Agente Orgânico de Fosqueamento BRCHEMICAL

Introdução

Os agentes orgânicos de fosqueamento e efeitos especiais Pergopak®, comercializados com exclusividade pela BRCHEMICAL, condicionam propriedades de superfície, efeitos visuais e físicos que não podem ser obtidos com o uso de agentes fosqueantes convencionais. Devido sua natureza química e estrutural a linha Pergopak® pode ser utilizada isoladamente ou em combinação com outros agentes fosqueantes em formulações de coatings, tintas de impressão e OPVs em sistemas base solvente, base água e Cura UV.

A linha Pergopak® proporciona equilíbrio de fosqueamento, limpidez, reologia e resistência a abrasão combinado a um toque agradável (soft touch) quando em comparação aos agentes fosqueantes convencionais apresentando significativa vantagem na resistência geral do revestimento devido suas propriedades de dureza e de não fusão.

O Pergopak® é um pó volumoso com baixa densidade aparente e excelente grau de alvura resultante da reflexão de quase 100% em toda a faixa de comprimento de onda da luz visível e ultravioleta. As partículas primárias, com diâmetro médio de partícula de 0.1 à 0.15μm, formam aglomerados esféricos em torno de 3 à 9μm. Esses aglomerados possuem elevada área de superfície específica e porosidade. Devido a essa estrutura especial, a linha Pergopak® alcança efeitos diferenciados de fosqueamento combinado a rápida dispersão devido sua característica orgânica e baixa formação de poeira, tanto na moagem quanto na finalização.

Fosqueamento & Rugosidade
A distribuição granulométrica do agente fosqueante é um dos principais elementos para determinar o grau de fosqueamento no revestimento. Quanto mais rugosa a superfície, mais luz incidente é refletida difusamente resultando em uma superfície fosca. Os agentes orgânicos de fosqueamento Pergopak® são oferecidos em diferentes distribuições granulométricas.

A intensidade de fosqueamento está diretamente relacionada à especificação utilizada. Quanto mais rugosa a superfície maior será o efeito fosqueante obtido. Para um efeito de fosqueamento intenso recomenda-se utilizar a graduação mais áspera de Pergopak®. Por outro lado, para revestimentos com superfícies mais suaves, recomenda-se a graduação com menor diâmetro de partícula.

Consistência do Fosqueamento
As formulações de revestimentos contém diferentes quantidades de solventes. A taxa de evaporação intrínseca dos solventes e as condições de ventilação ou temperatura influenciam no resultado do efeito de fosqueamento. Esses fatores determinam o alinhamento dos diferentes componentes do revestimento, incluindo a orientação das partículas do agente fosqueante.

Estudos com os agentes Pergopak® comparando diferentes solventes no mesmo revestimento mostram que o desenvolvimento do brilho da linha Pergopak® é menos sensível à escolha do solvente em comparação aos coatings contendo agentes fosqueantes de sílica.

Variações nas temperaturas de secagem ou condições de aplicação também mostram a mesma tendência. Revestimentos que utilizam a linha Pergopak® são menos sensíveis às diferentes condições de aplicações e formulação, portanto, as propriedades da superfície do revestimento são mais consistentes.

Resistência à Abrasão
Experiências mostram que revestimentos contendo os agentes orgânicos de fosqueamento Pergopak® são mais resistentes a forças de abrasão do que os revestimentos que contém agentes convencionais. Isso pode ser explicado pelas propriedades especiais da linha Pergopak® que consiste em aglomerados rígidos e quase esféricos.

Sua presença na superfície dos revestimentos gera maior resistência mecânica em comparação aos agentes fosqueantes convencionais uma vez que a resistência das partículas de Pergopak® na superfície tem que ser rompida antes que a matriz do revestimento possa ser danificada.

Diferenças na resistência do revestimento na abrasão ou polimento também são influenciadas por suas propriedades mecânicas (resistente/frágil ou elástico/rígido). Os agentes orgânicos de fosqueamento Pergopak® são incorporados com muita eficácia na matriz orgânica do revestimento se tornando partículas de difícil remoção.

A forma quase esférica dos aglomerados, juntamente com as propriedades favoráveis de deslizamento (slip) e textura intensifica a resistência mecânica permitindo inclusive a redução dos agentes de modificação superficiais.

Resistência à Blocagem
O blocking é um fator importante para muitos revestimentos. Se as propriedades de blocagem de um revestimento forem insuficientes os materiais irão aglutinar. Estudos com diferentes agentes fosqueantes e sua influência sobre o processo de secagem mostraram que agentes orgânicos Pergopak® apresentam vantagens com relação à resistência de bloqueio e desenvolvimento de força mecânica.

A velocidade de secagem é aprimorada pela alta capacidade de absorção destes agentes. Neste caso o efeito não é dependente da distribuição granulométrica do Pergopak® utilizado na formulação. Estudos comparando diferentes tipos de agentes fosqueantes também mostram que às vezes é possível observar efeitos sinérgicos das misturas.

1 2Próxima página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios