Equipamentos e Máquinas Industriais

Selos duplos lubrificados por líquido melhoram a estabilidade em bombas de alta velocidade das linhas de ácido tereftálico purificado (PTA)

Quimica e Derivados
31 de agosto de 2016
    -(reset)+

    Química e Derivados, Artigo Técnico: Selos duplos lubrificados por líquido melhoram a estabilidade em bombas de alta velocidade das linhas de ácido tereftálico purificado (PTA)

    Desenho otimizado para uma operação estável – O comprovado desenho do selo SH(V) foi otimizado para essa aplicação. Melhorias específicas ainda devem ser feitas para assegurar uma operação estável dentro de todo o alcance da operação. Isso inclui a utilização de materiais de altíssima performance. Enquanto o SH(V) standard possui faces rotativas e estacionárias em carbeto de silício, a face estacionária do selo para a bomba Sundyne foi desenvolvido em Buka 30, que é uma variante de carbeto de silício com alto teor de carbono. Esse material de altíssima performance é uma excelente alternativa para fluidos com baixa lubricidade, como a água. O Buka 30 possui tolerância a rodar em seco o que o torna uma ótima opção para essa aplicação.

    Além do descrito acima, o desenho também foi otimizado para garantir confiabilidade funcional mesmo em situações marginais. Uma das características técnicas especiais para o selo de alta pressão desenvolvido para a aplicação de PTA é a incorporação de ranhuras de alta precisão, nas faces do selo. Essas ranhuras, seja na profundidade ou na geometria, foram calculadas para garantir precisão absoluta.

    Como exemplo, as ranhuras que a EagleBurgmann tem usado por vários anos nos selos secos a gás também proporcionam operação segura para selos duplos lubrificados por líquido em aplicações críticas. Submetidas à baixa pressão, as ranhuras promovem a separação das faces criando um amortecedor de pressão e, dessa forma, muito rapidamente estabelece um regime de operação estável. A alta pressão e as ranhuras promovem um efeito estabilizador na medida em que impedem que a separação entre as faces se incremente.

    Resultados comprovados, testados em bancada e na prática – Compilando todos os parâmetros de medição que resultam de uma sofisticada solução de selagem, seja no arranjo em tandem ou face to back, podemos garantir a confiabilidade que a bomba Sundyne requer para aplicações até 100 bar e 9.000 rpm.

    O selo duplo cartucho lubrificado por líquido, dessa forma, cumpre com todos os parâmetros operacionais e demonstra superior estabilidade de selagem quando submetido a flutuações de temperatura, velocidade e pressão. Isso foi confirmado na bancada de testes dinâmicos na cidade de Wolfratshausen, Alemanha, onde os selos foram extensivamente testados e analisados pela equipe de engenharia da Sundyne.

    Os novos selos duplos provaram seu valor em várias bombas Sundyne HMP que sofreram intervenção em 2014, na China, em uma das maiores plantas de produção de PTA do mundo.

    Benito De Domenico Junior



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *