Amido, saiba mais sobre este ingrediente e encontre fornecedores

Conheça as propriedades e aplicações deste importante composto vegetal.

O amido é um composto de origem vegetal com enorme valor nutricional e extremamente importante para a indústria, aplicado nos mais diferentes segmentos, do alimentício a construção civil. Geralmente, é modificado na indústria por meio de processos químicos, físico e térmicos para sua melhor aplicação. Veja mais informações sobre este importante polissacarídeo, considerado um polímero natural!

Acesso Rápido no post

O que é Amido?
Qual é sua fórmula?
Onde é aplicado?
Características do amido
Como encontrar fornecedores de amido?

O que é o amido?

O amido é um polissacarídeo (glicano) ou, em outras palavras, carboidratos complexos formado por diversos monossacarídeos unidos entre si por ligações glicosídicas.

Como trata-se de um polímero natural, pode ser encontrado na natureza, em grânulos de diferentes tamanhos e formatos, principalmente em grãos de cereais (arroz, milho e trigo) e tubérculos (batata e mandioca).

Quando é obtido a partir de vegetais aéreos, como frutos ou sementes, é denominado de amido, por sua vez, quando vem de órgãos subterrâneos como tubérculos, é chamado de fécula. Ele também pode ser chamado de amilo.

Não tem sabor nem cheiro e é considerado a principal fonte de carboidratos, inclusive o mais comum na alimentação humana. Nas plantas, é a principal fonte energética.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual é a fórmula do amido?

    Sua fórmula química é (C6H10O5)n.

    O amido é formado por uma cadeia composta por dois polissacarídeos: amilose e amilopectina. Todos amidos são constituídos por uma dessas moléculas ou uma associação entre elas. O milho, por exemplo, é formado por 25% de amilose e 75% de amilopectina.

    Onde é aplicado?

    O amido tem uma ampla aplicação, sendo utilizado nos mais diferentes segmentos. Costuma ser usado na indústria de alimentos, papel, petrolífera, construção civil, química, farmacêutica, de bens de consumo, metalúrgica, têxtil e muito mais.

    Tem grande importância na indústria alimentícia graças ao seu baixo custo e suas funções de melhorador de propriedades físico-químicas, podendo ser utilizado para alterar, incorporar, emulsionar e melhorar a textura, aparência, umidade; para ligar ou desintegrar; expandir ou adensar; clarear ou tornar opaco; além de oferecer cremosidade, coberturas crocantes, viscosidade e estabilidade no armazenamento (shelf life).

    São vastamente empregados em iogurtes, sobremesas prontas, bebidas lácteas, queijos processados, molhos, balas de goma, bebidas, sopas, gelatinas, pães de queijo, farinhas, entre outros.

    O mercado alimentício trabalha em geral com três tipos de amidos: o resistente, modificado e o pré-gelificado.

    – Amidos modificados: amidos nativos ou regulares que tem suas funções ou cadeias modificadas por ação química, térmica, termoquímica ou enzimática para atender a fins específicos da indústria.
    Na panificação, os amidos modificados podem ser utilizados como espessantes para recheios de tortas coberturas; nas sopas e conservas, ele melhora a textura e aparência final; nos sorvetes são aplicados como espessantes e estabilizantes. Em condimentos e temperos oferecem melhor estabilidade no processamento a quente e melhora textura.

    – Amidos pré-gelificados: amidos nativos, regulares ou modificados gelatinizados. Podem ser utilizados na produção de massas, condimentos, como espessantes em sopas instantâneas, caldo de carne desidratado e outros molhos e muito mais.

    – Amidos resistentes: denominação dado ao amido não é digerido no intestino delgado e que possui efeitos fisiológicos semelhantes ao das fibras alimentares. Também são usados para melhorar textura, crocâncias e deixar mais macio.

    Características do amido

    – CAS 9005-25-8;

    – Aparência: pó branco;

    – Densidade: 1,5 g/cm³;

    – Massa molecular: entre 60.000 u e 1.000.000 u;

    – São insolúveis em água fria, necessitam de gelatização para algumas aplicações industriais;

    – Utilizado como ingrediente calórico e para melhoramento de propriedades na indústria alimentícia.

    O amido de milho é um dos mais utilizados na indústria alimentícia
    O amido de milho é um dos mais utilizados na indústria alimentícia

    Onde encontrar fornecedores de amido

    Os principais fornecedores de amido estão no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Através deste portal, você tem acesso a diversos fornecedores e pode realizar vários orçamentos para empresas diferentes de uma só vez. Experimente essa incrível facilidade e veja como ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.