Agitadores – Vários setores retomam projetos e compram mais equipamentos

“A ênfase no desempenho e eficiência energética é um tema relevante nesse setor, já que a energia elétrica representa uma parcela significativa dos custos operacionais de uma planta de tratamento de efluentes”, acrescentou o executivo. Entre os principais recursos, estão ainda uma robusta caixa de engrenagens helicoidais de três estágios e mancais lubrificados a óleo com vida útil calculada em mais de 100 mil horas.

Nunes diz que a Henschel Misturadores, empresa do grupo Zeppelin, está consolidada no mercado, mas isso não significa acomodação em relação ao uso de tecnologia. Ele admite, indiretamente, que a empresa investe em um programa de atualização: “A Henschel está sempre em busca de melhorias e otimizações tecnológicas para aplicar em seus equipamentos.”

Química e DerivadosReator completo fornecido pela Rodrinox, Agitadores
Reator completo fornecido pela Rodrinox

De acordo com Nunes, nos últimos lançamentos de equipamentos de mistura da Henschel, foram aplicadas melhorias voltadas à redução de materiais empregados na construção estrutural, e também alterações geométricas, a fim de reduzir o uso da energia necessária para a sua operação. “Esses quesitos influenciam diretamente no valor final dos equipamentos na hora de apresentar opções para os clientes, algo que sempre define o debate em uma negociação.”

Viegas observa que a Korthmix está desenvolvendo “novas formas construtivas, especialmente dos motores pneumáticos, para aumentar o rendimento operacional, mantendo ou reduzindo o seu custo financeiro”. Os motores pneumáticos Kazi são fabricados com aço carbono, total aço inoxidável e com aço carbono revestido com polipropileno e com eixo de inox. O diferencial do motor Kazi revestido de polipropileno é, difunde a empresa, o seu baixo peso e a possibilidade de operar em ambientes altamente agressivos. Estão em fase final de desenvolvimento os novos modelos feitos de resinas termofixas. “A Kazi Motores espera que, com os novos desenvolvimentos, possa criar um diferencial tecnológico no mercado e uma redução dos custos finais”, completa.

O ponto de vista de Weiss, da Rodrinox, é que “não há muitas novidades tecnológicas” na construção desses equipamentos: “Apenas vamos melhorando o que aprendemos; e estamos mais presentes na área de produção dos clientes, inclusive com equipamentos para ensaios, com os quais temos obtido bons resultados.” Ele garante: “Vamos continuar investindo em equipamentos de testes para auxiliar nossos clientes no desenvolvimento de seus processos.”

Na área dos agitadores, a Semco está desenvolvendo impelidores para dispersão de gases com altíssimo desempenho. “Os impelidores SDX-690 permitem alto coeficiente de transferência de massa (kLA), com 30% da potência necessária pelos tradicionais discos Rushton. No campo dos misturadores, a parceria com a Lödige, da Alemanha, permitiu colocar no mercado equipamentos de aplicação farmacêutica e de granulação que podem ser considerados o ‘estado da arte’ nessas tecnologias”, observa Barretto.

Química e Derivados, Eder Nunes, vendedor técnico da Zeppelin Systems Latin America Ltda., Agitadores
Eder Nunes: grandes obras consomem mais PVC que promove misturas

Com relação à construção dos equipamentos, a experiência própria somada à das licenciadoras faz com que os equipamentos da Semco sofram melhorias contínuas em termos de resistência, facilidade de manutenção, menor consumo de energia, melhor eficiência e, sobretudo, maior aderência à necessidade dos clientes. “Todos os produtos Semco são 100% projetados de acordo com a necessidade do cliente, ou seja, não existem equipamentos padrão disponíveis”, explica Barretto. “Cada equipamento é único e definido especificamente para cada necessidade.” Além disto, há o suporte técnico (pré e pósvenda) completo que a Semco oferece aos seus clientes.

A Zeppelin trabalha com esses equipamentos desde 2009. “É uma empresa consolidada nos mercados nacional e internacional por suas soluções no segmento de bulk handling”, enfatiza Nunes. Ele revela que é plano da empresa usar esta opção para apresentar aos seus clientes um escopo mais abrangente no segmento de manuseio de matérias-primas. Empresa do grupo alemão Zeppelin, a Zeppelin Systems Latin America está no Brasil desde 1976 fornecendo soluções para armazenagem em silos, transporte pneumático, e sistemas para dosagem, pesagem, despoeiramento e mistura em muitos segmentos industriais, tais como: petroquímico, plástico, alimentos, borrachas técnicas e pneus, óleo/gás, maltaria e controle ambiental.

Planos – “A Semco planeja manter sua posição de destaque como fornecedora de agitadores e misturadores ao mercado brasileiro, e conquistar essa mesma posição na América Latina nos próximos cinco anos”, destaca Barretto. Para isso, desenvolve produtos, nomeia representantes em áreas onde ainda não atua, participa de feiras e promove palestras técnicas para divulgar as suas tecnologias e desenvolvimentos. Exemplo: o desenvolvimento de parceiros para fornecimento de tecnologia em espessadores e células de flotação.

Barretto conta que uma das metas das equipes de vendas e aplicação é mostrar e alertar os clientes para o fato de que agitadores e misturadores desenvolvidos com alta tecnologia fazem a diferença no resultado final de seus processos operacionais. “Muitos optam pela compra de equipamentos provenientes de fornecedores sem respaldo técnico adequado, que usualmente apresentam preços mais atrativos, pois, na maior parte das vezes, são cópias grosseiras de equipamentos existentes; e, assim, cometem um grave erro. Quando o processo operacional de agitação ou mistura tem papel relevante na produção, os equipamentos engenheirados são os que oferecem ‘payback’, qualidade e segurança compatíveis. É um trabalho contínuo de educação e de conscientização do mercado.”

Página anterior 1 2 3 4Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios