Ambiente – Fitabes leva inovações para o Rio Grande do Sul

A Abes também promove programas de divulgação técnica e científica, realização de seminários, simpósios, palestras, debates, cursos e congressos nacionais especializados em engenharia sanitária e ambiental. A entidade conta com seções estaduais. Em âmbito internacional, a Abes faz parte do Capítulo Nacional da Aidis – Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria Y Ambiental, que congrega todos os países do continente americano, além de outras instituições correlatas.

O congresso terá como tema “Sa­nea­mento Ambiental: A Excelência da Gestão como Caminho para a Univer­salização”. O evento terá o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), De­­par­tamento Municipal de Águas e Es­goto (Dmae), órgão da prefeitura de Porto Alegre-RS, Sabesp, Copasa (MG), Compesa (PE), Corsan (RS), Em­basa (BA), Agência Nacional de Águas (ANA), BNDES e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A programação do congresso ambiental prevê a realização de diversos painéis, com a apresentação de trabalhos técnicos sobre a universalização do saneamento: desafios e soluções para o setor, financiamento do setor de saneamento, novas formas de contratação de saneamento, novas tecnologias de tratamento de esgoto, desastres climáticos, regulação do setor de saneamento, gerenciamento de recursos hídricos e eficiência energética em sistema de abastecimento de água e esgotamento.

Também faz parte da programação do evento a apresentação de painéis sobre mudanças climáticas: ambiente e economia, fórum mundial da água, os desafios e as metas de reúso de água, novas tecnologias para o tratamento de água, parceria público privada, infraestrutura urbana e os desafios do reassentamento involuntário, elaboração de projetos de saneamento e gerenciamento de resíduos sólidos.

No congresso, ocorrerá a segunda edição do Campeonato dos Operadores, iniciativa da Abes que visa a promover a inclusão e a maior participação dos operadores de nível técnico das empresas prestadoras de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do país. A competição focaliza o aprimoramento técnico e a melhoria do desempenho operacional do setor.

As provas serão disputadas em quatro categorias: prova de instalação de kits de segurança em cilindros de cloro de 50 a 900 kg, que visa a avaliar a performance dos operadores e a efetiva utilização dos critérios de segurança; prova de eletromecânica, que verifica a performance dos operadores e a efetiva utilização dos critérios de segurança; prova de leitura e entrega de fatura, que destaca a performance do leiturista e a eficiência do coletor de dados; e a prova de montagem de padrão e ligação de água, que tem por objetivo observar a performance do operador/oficial de manutenção, na montagem do padrão e ligação de água.

Todas as provas contarão com um comitê de avaliação composto por dois juízes com conhecimento específico sobre o tema e um juiz para decisões institucionais. Os componentes do Comitê de Avaliação serão apontados pela Comissão Organizadora do 26º Congresso e pela diretoria nacional da Abes. Quanto à premiação do campeonato, os vencedores receberão como prêmio um pacote de viagem incluindo passagem e hospedagem para o XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS, que ocorrerá em Salvador, em maio de 2012. Já as demais equipes de operadores e empresas participantes das provas ganharão certificados.

Página anterior 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios