Álcool etílico ou etanol: ampla aplicação em muitos setores

Álcool etílico: venha conhecer os tipos de álcool, suas principais aplicações, fórmula química e muito mais

Você sabe para que serve e o que é possível produzir com o álcool etílico? Sua aplicação é muito maior do que sua conhecida utilização como combustível, em desinfetantes e bebidas alcoólicas. Ele pode ser utilizado em cosméticos, tintas, plásticos, metalurgia, tratamento de água e muito mais. Vem descobrir com a gente esse amplo universo de aplicação do etanol, além de outras disposições relevantes. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é o álcool etílico?
Como ele é obtido?
Quais são os tipos?
Qual é sua fórmula?
Quais são suas principais características
Quais são suas aplicações?
Onde comprar o álcool etílico?

O que é o álcool etílico?

O álcool etílico, conhecido popularmente etanol ou álcool comum, é um composto orgânico que tem aspecto líquido, odor característico e altamente inflamável.

A denominação etanol é resultado da mistura do prefixo etano + sufixo ol. O termo “etano” refere-se aos compostos orgânicos com 2 átomos de carbono em sua cadeia, enquanto a expressão “ol” está relacionada aos álcoois, os quais têm a hidroxila “OH” ligada a um carbono saturado. Portanto a expressão álcool abrange não só o etanol, como ainda o metanol, butanol, propanol.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Como ele é obtido?

    O álcool etílico está presente na natureza, podendo ser obtida pela fermentação de cana-de-açúcar, arroz, cevada, cana, beterraba, milho, sorgo ou batata. Outra forma de obtenção é por meio da síntese orgânica (reação entre o etileno e a água).

    Do primeiro processo resulta uma solução que se constitui em água (até 4,9%) e álcool etílico, chamada de álcool etílico hidratado. Com a destilação e a adição de outro material, como cal viva (CaO), consegue-se reduzir mais a água, chegando ao álcool etílico anidro, um álcool quase puro ou álcool absoluto, com até 0,4% de água.

    Dessa forma, podemos dizer que o ao álcool etílico anidro tem um processo de obtenção mais difícil e custoso que o do álcool etílico hidratado.

    Quais são os tipos de álcool etílico?

    Como vimos, conforme a quantidade de água presente em sua composição, o etanol pode ser hidratado (com mais água) ou anidro (com menos água). O hidratado pode apresentar até 4,9%, enquanto o anidro pode ter até 0,4% de água.

    • álcool etílico hidratado: De acordo com a sua finalidade, pode ser de dois tipos:
      – etanol industrial: pode ser usado nos setores farmacêuticos, de alimentos e bebidas, de limpeza e muito mais. Tem controle de qualidade mais rígido para garantir a segurança daqueles que manuseiam o produto.
      – etanol combustível: ele é usado no Brasil como combustível de motores de explosão.
    • álcool etílico anidro: aplicado em produção de tintas, vernizes, thinners, mistura com a gasolina. Importante destacar, portanto, que ele é usado em processos que não pode ter água.

    Qual é sua fórmula?

    Sua fórmula molecular C2H6O. Ele é composto orgânico por 2 átomos de carbono ligados à 5 de hidrogênio e 1 de oxigênio ligado a outro hidrogênio.

    Quais são suas principais características

    • Família: álcoois. Ele é um dos álcoois mais comuns e o mais fácil de ser obtido. Os álcoois possuem grupos hidroxila (O-H) ligado a átomos de carbonos saturados. Este grupo hidroxila na composição faz com que o álcool etílico seja uma substância polar e assim se misture facilmente com água e outros líquidos.
    • Composto orgânico: aqueles que possuem cadeias de carbonos. Os compostos orgânicos costumam ser líquidos ou gasosos, já os compostos inorgânicos apresentam aspecto sólidos.
    • Composto orgânico leve: é mais leve do que outros combustíveis, como a gasolina e o diesel. A gasolina tem cadeias entre 4 e 12 carbonos, já o diesel apresenta mais de 12 carbonos.
    • Aspecto: líquido transparente (em condições normais).
    • Odor: ardente característico.
    • Cor: incolor.
    • Sabor: ardente.
    • Volátil.
    • Altamente inflamável: não pode ser usado na presença de fogo, ignição ou faíscas, além de calor.
    • Ponto de ebulição: baixo(78,4°C).
    • Massa molar: 46 g/mol.
    • Muito solúvel em água.
    • Miscível também em éter, benzeno, glicerina, acetona, clorofórmio, metanol, entre outros materiais. Quanto aos óleos fixos, dissolve pouco, salvo o óleo de rícino.
    • Ponto de fusão: -115 °C.
    • Ponto de ebulição: 78,5 °C.
    • Agente antisséptico.

    Leia Mais
    Álcool em gel – Indústria cria alternativas ao insumo escasso
    Esclarecimentos sobre álcool gel caseiro
    Química Verde – Alcoolquímica – Rio Grande do Sul dá a partida no polietileno verde
    Biocombustíveis – Proálcool, queda e ascensão
    Álcool: Tecnologia amplia oferta e reduz custo do álcool
    Ciclohexano: um poderoso solvente
    Dietilenoglicol (DEG)
    Acetona ou Propanona
    Resinas fumáricas: veja suas principais aplicações e mais detalhes

    Quais são suas aplicações?

    Este produto tem uma gigantesca aplicação na indústria, podendo ser utilizado por muitos setores, como indústria farmacêutica, lubrificantes, tratamento de água, óleo e gás, solvente, alimentos, limpeza em geral, revestimento e construção, metalurgia, agronegócio, cosmético, borracha, polímeros, resinas, veterinária, tintas e vernizes, têxtil, couro, corantes e pigmentos, síntese química e muito mais. Veja a seguir aplicações específicas de cada tipo de álcool:

    • Álcool etílico anidro (puro ou absoluto): tem aplicação restrita e custo mais elevado que o álcool comum. É usado para limpeza em geral e como matéria-prima na fabricação de thinner, removedores, tintas, vernizes e bebidas destiladas (tequila, gim, rum, conhaque, vodca, uísque, pinga). Outras aplicações importantes são: formulações cosméticas e farmacêuticas; mistura na gasolina para aumento da octanagem; utilização como agente antisséptico.
    • Álcool etílico hidratado: usado na fabricação de tintas, produtos cosméticos e de higiene pessoal, produção de perfumes, bebidas não destiladas (cerveja, vinhos), vinagre e ácido acético, na síntese de cloral e iodofórmio. Também é um solvente de uso geral. Outro uso relevante é como combustível de motores de explosão, o qual é realizado no Brasil desde a década de 70.

    O álcool etílico hidratado 70% consiste em um desinfetante muito utilizado em estabelecidos relacionados a saúde (hospitais, clínicas, casas de saúde, consultórios odontológicos, postos de saúde, entre outros) e em materiais não críticos (vidros, termômetros, estetoscópios e muito mais), visto que é eficiente para matar microrganismos como vírus, bactérias e fungos.

    Por sua vez, o álcool etílico  hidratado 96% é um ótimo solvente, sendo assim utilizado por uma série de segmentos como químico, tintas, vernizes, resinas, anilinas, adesivos, plásticos, borrachas, galvanoplastia, siderurgia, metalúrgica, têxtil, curtume, cerâmica, vidros, ceras, domissanitários, marcenarias, papel, fotografia, velas e muito mais. Não é recomendado para utilização como desinfetante de instrumentos cirúrgicos e dentários, por causa da baixa eficácia contra esporos.

    Veja Também
    ABC: Fragrâncias e as Substâncias Aromáticas
    Empresas – Rhodia coloca solventes e fenol sob nova direção
    IYC 2011 – Química Verde – Preocupação ambiental incentiva a renovação de conceitos e práticas
    Válvulas: Cavitação: um fenômeno que também afeta as válvulas
    Biodiesel: Caminhos para fazer metanol com CO2

    Onde comprar o álcool etílico?

    Para encontrar os principais fornecedores de álcool etílico no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    * álcool etílico (etanol) 
    * álcool de cerais
    * álcool etílico anidro (etanol anidro)
    * álcool etílico grau farmacêutico
    * álcool etílico gel

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.