Domissanitários (sabões, detergentes e limpeza)

Avanço tecnológico adiciona benefícios ambientais – Tensoativos

Hamilton Almeida
24 de abril de 2019
    -(reset)+

    Os testes mostram, segundo a especialista, que o Ecosurf SA-9 proporciona umectação rápida de tecidos, duas vezes mais rápido que os álcoois primários etoxilados e 25% mais rápido que os nonilfenóis etoxilados com pontos de névoa semelhantes, o que pode melhorar o desempenho da limpeza, reduzir o tempo de ciclo para os processos de fabricação e a quantidade de tensoativo utilizado.

    Além disso, o Ecosurf SA-9 apresenta uma detergência muito boa em comparação com não-iônicos reconhecidos por esta capacidade, excelente remoção de solos a baixas concentrações e espuma moderada que apresenta colapso rápido.

    “Pensando em produtos para tirar manchas difíceis na pré-lavagem, os tensoativos da linha Ecosurf EH são não-iônicos prontamente biodegradáveis e com baixa toxicidade aquática. Esta linha apresenta característica de baixa espumação e rápida ação, o que melhora a lavabilidade e reduz ou elimina a necessidade de agentes de controle de espuma, tornando-os ideais para tira-manchas e limpadores universais”, agrega Jéssica.

    No ramo de cuidados pessoais, Andrea, da Oxiteno, cita as soluções Oxismooth e Oxiflow. A linha Oxismooth promove toque suave, alta espalhabilidade e poder emoliente. Desenvolvida para oferecer diferentes perfis sensoriais, altamente procurados para aplicações em produtos, tais como protetores solar (é capaz de solubilizar uma larga gama de protetores, contribuindo para melhor proteção da pele contra raios UV), cremes, loções, desodorantes, produtos para bebês, produtos para homens, coloração e tratamentos para cabelos. É uma plataforma de emolientes multifuncionais produzidos 100% a partir de recursos renováveis.

    Por sua vez, a solução Oxiflow S 6800 pode ser usada em xampus, géis e espumas para banho, sabonetes líquidos, limpadores faciais, sabonetes íntimos, entre outras formulações. Ela promove o espessamento de sistemas aquosos à base de surfactantes, assim como contribui para o desenvolvimento de formulações transparentes, espumas mais cremosas, mais maciez e poder condicionador.

    Estas propriedades, combinadas com o fato de que este líquido transparente não requerer neutralização, podendo ser facilmente incorporado a formulações, fazem do Oxiflow S 6800 uma excelente opção de modificador reológico, podendo até prover redução no consumo de energia devido à otimização do tempo de processamento.

    No setor de revestimentos, destaque para a linha Oximulsion 9000, que permite o processamento de resinas, gerando emulsões tipo óleo em água utilizadas em tintas para pintura de madeira, metal e alvenaria. Essa linha de tensoativos possibilita converter a tecnologia de esmalte solvente para base água, por meio de um processo simples que garante as mesmas propriedades e qualidade do produto final, com significativa redução de impacto ambiental de insumos químicos, como odor, toxicidade e compostos orgânicos voláteis (VOC).

    Para o mercado de limpeza doméstica, há uma tecnologia inovadora para detergentes lava-roupas, fruto de uma parceria com a Novozymes. A linha Oxizymes apresenta uma combinação única e exclusiva de surfactantes e enzimas. Usada em formulações de detergentes líquidos para roupas, as enzimas trabalham em conjunto com um sistema complexo de surfactantes, que atuam como agentes umectantes e emulsificantes, entregando alto desempenho de limpeza com estabilidade enzimática, resultados superiores na remoção de manchas difíceis, além de ser menos agressivo para as mãos, para os tecidos e para o meio ambiente.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *