Álcool e Açúcar (usinas)

Atuação do Sistema CFQ/CRQs leva Anvisa a elaborar nota técnica para ação de distribuição de álcool gel

Quimica e Derivados
24 de março de 2020
    -(reset)+

    No sábado (21), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou a nota técnica nº2/2020 que permite a estabelecimentos e empresas interessados, em caráter temporário e excepcional, produzir álcool (e álcool em gel) 70% INMP para distribuição ao Sistema Único de Saúde (SUS) e entidades carentes que necessitam do produto, muito demandado no mercado.

    Desde que teve início a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a busca por álcool gel disparou por ser ele um meio eficiente e simples de higienização das mãos e de superfícies potencialmente infectadas  – o que facilita em muito o trabalho de frear a propagação do vírus na população.

    Tendo em vista a demanda além da capacidade produtiva das indústrias, o Sistema CFQ/CRQs tem se mobilizado com instituições de ensino e empresas, além de outros atores, para produzir o álcool gel suficiente para atender à população que mais necessita neste momento. Os Conselhos Regionais de Química III (Rio de Janeiro) e XIX (Paraíba) já estão com iniciativas em curso para produzir álcool gel, outros se somarão nos próximos dias.

    Mas, viabilizadas as cooperações, restava ainda a solução de um possível impasse jurídico.

    Nesse ponto, o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, determinou medidas para a obtenção do aval da Anvisa: desde a sexta-feira, a presidência estava em contato com o órgão para gestionar uma saída que desse segurança à iniciativa e permitisse aos profissionais da Química ajudarem nesse processo. Ainda na sexta-feira, a Anvisa publicou a RDC 350/2020. A medida, porém, demandava mais clareza do ponto de vista do Sistema CFQ/CRQs  – o que levou à edição da nota técnica, publicada na noite do sábado.

    “Estamos satisfeitos com o resultado, uma vez que é uma iniciativa muito importante para que o Brasil supere essa pandemia. Os profissionais de Química estão de parabéns pela disponibilidade em colaborar e o CFQ tem uma participação nisso, desempenhando seu papel para viabilizar essa corrente solidária”, afirma o presidente José de Ribamar.

    LEIA A NOTA TÉCNICA DA ANVISA



    Recomendamos também:








    2 Comentários


    1. Acenção de L. Aguiar Barbosa da Silva

      Boa tarde, gostaria de ajudar a população de alguma forma para obterem álcool em gel,eu e minha família estamos também, com dificuldades em entrar álcool em gel, dificuldades esta geral em várias famílias.
      Tenho uma Mãe de 88 anos e a minha sogra de 89 anos.
      Sou química, tenho conhecimento para ajudar.



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *