Alimentos Transgênicos – Brasileiro emite laudo

Química e Derivados: Alimentos Transgênicos: Reação em cadeia da DNA Polimerase.Reação em cadeia da DNA polimerase (PCR) – A identificação de alimentos transgênicos pela técnica de PCR detecta diretamente o DNA, ou seja, a seqüência de DNA específica do transgene, de parte dele, da região promotora, da região terminadora ou do gene marcador. Esse método tem sido o mais aceito pelos países da Comunidade Européia para a análise de alimentos transgênicos. É um método preciso, direto, extremamente sensível e está sendo utilizado em procedimentos que exigem altíssima precisão, tais como os testes de paternidade em humanos.

O método se baseia na amplificação de um fragmento de DNA específico contido no transgene ou em algum segmento de DNA exógeno a ele associado.

A amplificação é feita pela reação em cadeia da DNA polimerase utilizando pequenos fragmentos específicos de DNA que flanqueiam a região do DNA a ser amplificada. No processo de amplificação, o DNA extraído do alimento é submetido a uma temperatura próxima a 90oC, quando as duas fitas do DNA se separam. A temperatura é reduzida para cerca de 55oC e os fragmentos se ligam ao DNA alvo em fitas opostas.

Em seguida, a temperatura é elevada a 72oC, e uma enzima (DNA polimerase) sintetiza duas novas fitas a partir dos fragmentos, tomando como molde as fitas originais. Este ciclo de variação de temperaturas é repetido entre 30 e 40 vezes, de tal forma que a quantidade de DNA amplificado aumenta exponencialmente a cada ciclo. Dada à complementaridade entre os fragmentos e as regiões flanqueadoras do DNA alvo, a reação é bastante específica e essa especificidade garante a amplificação apenas do segmento desejado. O esquema da Figura 3 mostra as principais etapas do processo.

As características marcantes do método de detecção de transgenes baseado na reação de PCR são a sua precisão e a sua sensibilidade. Essas características são altamente desejáveis nesse tipo de análise. Exatamente devido a essas características, o método pode gerar grande número de resultados falso-positivos em mãos não habilitadas. Portanto, a técnica deve ser efetuada por pessoal treinado e em laboratórios especializados. Atualmente, os grandes compradores de soja requerem laudos atestando a identidade dos grãos e derivados (transgênicos ou não-transgênicos). Para essas situações, o PCR tem sido o método de escolha.

Além disso, o DNA é encontrado em todas as células do organismo e, portanto, a sua detecção independe do estágio de desenvolvimento da planta e do órgão ou tecido a ser testado. Logo, qualquer tipo de alimento transgênico conterá, potencialmente, fragmentos de DNA que possam ser detectados. A detecção é simples e direta, não requer o desenvolvimento de anticorpos específicos como nos métodos imunológicos. Os fragmentos de DNA específicos são sintetizados comercialmente a partir das seqüências dos transgenes.

O método baseado na reação de PCR é normalmente utilizado de modo qualitativo. No entanto, uma vez estabelecidas as condições de amplificação e de amostragem do material a ser analisado, o processo pode fornecer, com grande precisão, a proporção de transgênicos em um dado lote de alimentos.

Química e Derivados: Alimentos Transgênicos: Os autores: Maurilio Alves Moreira (esq.) e Everaldo Gonçalves de Barros.
Os autores: Maurilio Alves Moreira (esq.) e Everaldo Gonçalves de Barros.

Os Autores

Maurilio Alves Moreira (esq.) – Professor titular da área de Bioquímica-Genética de Plantas da Universidade Federal de Viçosa, com PhD na Universidade de Purdue (Indiana – EUA). Atualmente coordena o Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária da UFV (Bioagro).

Everaldo Gonçalves de Barros – Professor titular da área de Genética Molecular de Plantas da Universidade Federal de Viçosa, com PhD na Universidade de Purdue (Indiana – EUA). É um dos coordenadores de pesquisa do Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária da UFV (Bioagro).

Página anterior 1 2 3 4Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios