Domissanitários (sabões, detergentes e limpeza)

Avanço tecnológico adiciona benefícios ambientais – Tensoativos

Hamilton Almeida
24 de abril de 2019
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    Química e Derivados, Jessica: linha de produtos cresce com sustentabilidade

    Jessica: linha de produtos cresce com sustentabilidade

    Jéssica, da Dow, assevera: “Acompanhamos o mercado para atender as expectativas. Logo, se a área de tensoativos está crescendo, nós trabalhamos para atender essa demanda e suprir os desejos dos consumidores. Anualmente, investimos globalmente US$ 2,1 bilhões em pesquisa e desenvolvimento e nossas soluções oferecem novas oportunidades para marcas e formuladores, além de experiências únicas ao comprador final”.

    Além de injetar cerca de US$ 200 milhões na fábrica de Pasadena, a Oxiteno investe na melhoria contínua do seu negócio. “Um valor de mais de R$ 300 milhões será direcionado em 2019, principalmente, à manutenção e atualização tecnológica das unidades produtivas, e de seus sistemas de informação, visando garantir a segurança da operação, ganhos de eficiência e aumento de produtividade”, afirma Andrea.

    A companhia segue comprometida com as atividades de P&D para continuamente ampliar o seu portfólio de especialidades químicas, tendo lançado 22 novos produtos em 2018. Os investimentos em P&D são um dos pilares da estratégia empresarial. Esse foco viabiliza a oferta de soluções customizadas, envolvendo iniciativas de cocriação. Exemplo de um projeto do tipo, realizado em parceria com um cliente que tem atuação global: foi possível reformular uma linha de produto relevante, potencializando a seu desempenho e permitindo redução nos custos de produção.

    A executiva lembra também a inauguração do novo laboratório de agroquímicos no Brasil, localizado no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, em Mauá-SP. O espaço passou a contar com equipamentos e infraestrutura para simular, de forma precisa, a aplicação e eficácia em campo das tecnologias de tensoativos desenvolvidas pela organização.

    “A inovação permeia todas as áreas da empresa, indo além do escopo de desenvolvimento de produtos e serviços e alcançando as demais esferas da companhia. Isso nos permite desenvolver soluções que atendam às necessidades de nossos clientes, causem menos impactos socioambientais e estejam em sintonia com as macrotendências”, afirma Andrea. Ela garante: “A Oxiteno continuará desenvolvendo soluções inovadoras e sustentáveis, que atendam às necessidades de seus clientes”.

    A estratégia da ATA “é focar sempre em novos produtos que agreguem valor para os clientes, além de dar total suporte técnico e comercial”, conforme Fejfar.

    Diferenciais – Está nos planos da Novecare reforçar os seus diferenciais em produtos e tecnologia, bem como “consolidar ações nos clientes e parceiros para geração de valor”, define Fienga, que opera duas fábricas no Brasil. Em Itatiba fica a produção de tensoativos anfotéricos, catiônicos, amidas, entre outros produtos. Esta unidade teve a sua capacidade produtiva ampliada e opera no padrão global de qualidade e escala do grupo.

    A unidade de Taboão da Serra-SP foi desenhada especialmente para a produção de ésteres especiais, cujas principais aplicações são emolientes e emulsionantes para cosméticos, e produtos para aplicações industriais, por exemplo, para a formulação de lubrificantes.

    Uma das maiores fabricantes de ingredientes e ativos de higiene pessoal, cosméticos, domissanitários e farmacêuticos do mundo, a Lubrizol se julga reconhecida pela qualidade dos seus produtos, fortíssimo background técnico e capacidade de inovação tecnológica.

    Manzano diz que a unidade local conta com um time de consumer insights global, que busca gerar conhecimento para as áreas técnicas e de negócios, e vem investindo mais recursos na realização e na análise de grupos focais, comparando os resultados com pesquisas anteriores e cruzando-os com outras fontes de dados, permitindo à sua equipe entender melhor o que consumidores de diferentes perfis buscam atualmente ou irão buscar.

    Assim, a Lubrizol consegue propor soluções e gerar insights de consumo e tendências, alinhados ao seu portfolio sinérgico, que oferece uma gama de ingredientes ativos e serviços. “A arquitetura de negócios permite atender necessidades muito específicas. Prova disso é que se concluiu, recentemente, uma série de investimentos em fábricas e instalações e há disposição de investir ainda mais, atendendo demandas futuras. Com infraestrutura local, podemos investir em categorias importantes, visto que muitos dos clientes globais têm o Brasil como centro de inovação”, assinala.

    Manzano conclui que a equipe de personal, home and health care também cresceu e se fortaleceu consideravelmente nos últimos dois anos, e hoje atua com um mix de profissionais oriundos do setor e colaboradores antigos que têm profundo conhecimento do portfólio e métodos da organização.

    No mercado de cuidados com a casa, a Dow possui muitas soluções. Jéssica realça a Ecosurf SA, linha de não-iônicos biodegradáveis que oferecem excelente desempenho e economia. Eles são baseados em álcoois de óleos de sementes e podem solucionar a necessidade de formular com ingredientes funcionais derivados de fontes de plantas.

    “A linha Ecosurf SA é a opção ideal para uma ampla gama de aplicações em produtos de limpeza doméstica, especialmente produtos para limpeza de superfícies e de lavagem de baixa espuma. No ambiente altamente competitivo de hoje, em que um único tensoativo deve atender a inúmeras exigências em todo o mundo, os produtos desta linha são uma escolha natural. Eles são facilmente biodegradáveis, e excelentes para uso em produtos de apelo ecológico”, pondera.



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