Alimentos e Bebidas

Alimentos: Uso na extração do gás de xisto provoca substituição da goma guar

Marcelo Furtado
23 de agosto de 2013
    -(reset)+

    Química e Derivados, Maria: situação política estável e clima garantem abastecimento

    Maria: situação política estável e clima garantem abastecimento

    A CP Kelco, com fábrica de pectinas em Limeira (ex-Braspectina), aproveita a alta produção de cítricos da região e também vê oportunidades na pectina, especificamente em novas tendências de melhoria de sensorial em produtos com baixo teor de açúcar, por exemplo. Segundo a gerente Marina Boldrini, a pectina é ótima como agente gelificante, estabilizante proteico, formador de filme, encapsulante e texturizante em meio ácido; e ultimamente tem sido usada para melhorar produtos que removem açúcar. “A retirada do componente compromete o sensorial e aí um hidrocoloide entra para deixar o sensorial mais agradável”, disse. Em breve, a empresa lançará pectina com textura extrudável e lisa e nova gelana com melhor resistência térmica.

    Além da pectina, outra goma empregada para isso é a gelana, obtida da folha do lírio aquático. Até pouco tempo patente da CP Kelco, essa biogoma, segundo Marina, é um polímero único, que consegue suspender proteínas, minerais, vitaminas e, por exemplo, cacau em achocolatados, melhorando o sensorial sem tornar o produto viscoso. “Ela gera minigéis, formando uma rede tridimensional, que suspende sem dar viscosidade, como outras gomas, caso da xantana”, afirmou.

    A linha da CP Kelco inclui ainda CMC, da qual é a maior produtora global, com fábrica na Finlândia (antiga Noviant) e na China; carragenas, LBG e xantana (EUA e China). A empresa também produz um soro de leite microparticulado, utilizado como agente de cremosidade e substituto de gordura, que mimetiza o sensorial do produto.

    Química e Derivados, Árvore acácia senegal: ocorrência no Sub-Saara

    Árvore acácia senegal: ocorrência no Sub-Saara

    Acácia – Ao contrário da apontada constância do mercado de pectinas, as gomas dependentes de extrativismo vegetal são mais suscetíveis a intempéries climáticas e até políticas, o que compromete o seu abastecimento de tempos em tempos. Um exemplo ocorre com a goma acácia, ou arábica, hidrocoloide tradicional para estabilizar emulsões de óleo em água, sobretudo aromas, mas também empregada para secagem de líquidos em confeitos.

    Por ser cultivada da seiva da árvore acácia, encontrada em países africanos como Sudão, Mali, Mauritânia e Somália, quando há quedas na temperatura da região subdesértica (o que ocorreu há alguns anos em virtude de mudanças climáticas), a produção cai, desabastecendo o mercado mundial e aumentando seu preço. Outro problema são os constantes conflitos políticos, sobretudo no principal país da região, o Sudão, o que dificulta seu cultivo.

    Atualmente, porém, esse mercado está protegido desses acontecimentos: o clima está adequado e a situação política mais tranquila. “Há uns três anos a situação está estável e por isso o mercado anda bem abastecido”, afirmou Maria Fernanda de Oliveira, da assistência técnica da francesa Nexira, líder do mercado mundial, com 45% da produção de 60 mil toneladas da goma acácia.

    Química e Derivados, Árvore seyal: ocorrência no Sub-Saara

    Árvore seyal: ocorrência no Sub-Saara

    A goma é disposta em dois tipos principais: a Seyal e a Senegal. A primeira é considerada uma commodity, vendida a uma média de 7 dólares/kg e com aplicação principal em encapsulação (balas do tipo M&M), enquanto a segunda é mais nobre, cerca de 12 dólares/kg, com maior poder emulsificante e empregada mais em aromas.

    A goma acácia se dissolve rapidamente em água quente e fria. É considerada a mais solúvel entre os hidrocoloides, com a viscosidade mais baixa (5 cps a 1%). Em concentrações de 55%, ela se equipara a concentrações médias de 5% de outras gomas convencionais. Daí se compreende porque ela não é considerada um gelificante ou espessante, no máximo consegue ser emulsificante de balas de gomas.

    A fábrica da Nexira na França, responsável pela secagem da goma bruta, que chega em pedras e é dissolvida em água, produz quase 20 mil t/ano da goma, exportando quase 90% da produção. Além das funções técnicas, a acácia funciona como agente nutricional, em razão de sua riqueza de fibras solúveis. Essa qualidade já é responsável por boa parte das vendas do aditivo, em iogurtes, achocolatados e também em barras de cereais, produtos nos quais a acácia é empregada também para dar liga aos ingredientes. No Brasil e no mundo, a Nexira tem como principal concorrente a norte-americana Tic Gums, representada no território nacional pela Vogler.



    Recomendamos também:








    2 Comentários


    1. Walter De Haes

      Onde posso comprar sua pectina para fazer geléias. Moro em Teresópolis-RJ e o Extra tem um supermercado aqui.
      Abraço,
      Walter



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *