Anidrido Ftálico

Anidrido Ftálico: encontre aqui tudo que você precisa! Veja conceito, principais aplicações e onde comprá-lo no Brasil

O anidrido ftálico é um produto químico com ampla aplicação industrial, sendo muito utilizado na indústria química para produção de plastificantes, resinas de poliéster, polímeros, tintas, vernizes e muito mais. Confira ao longo da matéria outras aplicações importantes, suas principais características e mais informações. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é anidrido ftálico?
Qual é sua fórmula?
Quais são suas propriedades?
Para que serve?
Como deve ser seu manuseio?
Onde comprar anidrido ftálico?

O que é anidrido ftálico?

Trata-se de um composto orgânico sólido, cristalino e com a aparência de flocos de neve. Também é reconhecido por outros sinônimos, como ácido anidrido ftálico; ácido anidrido 1,2 – benzenodicarboxílico; 1,3 – dioxoftalano; ftalanodiona; 1,3 Ftalandiona; 1,3 Isobenzofurandiona.

É derivado do ácido ftálico, podendo ser obtido por meio da oxidação catalítica do orto-xileno (dimetilbenzeno), um composto derivado do petróleo, ou através da oxidação catalítica do naftaleno.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Qual é sua fórmula química?

    Ele possui a seguinte fórmula molecular: C8H4O3. Portanto, podemos dizer que ele é composto por 8 átomos de carbono, 4 átomos de hidrogênio e 3 átomos de oxigênio.

    Quais são suas propriedades?

    • Classe: andidridos.
    • Aparência: sólida (flocos), à temperatura ambiente. Ele pode ainda se apresentar na forma líquida (fundida) quando aquecido. Vale dizer que o sólido afunda na água, enquanto o líquido solidifica e afunda.
    • Cor: sem coloração.
    • Odor: penetrante e irritante (parecido com cheiro de mofo).
    • pH: ácido.
    • Solubilidade: solúvel em álcool e em outros solventes orgânicos (acetona, etanol e éter), mas é pouco solúvel em água.
    • Massa molar: 148.1 g/mol.
    • Ponto de fusão é 131,6 °C. (nessa temperatura, ele derrete, passando do estado sólido para líquido).
    • Ponto de ebulição: é relativamente alto, 295 °C.
    • Produto irritante: ele pode ser irritante para a pele, olhos e trato respiratório.
    • Estabilidade:  Estável sob condições usuais de manuseio e armazenamento. Não sofre polimerização.
    • Materiais incompatíveis: materiais alcalinos, oxidantes e ácidos fortes. Óxido cúprico, ácido nítrico e ácido sulfúrico, nitrito de sódio.

    Para que serve o anidrido ftálico?

    A principal aplicação do anidrido ftálico ocorre na fabricação de PVC e plastificantes.  Veja a seguir mais detalhes e outras utilizações importantes em diferentes setores industriais.

    • Fabricação de estabilizantes utilizados em PVC.
    • Fabricação de plastificantes: são exemplos de plastificantes à base de anidro ftálico: DINP – DiIsononil Ftalato. DIDP – DiIsodecil Ftalato e DIAP – DiIsoamil Ftalato.
    • Produção de corantes sintéticos como fenolftaleína.
    • Fabricação de aromatizantes.
    • Setor de tintas: ele é usado na produção de secantes e para oferecer propriedades às formulações, por exemplo, aderência, durabilidade e resistência química.
    • Desenvolvimento de secantes para tintas.
    • Produção de resinas poliéster insaturado: estas resinas são usadas na fabricação de plásticos reforçados com fibra de vidro, de peças de plástico reforçado, mármores sintéticos, botões, tanques de armazenamento, tubulações, entre outros.
    • Produção de resinas alquídicas: aplicadas em esmaltes sintéticos e vernizes.
    • Produção de antraquinona e seus derivados; ftalocianinas; fenolftaleína, fluorescina e outros produtos.
    • Usada em inseticidas.
    • Setor farmacêutico: o anidrido ftálico é aplicado em intermediários farmacêuticos.
    • Setor químico: ele pode ser usado como reagente em sínteses orgânicas.

     

    Leia Mais
    Feira Abrafati 2019: Os lançamentos dos expositores deste ano
    Comércio – Operações bem focadas permitem crescer mesmo em tempos difíceis
    Elekeiroz – Abiquim – Demanda firme estimula setor a superar obstáculos
    ABRAFATI 2011 – Expositores apresentam novidades da feira
    REACH – Lei europeia registra substâncias prioritárias e inicia fase de avaliação
    Água: Cresce uso da tecnologia de MBR no Brasil
    Abrafati: As novidades da feira
    Abrafati: Alto teor de sólidos dá o tom na feira das tintas
    Petroquímica: Elekeiroz vai atualizar a Ciquine
    7º Congresso Internacional de Tintas atualiza setor de tintas: Abrafati

    Como deve ser seu manuseio?

    Durante a manipulação do anidrido ftálico é preciso obedecer a uma série de regras para a manutenção da segurança de todos. Recomenda-se evitar a inalação e contato do produto químico com a pele e olhos. Além disso é importante que o manuseio não ocorra perto de materiais incompatíveis.

    Outra exigência relevante é a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) no ambiente de trabalho. Dessa forma, os colaboradores devem fazer uso de luvas, botas e roupas de borracha butílica, polietileno clorado ou PVC, além de máscara facial panorama com filtro contra vapores orgânicos.

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de inalação: remova a vítima para o ar fresco e mantenha-a aquecida e em repouso. Se a pessoa não estiver respirando ou se sua respiração for irregular, ofereça respiração artificial, caso seja possível. Procure atendimento médico imediatamente.

    – Em caso de contato com a pele: remova as roupas e sapatos contaminados e lave o local exposto com bastante água, por aproximadamente 10 minutos.  Se possível, tome uma ducha no local. As roupas e calçados devem ser lavados antes da sua reutilização. Também é essencial procurar atendimento médico com urgência neste caso.

    – Em caso de contato com os olhos: lave imediatamente os olhos atingidos, mantendo as pálpebras abertas, com água corrente abundante por pelo menos 15 minutos. Remova lentes de contato, se for fácil. Caso exista um lavador de olhos no local de trabalho, utilize-o. Recomenda-se buscar assistência médica imediatamente.

    – Em caso de ingestão: Enxaguar a boca com água e remover a vítima para o ar fresco. Nunca ofereça nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Se ela estiver consciente, pode dar pequenas quantidades de água para beber. Não induza o vômito.  Mantenha a pessoa aquecida e em repouso. Aqui também é necessário procurar atendimento médico com urgência.

    Em todos os casos citados, é importante levar a FISPQ (Ficha de Informações e Segurança do Produto Químico) e o rótulo do produto químico para um melhor atendimento médico. A FISPQ nada mais é do que o documento que contém todas informações do produto, incluindo propriedades, riscos, medidas de primeiros socorros, identificação de perigos, medidas de armazenamento, medidas de controle para derramamento ou vazamento e muito mais.

    Sobre o armazenamento, vale dizer que ele deve ser realizado somente no recipiente original e guardado em ambiente fresco, seco, bem ventilado. O anidro ftálico sólido precisa ser armazenado em área coberta, bem ventilada, protegida do sol e distante de fontes de ignição. Por sua vez, o andiro ftálico fundido/líquido precisa ser armazenado a temperaturas entre 160 e 165ºC em atmosfera inerte com nitrogênio.

    Onde comprar anidrido ftálico?

    Os principais fornecedores do anidrido ftálico estão no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Veja como é fácil e rápido encontrar as empresas que você precisa. Comece agora a realizar consultas e orçamentos diretamente com as empresas distribuidoras deste produto químico.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.