Química

Anvisa reduzirá burocracia e abrirá caminho para insumos mais modernos

Quimica e Derivados
4 de maio de 2019
    -(reset)+

    A Vogler Ingredients, empresa nacional, com 29 anos de mercado e fábrica em São Bernardo do Campo-SP, conta com cinco linhas de produtos que são personalizados conforme a necessidade dos clientes. “Oferecemos soluções que trazem aditivos com pegada natural, com intuito de atender as exigências governamentais para que os alimentos industrializados tenham cada vez menos teores de açúcar, sódio e gordura. Um dos nossos destaques são soluções como o Innodolce NBS-01, blend de stevias de segunda geração, de alta solubilidade e sabor sem residual, que substitui total ou parcialmente a sacarose”, comenta o gerente de marketing Regis Inácio. Ele apresentou amostras de bebidas como o chá mate “zero açúcar”, cujo dulçor foi obtido a partir de moléculas das folhas de stevia, planta medicinal nativa da América do Sul. “Trata-se de uma stevia de segunda geração, cuja tecnologia desenvolvida por uma empresa coreana eliminou o amargor da planta. Desenvolvida há dois anos, essa tecnologia deve impulsionar a produção de refrigerantes híbridos”. Outra novidade da Vogler foi a proteína à base de WPC (soro de leite) para aplicação em bebidas, que não altera o sabor e nem a aparência do líquido. Importada da empresa parceira Arla Foods, da Argentina, a substância agrega na suplementação alimentar dentro do conceito de saudabilidade. Ainda na linha de probióticos, foi apresentado suplemento funcional com fibras Α-ciclodextrina, que auxilia no funcionamento regular da flora intestinal.

    A Tate & Lyle, empresa de origem britânica e filial em Minas Gerais, aposta na rotulagem limpa (Clean label) para impulsionar a indústria de alimentos e bebidas a oferecer produtos inovadores e saudáveis ao mercado. A empresa trabalha com sistemas funcionais compostos por polpa de frutas edulcorantes e fibras estabilizadas. “Redução de sódio, de açúcar e baixas calorias, e que ao mesmo tempo não altere a textura e nem o sabor dos alimentos, são demandas que crescem a cada dia entre os consumidores e nós oferecemos soluções como a polidextrose, fibra alimentar que, contendo edulcorante natural, potencializa benefícios como melhoria do funcionamento do intestino, controle do peso corporal, sensação de saciedade e ainda mantém a textura e o sabor inalterados”, destaca Renata Cassar, Senior Nutrition Scientist da empresa. Segundo ela, pesquisas realizadas nos Estados Unidos relatam que os alimentos fabricados com a fibra solúvel de milho Promitor da Tate & Lyle ajudam na absorção do cálcio no sangue e na retenção óssea, principalmente na fase da adolescência e nas mulheres, após a menopausa. Outro grande diferencial da fibra é que ela pode auxiliar no melhor controle da glicose. “É a primeira vez que participamos da WellFood e nosso objetivo, além de divulgar a marca, é apresentar soluções na área de redução de açúcar e estimular o consumo saudável de fibras”, acrescenta Renata Cassar.

    A MCassab é um grupo familiar nacional que atua há 30 anos fornecendo ingredientes funcionais, direcionados à nutrição humana. “Os consumidores brasileiros querem ter uma vida mais saudável, mas como nem todos praticam atividade física regularmente, então buscam nos alimentos funcionais uma forma de compensar este gap. A nossa função é prover a indústria para que enriqueçam e melhorem a performance dos alimentos produzidos”, diz Marco Resende, gerente da unidade de negócio Nutrição Humana da MCassab.

    Química e Derivados, Resende: suplementos ajudam consumidor a ter vida saudável

    Resende: suplementos ajudam consumidor a ter vida saudável

    Embora reconheça que o setor ainda é um nicho de mercado no Brasil, Resende considera que a indústria brasileira precisa ficar atenta à demanda por diferentes tipos de proteínas de origem vegetal, probióticos, enzimas, emulsificantes, entre outros itens, capazes de desempenhar funções além de nutrir. Na feira, a MCassab apresentou suplementos probióticos – cepas de micro-organismos que favorecem o bom funcionamento do corpo humano; e prebióticos – fibras solúveis que ajudam na digestão e na manutenção da flora intestinal, eliminando o excesso de glicose e colesterol no sangue. A empresa também fornece emulsionantes que melhoram a textura dos alimentos, aditivos como estabilizantes (vitaminas) e acidulantes que mantém o pH estável para que o produto industrializado se mantenha mais tempo acondicionado. Destaque também para o biscoito de castanha-do-pará fortificado com fitoesteróis, substâncias naturais de origem vegetal que estão despertando interesse no mercado global pela sua capacidade de reduzir as concentrações de colesterol no sangue.

    Depois da aquisição, em junho de 2017, da Pharmachem Laboratories, empresa norte-americana, que desenvolve produtos nutricionais e fragrâncias personalizadas, a Ashland, multinacional de especialidades químicas, com sede nos Estados Unidos e presente em mais de cem países, expandiu sua operação no Brasil no segmento de aditivos e nutracêuticos. Com planta instalada em Cabreúva-SP, a empresa estreou na WellFood trazendo um portfólio de inovações. “Com a aquisição da Pharmachem, vimos a necessidade de expor nesta feira para fortalecer nossa marca no segmento de suplementos alimentares”, explica Andrea Laginestra, gerente da área de nutrição da Ashland. Entre as novidades exibidas, estavam alimentos contendo BCAAS, blend de aminoácidos (leucina, isoleucina e valina) que age na recuperação muscular, e TCM, óleo de coco em pó neutro em odor e sabor, adequado para uso em combinação com outros ingredientes em formulas nutricionais. Segundo Andrea, este produto, aplicado em shakes, por exemplo, é ideal para quem tem problemas de digestão. Além destes produtos, a Ashland também apresentou a Linha Aquarius de polivitamínicos com revestimento que protege os comprimidos da degradação e umidade.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *