Analítica: Feiras reforçam aspecto técnico para satisfazer visitantes

Cresce interesse mundial sobre feira conjunta de instrumental analítico, insumos farmacêuticos e cosméticos, além da programação de palestras em paralelo. Horário de visitação foi encurtado pela crise energética.

Os números são animadores. O ano de 2001 marca um crescimento de 20% de novos expositores e, conseqüentemente, de visitantes nas três feiras organizadas pela VNU Business Media-Brasil (ex-Miller Freeman): a Analítica Latin America 2001, a FCE Pharma; e a HBA South America 2001. O megaevento acontece entre os dias 24 e 26 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo e, em função da crise energética que o Brasil atravessa, o horário de visitação da feira será das 10 às 18 horas.

Química e Derivados: Analítica: Cássia (à direita) e Irina - feiras atraem estrangeiros.
Cássia (à direita) e Irina – feiras atraem estrangeiros.

Parte do sucesso alcançado pela feira se dá pelo caráter, exclusivamente, técnico do evento e seu direcionamento a um público certeiro. Seus visitantes são profissionais com real interesse nos produtos expostos.

Some-se a isso um número, a cada ano que passa, maior de expositores não só do Brasil mas de várias partes do globo.

A Analítica, voltada para os mercados farmacêutico, cosmético, alimentício, petroquímico, químico, de tintas, mineração, ambiental, saúde, laboratorial e saneamento, irá abordar tecnologias para laboratórios, análises e biotecnologia.

Mas a ênfase será atribuída à metrologia, em função das exigências sempre maiores de os laboratórios manterem a qualidade de seus produtos. Para garantir essas necessidades, a VNU estabeleceu uma parceria com a Remesp (Rede Metrológica do Estado de São Paulo), SBM (Sociedade Brasileira de Metrologia) e o Inmetro, que criou um novo segmento dentro da feira, o Analítica Control.

Todo o programa de conferências da Analítica – o Equalab 2001 – será organizado pela Remesp. O Equalab tem por finalidade principal estabelecer um elo mais estreito entre os que dominam a técnica e aqueles que necessitam do conhecimento. Este programa se caracteriza pela harmonização das práticas analíticas e metrológicas na busca da qualidade dos serviços laboratoriais.

Durante os três dias de exposição, o Pavilhão Branco do Expo Center Norte irá manter uma programação de palestras constante. Haverá oficinas onde as empresas expositoras, por de locação do espaço, poderão demonstrar seus equipamentos e serviços para clientes.

A exemplo do ano passado, a Analítica na sua edição 2001 traz expositores dos EUA, Argentina, Espanha, além de um pavilhão britânico, formado por oito empresas, organizado pelo Consulado Britânico. Segundo a coordenadora da Analítica, Cássia Barros, “detectamos, neste ano, um maior interesse por parte das empresas estrangeiras em investir no Brasil”, e complementa, entusiasmada, “empresas da Rússia e do México entraram em contato conosco, para virem visitar a feira.”

Já com a HBA South America e a FCE Pharma, as notícias não são menos animadoras. São mais de 450 fornecedores nacionais e internacionais nas áreas farmacêutica e cosmética, que estarão apresentando seus lançamentos, novas tendências, tecnologias e processos, assim como expositores de embalagens, equipamentos, máquinas, matérias-primas, terceirização e serviços. Irina Pandolfi, coordenadora da HBA South America, diz que o foco de divulgação é a América Latina. “Nosso interesse maior é trazer laboratórios de produto final”.

A novidade para a edição da FCE Pharma/HBA 2001 está por conta do III Espaço Atlas Farma – Memórias da Indústria Farmacêutica. Parte da exposição terá caráter interativo, com exibição dos acervos dos participantes em monitores especiais. Haverá, também, uma programação de conferências técnicas, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, além do 15º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, organizado pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC).

Repetindo a parceria que já aconteceu em 2000, o ISPE (International Society for Pharmaceutical Engineering – The Leading Global Society for Healthcare Technology Professionals) oferece fóruns onde as indústrias de produtos farmacêuticos, entidades regulamentadoras e fornecedores podem discutir assuntos de interesse comum, tecnologias, procedimentos e empreendimentos. O ISPE que tem, no evento, uma sessão exclusiva de palestras, é uma associação tida como referência por 13 mil profissionais da área de saúde.

Outro ponto importante para a FCE Pharma é o FCE Sindusfarma 2001, Prêmio de Excelência no Fornecimento, que será entregue no dia 24 de julho ao fornecedor eleito por mais de 400 laboratórios, como sendo o mais votado em 12 categorias que envolvem desde matéria-prima, equipamentos e embalagens.

Química e Derivados, a seguir, adiantará ao leitor alguns dos principais lançamentos que estarão expostos na Analítica 2001, FCE Pharma e HBA South America.

Novidades para laboratórios

Air Products

A empresa propõe a solução para dois dos maiores problemas de cromatografia gasosa: impurezas e inconsistências dos gases de arraste. A solução está na nova tecnologia BIPtm – patenteados pela Air Products –, hoje disponível para nitrogênio e hélio, que consiste em um filtro especial instalado dentro do cilindro acoplado a uma válvula patenteada que remove oxigênio, umidade, hidrocarbonetos, dióxido e monóxido de carbono dos gases. Este filtro garante um nível de oxigênio mais abaixo de 10 ppb, de umidade menor do que 20 ppb e de hidrocarbonetos, de 100 ppb. Especialmente desenvolvidos para uso em detectores ECD e de massa, os cilindros BIPtm possuem níveis de pureza para melhorar a sensibilidade e a estabilidade da linha de base, reduzir a “sangria” da coluna e, conseqüentemente, melhorar o resultado analítico. Além de propiciar um melhor desempenho, os gases da linha BIPtm dispensam o uso de filtros externos nos equipamentos analíticos e, com isso, elimina-se o custo dos próprios purificadores e reduz-se o tempo de manutenção e estabilização das tubulações, permitindo que o analista dedique seu tempo somente para as análises e não para a manutenção dos equipamentos. Outro problema encontrado pelos usuários de cromatografia é o fato de nem sempre os cilindros de gases possuírem as mesmas especificações. Com o BIPtm este problema deixa de existir. Todos os cilindros vão possuir as mesmas especificações graças ao filtro interno, gerando, confiança para o usuário ao livrá-lo da preocupação com a consistência da pureza dos gases.

Química e Derivados: Analítica: Durômetro 8M também dá peso e espessura.
Durômetro 8M também dá peso e espessura.

Alemmar

As novidades da Empresa ficam por conta de vários equipamentos analíticos. O 8M, da Dr. Schleunger, é um durômetro capaz de medir dureza de diâmetro de comprimidos e afins em um único equipamento tendo, opcionalmente, a determinação da espessura e peso com medidas adicionais. Pode operar stand-alone ou remotamente controlado pelo programa “TabStat 2000” em ambiente Windows. O MB45, da Ohaus, é uma balança que determina a umidade ou teor de sólidos através do aquecimento por lâmpada halógena, tem desempenho de aquecimento até 40% mais rápido que os sistemas tradicionais de aquecimento por infravermelho. Também pode ser utilizada como balança convencional proporcionando alta flexibilidade no laboratório. O ProtoCOL, da Synbiosis, é um sistema de processos de contagem de colônias e medida de halos de inibição garantindo resultados precisos e consistentes. Tem ainda a capacidade de incorporar os processos de diluição em série, discriminação de tamanho, correção do plaquemaneto em ágar, iluminação da amostra, entre outros atributos. Da B. Braun Biotech International, o destaque é o Biostat B, — um fermentador compacto de bancada com vasos de cultura autoclaváveis de volume selecionáveis em 2,5 ou 10 litros. O fermentador é capaz de realizar testes tanto na área microbiológica quanto nos processos de cultura de células.

Química e Derivados: Analítica: MB 45 mede umidade com lâmpada halógena.
MB 45 mede umidade com lâmpada halógena.

Com o uso de um novo modelo de pás e eletrônica totalmente remoldada, o Stomacher 400, da Seward é a versão mais recente de homogeinizadores de laboratório. O diluente e a amostra são extrudados sob pressão, após ilha defletora, aumentando a força de cisalhamento sob ação de agitação do conteúdo das bolsas, desde o topo até o fundo. Outro lançamento é o RapidN, da Elementar. Sua função é determinar o nitrogênio/proteína de maneira rápida e correta de sólidos, pastas e líquidos, sem os custos de pré-tratamento da amostra.

Seguindo o método de Dumas, o sistema automatiza todo o processo de determinação e não requer nenhum produto tóxico para catálise. Já a capela de fluxo laminar delta, da Labconco, definida como classe II, oferece proteção ao produto, ao meio ambiente e à pessoa. Toda esta proteção é dada pela sua abertura frontal com fluxo laminar e filtros HEPA, os quais conseguem remover 99,99% de todo material particulado com 0,3 µm. A Alemmar ainda apresenta a linha de balanças Adventure, da Ohaus, desenhada para as mais diversas aplicações dentro de laboratórios, indústria e educação. Operando com apenas três botões, elimina a necessidade de treinamentos intensivos. Vale destacar dessas balanças a superfície de pesagem, de aço inox, sistema ergonômico de nivelação, interface RS232C bi-direcional, capacidade de pesagem por baixo, indicadores de estabilidade e erro, entre outros. Para finalizar, há o lançamento do Pulverisette 6, da Fritsch, um moinho planetário com princípio de funcionamento por força de impacto cuja redução particular final atinge dimensões menores que 1 µm. É indicado para aquelas amostras consideradas duras (granito), semi-duras (vidro), macias (ração animal) e quebradiças (comprimidos). Outros tipos de amostras ainda podem ser analisados sem dificuldades.

Analyser

O mais novo produto da Analyser em exposição na Analítica é o titulador KF-1000, para determinar, automaticamente, a quantidade de água em todos os tipos de amostras e em quantidades relativamente pequenas. O equipamento possui sistemas de bombas para enchimento, bem como descarte dos reagentes utilizados para análise, diminuindo a quantidade de umidade interna no frasco de titulação e facilitando seu trabalho. Este sistema de titulação é realizado por meio de bomba peristáltica de alta resolução com agitação automática totalmente integrados com o programa interno (software).

Astra Brasil

Tradicional na fabricação de vidraria, com as marcas Vidrolabor e Thermex, a Astra Brasil apresentará endereço oficial da empresa na internet, o www.thermex.com.br. Segundo a empresa, trata-se do primeiro site business to business de vidraria de laboratório do País. Na área restrita da homepage, os clientes da empresa podem — utilizando sua senha — efetuar pedidos de compra, consultar prazos de entrega de produtos, disponibilidade de entrega imediata, além do download do catálogo de produtos.Os consumidores finais podem consultar qual o distribuidor mais próximo geograficamente, verificar preços ou solicitar visitas técnicas. A Vidrolabor apresenta, também, a versão digital em CD-ROM do catálogo de produtos da empresa, com a especificação e desenho de mais de 1,7 mil itens.

Biosystems

A empresa é especializada em instrumentos de controle para qualidade em laboratórios químicos, clínicos e de biologia molecular. No seu estande, destacam-se os seguintes produtos: microcentrífuga refrigerada molecular Vision, incubadora CO2 Shellab, freezer de ultrabaixa temperatura Ilshin, ponteiras descartáveis para micropipetas Axygen, leitoras de Elisa Biotek, fontes de eletroforese Consort, cubas para eletroforese Scie-Plas, espectrofotômetro DNA “WPA”, viscosímetro Rheotec. Ainda apresenta instrumentos como a: balança analítica Boeco, incubadora de hibridização Fine PCR, transiluminador Vilber Loumart, homogeneizador ultra-sônico Bandelin, câmara com atmosfera controlada Plas Labs, pipetas digitais HTL e concentrador a vácuo Uniequip. Tem, também, homogeneizador Stomacher Interscience, descartáveis para laboratórios Kartell e centrífuga rotina laboratorial MPW.

Bran+Luebbe

A Bran+Luebbe do Brasil apresenta, na Analítica 2001, o seu NIR InfraAlyzer 2000, com demonstração do software SESAME. Mostra ainda auto-analisadores e sistema FIA da Bran+Luebbe para determinações colorimétricas de diversos parâmetros em água, tabaco, fertilizantes e produtos farmacêuticos.

CGS Ciola & Gregori

Pioneira em cromatografia no Brasil, a CGS possui 40 anos de experiência na comercialização de equipamentos analíticos para laboratório. Desde 1961, fornece equipamentos e suporte analítico para inúmeros ramos industriais, como os de material plástico, papel e celulose, automobilística, entre outros setores, além de companhias de gás, hospitais, universidades estaduais e federais e instituições governamentais. A linha de equipamentos compreende cromatógrafo a gás (GC), cromatógrafo líquido (HPLC), cromatógrafo a gás super-rápido (EZ-Flash), cromatógrafo de íons (IC), high resolution gas chromatography, GC/MS, HPLC/MS, flow injection analysis (FIA), espectômetro de absorção atômica (AAS), espectômetro UV Vis, analisador de carbono e nitrogênio total (TOC/TN), refratômetros, detetor eletroquímico para HPLC, viscosímetros, pHmetros, condutivímetros balanças analíticas e semi-analíticas, colunas cromatográficas, septos, ponteiras e pipetas.

Deltech Control

Química e Derivados: Analítica: Determinador da Büchi é completo.
Determinador da Büchi é completo.

Destaca a linha de instrumentos da Büchi, que contempla determinadores de proteína, gordura e ponto de fusão, evaporadores rotativos, geradores e controladores de vácuo, cromatografia preparativa e espectrometria NIR. Maior ênfase para os rotavapores R-200 e R-205, considerado pela empresa como os mais compactos do mundo com oito vantagens exclusivas. São 33% menores, de fácil manuseio, possuem banho de aquecimento com cobertura em PTFE e display digital de 20ºC a 180ºC. Dispõem de sistema de selagem único para todas as opções de vidraria, servo-jack motorizado, novo condensador com ângulo otimizado para frascos menores e conectores centrais.

Possui ainda opção para display digital duplo com controle de temperatura do vapor e rotação. A Deltech comercializa, também, tituladores Karl Fischer, potenciométricos e coulométricos de boa relação custo—benefício, fácil operação e de acordo com as normas GLP/GMP. Amplo display para curva em tempo real, com armazenamento de dados em cartão entre outras opções. Os tituladores Kyoto são de operação amigável, com opção de titulação reversa e conexão para PC. Atendem à determinação precisa de baixos teores de água, com opção de conexão de até duas células com ou sem diafragma. Suas unidades de controle de titulação possibilitam a realização de até quatro titulações simultâneas. Vale conferir a linha de refratômetros ABBE, e os de microscópios estereoscópios, polarímetros e fontes de luz. Isso sem falar dos espectrofotômetros mono feixe e duplo feixe, visíveis, UV VIS, com reflectância difusa ou especular e sistemas HPLC.

DP Instrumentos científicos

Há 15 anos no mercado, a DP Instrumentos Científicos comercializa equipamentos para laboratórios químicos, físicos e biológicos e para áreas de segurança, medicina e higiene do trabalho, meio ambiente, assim como para serviços de manutenção, reparo e calibração. Os destaques na exposição são os viscosímetros, reômetro de stress controled — família SR5 — reômetros strain controled — família ARES, RDA e RFS —, reômetro capilar — ACER 2000 —, com pressão de 30 mil psi, força 40 e 60 kN e temperatura de até 400ºC, reômetro elongacional — RME —, reômetro para controle de processo — PCR 620 —, texturômetro, dentre outros. Para sistemas de termoanálise, há os aparelhos DSC (calorímetro diferencial de varredura), TGA (analisador termo-gravimétrico) e o STA (analisador simultâneo de termoanálise), Há, também, o analisador termodinâmico mecânico (DMTA V), e o analisador de sólidos RSA III (com strain controled). Além disso, mostrará analisador de umidade, sistemas Karl Fischer (convencional e coulométrico), analisador de halogênio orgânico, nitrogênio e enxofre; cloreto, colorímetro e refratômetros.Na área de equipamentos de medicina, higiene e segurança do trabalho serão expostos luximetros, anemômetros, explosímetro, bafômetro, termômetros de globo, detectores de gases, dosímetros, decibelímetros analógicos e digitais, bombas de amostragem de AR e calibradores de fluxo.

Femto

Fabricante especializada em espectrofotômetros, a Femto vai expor os modelos Femto 600 e 600 Plus, equipamentos que executam leituras na região da luz visível, de 325 a 1100 nm, na região da luz visível e ultravioleta. De 200 a 1100 nm, há os modelos Femto 700 e 700 Plus. Os modelos 600 Plus e 700 Plus são aparelhos microprocessados, que podem ser programados até 180 curvas-padrão com seleção automática dos comprimentos de onda. Já os novos modelos Femto 600S e Femto 700S, ambos microprocessados e com seleções

Química e Derivados: Analítica: Bomba de vácuo - compressor Fisatom.
Bomba de vácuo – compressor Fisatom.

dos comprimentos de onda são manuais. Todos estes modelos apresentam comutação de voltagem 117/220V automática, sem risco de acidentes. O espectrofotômetro NIR-900PLS, infravermelho próximo, é um equipamento que executa leitura na região 1100 a 2500 nm, em transmissão e reflexão. A SWS100, estação de trabalho espectrofotométrica, novidade na Analítica 2000, também estará em exposição na edição de 2001. Sua aplicação destina-se a laboratórios com grande volume de amostras. Alguns elementos, como cálcio e fósforo em rações, já estão sendo determinados pela SWS100 no laboratório de referência animal, de Pedro Leopoldo – MG.

Fisatom

Divulgação O grande destaque da Fisatom será sua nova linha de bombas de alto vácuo, com proteção contra solventes e o lançamento do equipamento para determinação do ponto de fusão. Além disso, a Empresa apresenta sua linha tradicional, composta de: agitadores mecânicos e magnéticos, barras magnéticas, banhos de aquecimento, destiladores de água, desumidificadores de ar, mantas aquecedoras, fitas e placas aquecedoras, evaporadores rotativos, bombas de vácuo, aquecedores para laboratório, pinças e garras para laboratório e plataformas elevatoriais.

Gehaka

Durante a feira, a Gehaka apresentará sua linha tradicional de balanças, tendo como destaques a balança analítica AG200 — 100% nacional — bem como os novos analisadores de umidade por infravermelho, modelos IV2000 e IV2002.

Química e Derivados: Analítica: IV 2000 lê umidade por infravermelho.
IV 2000 lê umidade por infravermelho.

Mas a Gehaka tem mais lançamentos, como o medidor digital, semi-automático de ponto de fusão, modelo PF 1500; viscosímetro digital, tipo Copo Ford, modelo VG200; e equipamentos para purificação de água, com vários modelos de desionizadores, osmose reversa e destiladores.

A empresa importa alguns produtos expostos, como a linha de medidores de pH, condutividade e temperatura da marca Oakton (EUA) as bombas peristálticas e acessórios da também americana Masterflex, espectrofotômetros UV e visível da inglesa Techne/Jenway e o agitador mecânico com indicação de velocidade digital da canadense Caframo. Além disso, a Gehaka representa buretas digitais, dispensadores e dosadores de líquidos da alemã Hirschmann, refratômetros portáteis e de bancada e o analisador de umidade por microondas, da Leica, também da Alemanha e os registradores gráficos de umidade relativa e temperatura, da Dickson (EUA).

Hipperquímica

A Hipperquímica Suprimentos para Laboratórios apresenta a estufa a vácuo Jeio Tech, com novo design, mais barato e mais moderno. Ideal para secagem rápida de materiais cujas características não podem ser danificadas durante a secagem. Para se atingir este resultado, a estufa trabalha com temperaturas menores que a atmosfera ambiente. Dispõe de uma janela de visão ampla para manter o monitoramento durante o ensaio. Possui, ainda, um interruptor-limite de temperatura mecânico que previne o superaquecimento, no caso de o equipamento ser operado no automático. É ideal para secagem em geral, cura e condicionamento de materiais, teste de umidade e envelhecimento de testes. Outras grandes novidades serão os filmes Bel Art, feitos em TPX (polimetilpentano), um plástico transparente com resistência química e térmica a 177ºC, sendo assim autoclavável. Além disso, vale destacar as soluções fatoradas da marca Colleman e as balanças analíticas da japonesa Shimadzu.

Instrulab/Lablínea

Química e Derivados: Analítica: Design combina mobiliário com instrumental analítico avançado.
Design combina mobiliário com instrumental analítico avançado.

Divulgação Quem visitar o estande da Instrulab e Lablínea na Analítica 2001 encontrará um completo laboratório físico-químico aplicável à análise de alimentos, bebidas e meio ambiente e, também, um laboratório para técnicas analíticas. As empresas, cada qual na sua especialidade, entendem que equipamentos e mobiliário devem formar integração perfeita quanto à funcionalidade, estética e durabilidade.

O mobiliário exposto na Analítica 2001 indicará como a Lablínea atende às necessidades do usuário desde o tampo da bancada e o aproveitamento de vazios, ao revestimento de capelas, bem como a melhor disposição do instrumental nesse espaço. Aproveitando a interligação das feiras Analítica, FCE Pharma e HBA South America, lançarão alguns produtos, como o Torquo, fabricado pela Vibrac International, dedicado à realização de testes de torque em indústria de embalagens para a área de bebidas, refrigerantes, cosmética e farmacêutica.

Ainda para a área de bebidas, apresentarão o Sugarmatic, equipamento fabricado pela Gilbertini Eletrônica, que completa a linha de instrumentos dedicados à análise de teor alcoólico e açúcares em bebidas destiladas. Para a área de alimentos, a Instrulab destacará equipamento para determinação de fibra dietética e, também, os já tradicionais determinadores de proteína e gordura, análises fundamentais para a determinação da composição centesimal de alimentos de uso humano e de rações.

Química e Derivados: Analítica: Laborglass mostra vidraria da Schott.
Laborglass mostra vidraria da Schott.

Laborglas/Schott

Os produtos que levam as marcas Laborglas e Schott, expostos na Analítica 2001, são balões volumétricos, de fundo redondo, de fundo chato, conede inhoff, pipetas volumétricas, provetas, buretas, becker, erlenmeyer, frasco reagente e juntas. Já os materiais de oficina própria, da Laborglas são as aparelhagens de vidro, cilindros, tubos de vidro, bastões, capilares, barril, butirômetros, buretas, cálices graduados, copos de precipitação, copo salut, copo shop righer, cubas, cachimbo de pressão, condensadores, dornic, extratores, frasco babicock, frasco borel, frasco conta gota e de chapman, funil de vidro, de separação, grau de vidro, kjeldahl, kitazato, pipetas, tubos nesller, vidro de relógio e viscosímetro Cannon-Fenske. Tem também os produtos que levam somente a marca Schott que são os anéis, cadinhos, cubas retangulares, frascos quadrados, funis de Buchner, garrafões e tampas.

Leco

Química e Derivados: Analítica: TOFMS Jaguar amplia sensibilidade analítica.
TOFMS Jaguar amplia sensibilidade analítica.
Química e Derivados: Analítica: Renaissance combina velocidade e precisão.
Renaissance combina velocidade e precisão.

A Leco Instrumentos apresenta o novo Jaguar espectrômetro de massa TOFMS (Time of Flight Mass Spectrometer). O Jaguar oferece a sensibilidade e precisão de massa necessitadas para as mais rigorosas aplicações de cromatografia líquida. Com o Renaissance, TOF-ICP-MS, combinação do Inductively Coupled Plasma, com a alta velocidade e a capacidade de geração de dados do espectrômetro de massa Time of Flight axial, patenteado pela Leco. Segundo a empresa, o Pegasus III GC/TOFMS da Leco é o sistema mais rápido do mundo para cromatografia gasosa com espectrômetro de massa, capaz de reduzir para menos de seis minutos o tempo de uma análise nafta normalmente realizado em duas horas. Na área de metalografia, uma nova linha de embutidoras (PR-4) e uma outra, de cortadoras (MSX), foram colocadas no mercado, em 2001.

Marte Balanças

No mercado de balanças e equipamentos para laboratório, há 51 anos, a Marte Balanças mostra na Analítica 2001 sua nova linha de balanças eletrônicas de precisão MB16K, 16 quilos com sensibilidade de 0,1g e a MB50K, 50 quilos com sensibilidade de 1g. Possuem display gráfico digital iluminado, indicador de estabilidade de leitura e indicador de capacidade já utilizada, pesagem em oito unidades diferentes e mais quatro definidas pelo usuário e interface serial RS232C. Realizam diversas funções como contagem de peças, porcentagem absoluta e relativa, função estatística e determinação de densidade por processo hidrostático. A série ID de determinadores de umidade também será lançada na Analítica 2001. Os modelos ID 50, com 51g de capacidade, sensibilidade 0,001 g e precisão na umidade de 0,01%, e ID 200, com 210g de capacidade, sensibilidade 0,01g e precisão na umidade de 0,01%, possuem display LCD matriz de pontos iluminados, indicador de estabilidade de leitura e indicador de capacidade já utilizada. A fonte de calor infravermelho é gerada por uma resistência encapsulada em quartzo (esfriamento imediato para novo teste). Possuem três programas para análise de determinação da umidade. Realizam também diversas funções como pesagem, porcentagem absoluta e relativa, estatística e checagem de peso. Contam com interface serial RS232C. Outra novidade será o determinador de umidade on-line MM710, fabricado pela inglesa NDC Infrared, que especifica o teor de umidade de produtos sólidos na linha de produção por meio de um sensor infravermelho. O equipamento também determina a concentração de açúcares, proteína, gordura e espessura de filmes. Além disso, a Marte estará com toda sua linha de equipamentos para laboratório.

Mettler Toledo

Fundada em 1945, a empresa ocupa posição de destaque no mercado de instrumentos analíticos, incluindo tituladores, sistemas de termoanálise, reatores automáticos de laboratório, transmissores de pH e eletrodos. Com sede em Greifensee, na Suíca, a empresa atua em 37 países e mantém unidades próprias de produção na Europa, Ásia, América Latina e Estados Unidos. Estabeleceu-se no Brasil, em 1986, através da aquisição da Ingold Indústria e Comércio, tradicional produtora de eletrodos, dando origem à filial Mettler Toledo Process Brasil que, além de produzir eletrodos, também comercializa uma linha completa de sensores e equipamentos destinados à medição de pH, condutividade, oxigênio dissolvido, turbidez e potencial Redox para laboratórios e processos industriais, atuando em tratamento de água, alimentos e bebidas, biotecnologia, açúcar e álcool, papel e celulose, mineração e processos químicos em geral. Em 1998, alinhada às diretrizes mundiais, adquiriu a certificação ISO 9002. Os principais produtos comercializados pela Mettler Toledo são transmissores (portáteis, bancada e industriais) para medição de pH/Redox, oxigênio dissolvido, condutividade de contato e indutiva, eletrodos de pH/Redox, íons seletivos, compensadores de temperatura (Pt 100 e Pt 1000), soluções de calibração de pH e condutividade, sondas para medição de pH/Redox, oxigênio dissolvido, condutividade em processos industriais, acessórios (cabos, soluções e vários outros).

Millipore

Dos produtos programados para lançamento na feira, a Millipore antecipa apenas dois. O primeiro, o monitor microbiológico de ar Mair T, foi desenvolvido para análise microbiológica de ar em áreas críticas, como salas limpas para processamento de injetáveis, salas cirúrgicas, áreas de processamento de alimentos e bebidas, entre outras. Apresenta uma série de benefícios, como amostragem de 1 m³ em apenas sete minutos; tela com cerca de 1.000 perfurações minimiza a possibilidade de sobreposição de colônias, dispensando correção de resultados; placas com quadriculado integrado facilitam a contagem de colônias; quantidade de ar evita ressecamento e permite amostragem de 1 m³; portátil, com bateria que permite amostragem até sete horas contínuas e disponibilidade de placas vazias ou pré-envasadas com meios de cultura. O segundo lançamento é o caldo m-ColiBlue 24, um meio de cultura que combina a rapidez dos testes de presença-ausência para detecção de coliformes com a vantagem da enumeração de colônias, utilizando-se a técnica da membrana filtrante. As colônias de E.coli apresentam cor azul, outros coliformes a cor vermelha e a soma dos dois tipos representam os coliformes totais. Não há necessidade da adição de outros reagentes ou mesmo o uso de lâmpadas fluorescentes. As aplicações mais comuns são para água bruta, potável, águas minerais e bebidas.

Química e Derivados: Analítica: GC 3900 conta com sistema de dissolução de comprimidos.
GC 3900 conta com sistema de dissolução de comprimidos.

Varian

A Varian reservou diversas novidades para a Analítica. O espectômetro de plasma simultâneo ICP-OES Vista MPX possui o inovador Detector CCD Megapixel. O cromatógrafo a gás GC 3900, uma plataforma compacta e fácil na sua operação, que conta com sistema de dissolução de comprimidos Varian/Vankel, é totalmente automatizado. O espectômetro de massas triplo quadrupolo Varian 1200 tem alta resolução e o Íon Trap Saturn 2200/2100 possui tecnologia Waveboard. A Varian presta esclarecimentos ainda de seus cursos de instrumentação analítica, seminários de atualização tecnológica, prestação de serviços e contratos de manutenção, além de possuir uma equipe qualificada para realização de treinamentos em configurações especiais.

White Martins

A White Martins, fabricante de gases especiais, oferece mais de 100 gases puros e um número infinito de misturas com especificações adequadas aos requisitos das diversas técnicas de instrumentação analítica. As especificações dos produtos são resultados da constante pesquisa de necessidades dos clientes e do contato com os principais fabricantes mundiais de equipamentos analíticos. A empresa oferece padrões líquidos e gasosos, de acordo com várias especificações, além de ter mais de 230 tipos de compostos destinados à área de monitoramento ambiental, controle de processo, higiene industrial e controle de qualidade. O laboratório de desenvolvimento pode criar projetos específicos, de acordo com a necessidade do cliente. E pensando neles a White Martins desenvolveu os gases 6.0, de alta pureza (99,99%), produzidos sob rigoroso controle de qualidade, para atender às diversas necessidades das técnicas analíticas, dentro de critérios definidos pela norma ISO 9001. A White Martins divulga ainda suas centrais de gases especiais com troca automática, sistemas indicados para garantir o fornecimento contínuo e seguro de gases de alta pureza, proporcionando aumento da produtividade do laboratório. Através de um sistema de diferencial de pressão ocorre, automaticamente, a mudança do cilindro em uso para o lado reserva, sem interrupção da análise e flutuação da pressão do trabalho. Além disso, são oferecidos equipamentos e serviços de instalação centralizados, para garantir a qualidade e segurança nas aplicações dos gases.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.