Atualidades – Petroquímica: 1° trimestre registra vendas maiores

A situação da Braskem é mais favorável do que a do início de 2012. A companhia concluiu investimentos em duas plantas, a de butadieno (Triunfo-RS) e a ampliação da linha de PVC em Alagoas, reduziu custos e está conseguindo operar quase a plena carga. Infelizmente, o crescimento do PIB brasileiro vem se mostrando fraco nos últimos anos. “Queremos reforçar nossos laços com os clientes para aumentar nosso market share, aumentar nossa competitividade mediante a melhoria de eficiência e a diversificação de matérias-primas, mantendo a higidez financeira”, afirmou.

Planos em curso – A companhia pretende concentrar seu foco nos negócios petroquímicos no Brasil e no exterior (tem fábricas de polipropileno nos EUA e na Alemanha, adquiridas da Dow e da Sunoco), vendendo outros ativos. É o caso da distribuidora quantiQ, a maior do país. “Esse não é um ativo estratégico da companhia e estamos estudando a sua venda”, informou Fadigas. A Braskem já indicou potenciais compradores para o Cade e obteve manifestação favorável à transação.

A Braskem também está montando os estudos de engenharia básica para a fase petroquímica do Comperj, cuja entrada em operação está prevista para 2018. “Ainda falta definir qual será a composição do gás natural disponível e seu preço, que deverá seguir uma fórmula com base no mercado internacional, mas com referência preponderante do mercado dos EUA”, disse Fadigas. Ele informou que a escala do cracker não deverá ser inferior a um milhão de t/ano em eteno, atualmente considerado o tamanho mínimo mundial.

Nos Estados Unidos, a Braskem mantém em andamento projetos de desidrogenação de propano para suprir com propeno suas fábricas de polipropileno, hoje pressionadas pela elevação dos preços da olefina. “O propeno dos EUA está caro, mas a resina também subiu, um movimento compensou o outro; além disso, o propeno está caro para todos os players”, avaliou.

Página anterior 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios