prazo, a exposição ao benzeno pode ocasionar enjoos, tonturas, dores de cabeça, desmaios, estomatites, taquicardia, vertigens, convulsões e sonolência. Já a longo prazo pode causa danos aos pulmões, câncer e outros problemas graves de saúde.
No Brasil, o seu teor máximo permitido em produtos finais é 0,1%, e a concentração máxima na gasolina automotiva é de até 1% v/v.
Como encontrar fornecedores do Benzeno?
No Guia QD, principal guia eletrônico de compras e venda do setor químico, é possível encontrar facilmente os principais fornecedores de benzeno no Brasil e ainda solicitar orçamentos para diversas empresas de uma só vez.
Com um clique, você descobre facilmente os fornecedores e ainda agiliza suas compras. Experimente agora essa importante ferramenta desenvolvida pela editora QD para aproximação de fornecedores e compradores químicos.
Precisa de um orçamento? Clique e preencha o formulário abaixo