Automação Industrial

Atualidades – Automação – Aplicações ambientais dominam ISA Show

Hilton Libos
14 de dezembro de 2007
    -(reset)+

    Química e Derivados, Leopoldo dos Santos, Gerente de vendas, Atualidades - Automação - Aplicações ambientais dominam ISA Show

    Santos: sistema wireless foi aprovado no campo

    Esses transmissores da Incontrol irão medir o nível do óleo diesel em dez tanques de 30 mil litros interligados. O técnico de estrutura naval no Projeto Antártica, Luiz Antônio Aguiar, disse que o dimensionamento dos equipamentos para medição do nível dos tanques instalados na casa de bombas da Estação Comandante Ferraz foi definido pela Petrobras, a fim de assegurar as condições de segurança contra a contaminação ambiental em uma das áreas mais isoladas do planeta.

    Durante o evento, a empresa também anunciou a ampliação de sua família de medidores de vazão eletromagnéticos com o modelo Wafer (sem flange). O equipamento, acompanhado do conversor de sinal CEV-1000, é aplicado em fluidos condutivos (água, vinhaça, caldo, celulose, ácidos) em usinas sucro-alcooleiras, indústrias químicas, siderúrgicas e saneamento.

    Nova divisão – No segmento de distribuição de produtos para sistemas de cabeamento estruturado em comunicação, automação industrial e predial, o Grupo Policom Industrial Networks anunciou o estabelecimento de parcerias com a Optical Cable Corporation, Baumier Automation e Knürr Ltda., por meio de sua divisão Industrial Networks. A interface das redes fabricadas pela Knürr será distribuída com exclusividade pelo Grupo Policom. A Baumier Automation distribui as soluções Hirschmann para rede Ethernet – como a família Open Rail – dispondo de mais de mil opções de configuração entre modelos compactos e modulares, além do Octopus, switches com certificação Atex, switches compactos Open Rail RS-40 full gigabit e Mach-1000.

    Em outras parcerias, a Policom Industrial Networks oferece ao mercado uma linha de cabos e componentes de produtos Uninet e Unilan. A empresa também lançou os cabos OCC da série BX Breakout, adequados para redes locais em ambientes industriais e corporativos. Além dos cabos da série GX, Subgrouping Cable, indicados para aplicações internas e externas. Os cabos dessa série dispensam emendas intracabos e têm desenho ideal para cabos híbridos multimodo e monomodo.

    Plataforma para inovação – As plataformas desenvolvidas e lançadas pela National Instruments durante todo o ano passado foram reunidas e apresentadas durante a ISA 2007 – como a plataforma embarcada LabView para suportar novos processadores Blachfin, da Analog Devices e ColdFire, da Freescale além dos pacotes de software que acrescentam novas plataformas para implementação, aumentam o desempenho de código e oferecem compatibilidade com o Módulo Statechart.

    A National Instruments se propõe a transformar a metodologia dos projetos e protótipos para implementar sistemas de medição, automação e aplicações embarcadas. Como resultado dessa nova forma de trabalhar dos seus engenheiros e cientistas, ela já desenvolveu e oferece ao mercado software como o NI LabView e hardwares modulares.

    Em agosto, a empresa lançou a sua mais recente versão da plataforma gráfica para o desenvolvimento desses sistemas de teste, controle e sistema, o LabView 8.5 – após dez anos de investimento em tecnologia multiheading. A plataforma simplifica o desenvolvimento de aplicações em sistemas baseados em FPGA e multiprocessadores multicore com mais de um núcleo de processamento, por meio de uma linguagem intuitiva e paralela baseada em fluxo de dados.

    Outro produto da National para ser empregado em testes de bancada, testes embarcados em veículos e na linha de produção colocada para o mercado no ISA Show 2007 foi o NI CompactDAQ. Classificado como ideal para a aquisição de dados, modular e de fácil conectividade via porta USB, simples configuração, software flexível, nova tecnologia de isolação de até 2300 Vrms e custo acessível foram os diferenciais apresentados pela empresa em relação ao NI CompactDAQ.

    Controladores – Entre os controladores programáveis colocados em destaque no estande da Schneider Electric, o Modicom M340, o MPC6006 e o Expert BF com IHM incorporada, o controlador de processos Modicom Quantum SIL2 e o sistema híbrido UAG foram apresentados como produtos com capacidade para atender à demanda em todo o setor de automação.

    O Modicom M340, programado com software IEC Unity Pro com memória de 4MB, foi desenvolvido especialmente para a manufatura de máquinas complexas. O produto integra uma porta USB e duas portas de comunicação CANopen, Ethernet ou Modbus. Os dados são salvos automaticamente em uma memória flash interna e sua aplicação é arquivada em um cartão de memória flash SD – dispensando baterias e manutenções.

    A Schneider Eletric também apresentou uma ferramenta que unifica as bases de dados PLC e SCADA: trata-se do sistema híbrido Unity UAG (Unity Aplication Generator), que proporciona ao desenvolvedor um ambiente único para a geração de aplicativos PLC + SCADA.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *