Indústria Química

BASF oferece estrutura para criar produtos com clientes

Hamilton Almeida
14 de maio de 2019
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    Química e Derivados, Onono reúne laboratórios de home e personal care

    Onono reúne laboratórios de home e personal care

    Quem transita em São Paulo pela Marginal Pinheiros, próximo aos shoppings Morumbi e Market Place, está acostumado a ver edifícios modernos de escritórios de grandes corporações. A surpresa é saber que na sede central da Basf Brasil, o 9º andar da Torre Cristal, do complexo Rochaverá, está reservado ao Centro de Experiências Científicas e Digitais.

    Química e Derivados, Rübens: centro permite maior aproximação com o mercado

    Rübens: centro permite maior aproximação com o mercado

    Batizado de Onono, este laboratório foi erguido para ser um polo de cocriação e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias de home care e personal care com clientes e parceiros, um espaço também de capacitação.

    O presidente da Basf para a América do Sul, Manfredo Rübens, declarou que foram investidos R$ 6 milhões no período de um ano para a concretização dessa ideia, um sonho de se conectar mais com clientes, fornecedores, startups, colaboradores e universidades. Inaugurado oficialmente no final de março, o local está equipado com tecnologia de ponta para laboratórios de pesquisa e testes de produtos, conectividade, digitalização de processos e design.

    Para a companhia, este é um diferencial-chave para a geração de negócios. “Com o Onono, estamos nos aproximando ainda mais dos clientes e gerando soluções que agreguem valor aos seus negócios”, comentou Rübens. Para a Basf, “a inovação é sempre fundamental, essa iniciativa reforça a nossa estratégia”, acrescentou.

    O grupo transnacional gasta cerca de € 2 bilhões por ano em inovações, envolvendo mais de 10 mil pessoas em pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo. Conta com aproximadamente 122 mil funcionários e faturou € 63 bilhões, no ano passado.

    Os laboratórios de personal care e home care, que funcionavam em Jacareí-SP, foram transferidos totalmente para o novo ambiente. A tecnologia possibilita conexão com os centros de inovações da Basf espalhados pelo mundo, estimulando o compartilhamento de informações técnicas, experiências sensoriais e tendências de mercado em tempo real. Assim como a transmissão de treinamentos e conteúdos por meio de webinars para todo o planeta.

    Química e Derivados, Tatiana: dois produtos já foram criados nesse centro

    Tatiana: dois produtos já foram criados nesse centro

    Na área de personal care, há um laboratório sensorial climatizado que possibilita realizar testes instrumentais para diferentes tipos de pele e cabelos sensíveis em ambiente controlado. É nele, inclusive, que está instalado o primeiro equipamento do Brasil específico para avaliação de volume, frizz e styling, além de instrumentos para avaliação biofísica de cabelos e pele. Inclui ainda um salão de cabelo para testes com profissionais.

    Química e Derivados, Renata: companhia avança no comércio digital de químicos

    Renata: companhia avança no comércio digital de químicos

    Desde a fase de testes, iniciada em dezembro passado, o Onono já recebeu a presença de 3.500 pessoas, sendo 670 vinculadas ao segmento de home e personal care. Duas linhas de produtos já nasceram ali, segundo Tatiana Kalman, vice-presidente de care chemicals para a América do Sul: a Soluprat reúne formulações semiprontas para fabricantes de produtos de limpeza (para lavar roupas, louças e superfícies); e a marca Lonate contempla soluções para a indústria de açúcar e etanol.

    A Basf também colocou no ar uma plataforma de comércio digital (www.shop.basf.com.br) para suprir as fábricas de calçados, de produtos de limpeza, cuidados pessoais, açúcar e etanol. “Fomos a primeira empresa química a lançar uma plataforma digital para fazer vendas na Black Friday, disponibilizando soluções diretamente para as indústrias”, afirmou Renata Milanese, responsável pelo projeto Go to Market para a América do Sul.

    O primeiro site a ser lançado foi o de personal care, no final de 2018, restrito aos mercados de Minas Gerais e Goiás. Nele é possível comprar ingredientes ativos, filtros de proteção solar, entre outras soluções para a produção de cosméticos e produtos de cuidados pessoais, receber suporte técnico sobre formulações, além de conteúdos com tendências e novidades de mercado. Nos próximos meses novas áreas de negócios, como nutrição humana e surfactantes, devem entrar na plataforma, avisou Renata.



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