Adesivos, Colas e Selantes

Adesivos – Famílias unidas com vantagens – Henkel

Marcelo Fairbanks
16 de julho de 2017
    -(reset)+

    A Henkel ampliou a linha de adesivos estruturais

    Química e Derivados, Adesivos: Famílias unidas com vantagens

    A Henkel ampliou a linha de adesivos estruturais com o lançamento de quatro produtos que conciliam as melhores características de duas famílias importantes de adesivos: os cianoacrilatos e os epóxis. Com isso, a companhia começou a oferecer alternativas para colagens rápidas, porém com elevado poder de adesão, indicadas para usos industriais.

    “Atuamos com doze ou treze tecnologias diferentes, mas iniciamos a produção de híbridos com cianoacrilatos e epóxis, desenvolvidos mediante a participação de todos os especialistas da companhia ao redor do mundo, de forma colaborativa, disso resultando algumas patentes”, salientou Hugo Ladeira, diretor de negócios para adesivos em geral para a América Latina da Henkel.

    As inovações carregam a marca Loctite.

    A combinação dos dois tipos de adesivos, com características diferentes, trará benefícios para os usuários tanto no segmento de produção original, como no de remanufatura ou manutenção.

    Em todos os casos, a rapidez da cura é fundamental para acelerar as operações, aumentando a disponibilidade dos equipamentos de processo ou a produtividade das linhas fabris.

    Os novos produtos são apresentados na forma líquida, bicomponente, com aplicação rápida e fácil para automatizar. São os Loctites HY números 4060, 4070, 4080 e 4090. O HY 4060 é um adesivo universal (para materiais como plásticos, alumínio, borrachas, aço e outros), curável em cinco minutos em baixa temperatura, com grande durabilidade, e será vendido em cartuchos de 25 ml.

    O HY 4070 oferece fixação ultrarrápida com alta força de adesões, excelente preenchimento e resistência à temperatura, umidade e produtos químicos, para aplicação em vários materiais. Será vendido em embalagem de 10 ml e poderia equipar as caixas de ferramentas do pessoal de manutenção industrial.

    O HY 4080 foi criado para aplicações industriais, resistindo a vibrações e impactos, produzindo adesão forte e segura em todos os materiais, com alta durabilidade. Esse tipo cura com velocidade menor que os demais, admitindo ajustes de posição antes da colagem definitiva, que será a mais forte da linha. Apresentado em seringas de 50 ml e cartuchos de 400 ml, sempre na cor cinza.

    O HY 4090 é muito versátil, com alta velocidade de cura e fixação, sendo indicado para aplicações diversas, suportando vibrações, umidade e químicos, suportando baixas temperaturas. É apresentado nas mesmas formas do HY 4080.

    A linha HY também permite usinagem e furação após a cura, também com grande rapidez, usando equipamentos e ferramentas convencionais. A temperatura máxima suportada é de 150ºC. A união entre materiais porosos exige aplicar quantidade maior de adesivo para compensar a absorção, mas apresenta resultados igualmente notáveis, segundo a empresa. No caso dos plásticos, é preciso considerar a flexibilidade das peças, mas isso é calculável, não impedindo a sua utilização. Também no caso da aplicação dos adesivos em linhas de produção, a empresa recomenda estudar cada caso separadamente. “Adesivo não é gambiarra é uma tecnologia de fixação muito avançada”, considerou o diretor.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *