Farmacêutico e Biotecnologia

Analítica: Feira traz o fino da indústria ao Brasil

Quimica e Derivados
24 de outubro de 2003
    -(reset)+

    Química e Derivados: Analítica: micronal.MICRONAL

    A empresa promoveu o lançamento da linha de evaporadores rotativos. Desenvolvidos para atender ampla faixa de requerimentos industriais, como a recuperação de solventes, secagem à baixa temperatura, e concentração de amostras, esses equipamentos possuem banho com controle de temperatura microprocessado, indicadores de temperatura e rotação por meio de display LCD, motor de passo, rotação de torque auto-compensável, juntas de vidraria compatíveis com os padrões de mercado, além de sistema de levantamento rápido, timer programável até 99,9 horas e coluna de refrigerador em borossilicato.

    Química e Derivados: Analítica: pensalab. PENSALAB

    O novo multiviscosímetro HMV-472, lançado pela Pensalab e Herzog, tem dimensão otimizada e comporta dois banhos independentes com temperaturas distintas e configuráveis. O equipamento promove análises de amostras opacas e/ou claras em um mesmo capilar, e dispõe de dois amostradores automáticos para 26 amostras cada, perfazendo total de 52 amostras. Sob range de temperatura dos banhos de 20 °C a 150 °C, com volume contínuo de óleo, o equipamento possibilita o uso de dois tipos de solvente para limpeza, incluindo o uso de acetona, para que se possa ainda acrescentar mais dois outros solventes, totalizando opcionalmente até quatro solventes. A empresa também expôs novo titulador automático, que opera com o método Karl Fisher, além de processador de amostras robótico. Também foram apresentadas as novas linhas Metrohm Advanced de cromatógrafos de íons modulares (com nova versão de software compatível com as exigências da norma CFR 21, parte 11) e PMD100, de mini-destiladores automáticos, providos de novo software, versão 3.0, preparado para destilação de gasolina C, incluindo 25% de álcool, e que permite a destilação de produtos cujos pontos de ebulição apresentam alta restrição, sendo necessários apenas tolueno e n-hexadecano para a calibração do PMD.

    Química e Derivados: Analítica: permution. PERMUTION

    O sistema de osmose reversa apresentado produz até 20 litros/hora de água com condutividade elétrica menor do que l,25 microS/cm e vem acompanhado de bomba pressurizadora, podendo operar sob pressão zero de água de entrada. Além da linha laboratorial, foram destacados sistemas para vazões até 50 mil litros/hora (para uso industrial) ou mais (sob consulta), idealizados para aplicações nas indústrias farmacêutica, cosmética, química, centros de hemodiálise, dessalinização para pequenas comunidades, entre outras.

    Química e Derivados: Analítica: polimate.POLIMATE

    Inovações desenvolvidas pela Pamas (Alemanha) e Anton Paar (Áustria) foram os destaques no estande da Polimate. Da Pamas foram apresentados os sistemas para monitoração de partículas em ar/gases, líquidos e sólidos, com princípio de medição ótico e grau de detecção de partículas a partir de 1 micra, técnica aplicada em diversos ramos industriais de semi-condutores, filtros de óleo, fluidos de refrigeração, mecânica pesada, automobilísticas, aeronaves, alimentos e farmacêuticas. Da Anton Paar foi lançado o medidor digital de teor alcoólico em cervejas para uso em bancadas “Alcolyzer Plus Beer”, desenvolvido com a técnica do infravermelho próximo de espectroscopia NIR, para determinar teores de álcool e extrato. Com capacidade para armazenar até cem resultados na memória, o equipamento pode ser utilizado em conjunto com o densímetro digital DMA 4500 ou DMA 5000, para medir de forma simultânea teor alcoólico e densidade, calculando automaticamente o teor alcoólico peso/peso, extrato real, extrato original, extrato aparente, gravidade específica, grau real e aparente de fermentação, calorias, entre outros.

    Química e Derivados: Analítica: radchrom. RADCHROM

    O analisador de distribuição de tamanho de partículas Horiba, modelo LA-300, opera com a técnica de espalhamento de luz, utilizando feixe de laser. Pode medir partículas em emulsões e suspensões, na faixa de 0,1 a 600 microns, e tem aplicações em laboratórios de pesquisas e controle de qualidade das indústrias farmacêuticas e de cerâmicas finas, pós de metal, polímeros, pigmentos, tintas e acabamentos, adesivos, catalisadores, minerais e argilas, entre outras.

    RENISHAW

    A filial brasileira da empresa inglesa, líder mundial na fabricação de equipamentos de metrologia, há uma década também se dedica à fabricação de ampla linha de instrumentos para espectroscopia, incluindo microscópios, espectrômetros portáteis para processos de monitoramento, diodos laser, e detectores CCD refrigerados, utilizados em laboratórios de pesquisas voltados às áreas farmacêutica, química, médica, polímeros etc. Foram destacados os microscópios Raman, série RM, e os analisadores, série RA, capazes de identificar e caracterizar a estrutura química dos materiais sem contato e de modo não-destrutivo.

    SPECTRO

    Dois modelos de espectrômetros foram destacados. O Ciros, espectrômetro de emissão atômica com plasma indutivamente acoplado (ICP-AES), e cobertura de 120 nm a 800 nm, permite análises de 25 elementos em dois minutos com 22 detectores CCD que trabalham à temperatura ambiente e com reduzido consumo de argônio. O outro equipamento é o Xepos, espectrômetro de fluorescência de raios-x por dispersão em energia, com excitação por raios-x polarizados (patente Spectro), alcançando limites de detecção entre cinco a dez vezes menor em relação aos equipamentos que operam por técnica tradicional. Com detetor de silício resfriado a Peltier, dispensa nitrogênio líquido e promove análises de Na a U.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *