Indústria Química

Cargas Minerais – Imerys compra negócio de carbonatos da Quimbarra

Marcelo Furtado
15 de maio de 2000
    -(reset)+

    No segundo grupo podem ser listadas as produtoras de carbonatos para aplicações diversas, nas quais o uso do produto é determinado apenas pelo seu preço em comparação com substitutos. “Nesse grupo somos líderes, mas a concorrência entre materiais e também com outros produtores é muito forte”, afirmou. Como exemplo ele citou as formulações de tintas, nas quais os principais ingredientes são a resina e o dióxido de titânio. Por economia, os produtores incorporam grande quantidade de cargas às suas tintas. “Podem ser usados carbonatos, barita, talco e muitos outros produtos, dependendo apenas dos preços”, informou. O mesmo ocorre com a produção de compostos plásticos.

    A intenção da Imerys é aproveitar a capacidade da Quimbarra para produzir linhas especiais, de modo a apoiar a fabricação de artigos industrializados de qualidade compatível com as exigências internacionais. Nos plásticos, por exemplo, Tardelli cita a contribuição negativa das cargas minerais, atribuindo a elas a perda de produtividade de equipamentos de transformação. “Os equipamentos e as resinas são idênticas às do exterior, mas o desempenho da produção é menor”, disse. Segundo informou, atualmente as menores partículas de cargas minerais para esse fim medem 2,5 micrômetros, enquanto já se fala em 0,5 micrômetro em âmbito mundial. “Produtividade significa custo para o transformador”, afirmou.

    Apesar de anunciar a intenção de oferecer diferenciais de tecnologia, Tardelli afirma que isso será feito à medida do grau de desenvolvimento dos mercados atendidos. No caso do precipitado, como é possível controlar a formação dos cristais desde o início, é viável atuar em vários mercados e em múltiplas aplicações. Nos carbonatos naturais moídos a situação é um pouco diferente, pois a produção de especialidades depende de como a natureza formou esses cristais. “Vamos ser cada vez mais competitivos nas commodities, como o carbonato de cálcio 325 mesh [peneira] e ofereceremos tipos especiais quando possível”, afirmou.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *