Álcool Ceto: tudo que você precisa saber ao seu alcance

Álcool Ceto: Confira agora o que é, qual é sua fórmula química, propriedades e muito mais

Em razão das suas variadas propriedades capazes de oferecer lubricidade, consistência, emoliência e estabilidade à várias formulações, o álcool ceto tem grande utilização na indústria principalmente cosmética, de produtos de limpeza e farmacêutica. Veja a seguir em quais produtos este produto é utilizado, além de outras disposições importantes. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é o álcool?
O que é álcool ceto?
Qual é sua fórmula?
Quais são suas principais características?
Para que serve o álcool ceto?
Manipulação do álcool ceto
Onde comprar o álcool ceto?

O que é o álcool?

O álcool consiste em qualquer molécula à base de carbono com um grupo hidroxila (um grupo OH). Pode ser de cadeia curta e cadeia longa. Aqueles com cadeia entre 1 e 7 átomos de carbono são considerados de cadeira curta e são líquidos e solúveis em água. São exemplos de álcool de cadeira curta: etanol e metanol. Assim que a cadeia vai aumentando eles vão ficando mais oleosos, a partir de 16 átomos de carbono já são sólidos.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    O que é álcool ceto?

    O álcool ceto, também chamado de álcool cetoestearílico, trata-se de um composto que é uma mistura de álcoois graxos. E o que são álcoois graxos? Estes, ainda conhecidos como álcoois alifáticos ou não aromáticos, ou seja, aqueles que possuem cadeias entre 6 e 22 carbonos e que são derivados de gorduras e óleos naturais de plantas e animais. São tipos de álcool graxo o álcool cetílico; álcool estearílico; álcool cetoestearílico.

    • Álcool cetílico: álcool graxo de cadeia linear com 16 átomos de carbono. Pode ser obtido por extração de óleos vegetais (óleo de palma ou óleo de coco) ou derivado de subprodutos da indústria do petróleo. O óleo de coco é ainda denominado de álcool palmitil.
    • Álcool estearílico: álcool graxo saturado com 18 átomos de carbono. Vale lembrar que os átomos de carbono são ligados entre si apenas através de ligações simples. O álcool estearílico é derivado do ácido esteárico, um ácido graxo saturado natural obtido pelo processo de hidrogenação da catalítica.

    Conhecidos os álcoois cetílicos e estearílico, podemos chegar a uma definição mais completa de álcool cetoestearílico, que consiste em uma mistura de álcoois cetílico e estearílicos.

    O álcool cetoestearílico pode ser de vários tipos a depender da quantidade de cada álcool e na proporção de álcool cetílico/estearílico. Dessa forma, há o álcool cetoestearílico 30/70, 70/30 e 60/40. Também é preciso destacar que quanto maior a proporção de álcool estearílico, mais firme e duro ele será.

    Álcool cetoestearílico 30/70

    O álcool cetoestearílico 30/70 é um álcool graxo com 34 átomos de carbono. É insolúvel em água, mas solúvel em álcoois. É derivado de matérias-primas de origem vegetal de fontes renováveis.

    Qual é sua fórmula?

    Fórmula química: C16H34O e C18H38O.

    Quais são suas principais características?

    • Forma: Sólido (a temperatura ambiente).
    • Cor: branco.
    • Odor: característico.
    • Emulsificante (emulsionante): substâncias que ajudam a misturar líquidos que normalmente não se misturariam. Transforma o produto em uma emulsão.
    • Emoliente: serve para reter a umidade e prevenir a perda de água, formando uma barreira protetora na pele e deixando a pele mais macia e suave. Ele é um produto químico muito utilizado em cosméticos e produtos de higiene pessoal, pois contribui para melhora da pele.
    • Estabilizador de emulsão: aumenta a estabilidade das emulsões.
    • Melhora a textura das formulações.
    • Agente opacificante: contribui para reduzir a transparência ou translucidez de outros produtos.
    • Agente espessante: servem para aumentar a viscosidade e oferecer maior estabilidade.
    • Materiais incompatíveis: agentes oxidantes, metais e ácidos fortes.
    • Estabilidade: estável sob condições normais de uso e estocagem.

    Para que serve o álcool ceto?

    Os setores que mais utilizam o álcool ceto 30/70 são o de cosméticos, farmacêutico e domissanitários. Veja quais itens levam este produto em sua formulação:

    • Cremes em geral.
    • Géis.
    • Loções cremosas e tônicas.
    • Xampus.
    • Condicionadores.
    • Cremes para pentear.
    • Outros produtos capilares.
    • Cremes de barbear.
    • Agente de consistência e lubrificante de fibras: nas formulações de amaciantes de roupas.
    • Intermediário para tensoativos etoxilados e sulfatados.
    • Aditivos para lubrificantes.
    • Fabricação de remédios tópicos.

    Leia Também
    SQ Química: Álcool Cetoestearílico 30/70
    FCE Cosmetique e Pharma: Mercados em crescimento atraem visitantes sedentos por inovações
    Surfactantes: Blends e oleoquímica ampliam opções para formuladores
    Tensoativos – Novos insumos vegetais melhoram função sensorial dos cosméticos
    Oleoquímica – Grupo Bertin e Carbono combinam esforços
    Cosméticos – Formulações exigem funcionalidade de ingredientes naturais e orgânicos

    Manipulação do álcool ceto

    O colaborador deve fazer uso de equipamento de proteção pessoal durante o manuseio do álcool ceto, em atendimento às regras de segurança. São exemplos de EPI: óculos de segurança com proteção lateral, luvas de segurança, máscara de proteção respiratória com filtro contra partículas sólidas. Veja a seguir as medidas de primeiros socorros em caso de contato com o produto:

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de contato com a pele: remova sapatos e roupas e lave a pele contaminada com água e sabão em abundância por pelo menos 15 minutos. Se a irritação persistir, um médico deverá ser procurado.

    – Em caso de contato com os olhos: Lavar bem os olhos com água corrente por pelo menos 20 minutos, mantendo as pálpebras levantadas. Deve-se procurar auxílio médico imediatamente.

    – Em caso de Inalação: remover a vítima para ar fresco imediatamente. Em caso de dificuldades respiratórias, procure atendimento médico com urgência.

    – Em caso de ingestão: Não induza o vômito. Ofereça grande quantidade de água apenas se a vítima estiver consciente. Procure atendimento médico com urgência.

    As embalagens de álcool cetoestearílico devem estar fechadas e mantidas lugar seco, limpo e fresco, ao abrigo de luz intensa e distante de substâncias e matérias incompatíveis.

    Para mais informações sobre este produto químico, confira sua FISPQ (Ficha de Informações e Segurança de Produtos Químicos).

    Onde comprar o álcool ceto?

    Para encontrar os principais fornecedores de álcool ceto no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    * álcool cetoestearílico
    * álcool cetoestearílico etoxilado

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.