Ácido succínico: diferentes aplicações

Ácido Succínico: veja sua fórmula química, propriedades e sua importância para indústria. Também não deixe de consultar seus principais fornecedores no Brasil. 

O ácido succínico é um composto com variadas aplicações nas mais diferentes indústrias, da química à alimentação. Dessa forma, é utilizado para a fabricação de muitos produtos, como refrigerantes, resinas, medicamentos, plásticos, perfumes, corantes, tintas e muito mais. Confira a seguir uma matéria completa sobre o assunto, boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é ácido succínico?
Qual é sua fórmula
Quais são suas principais características?
Para que serve o ácido succínico?
Como o ácido succínico deve ser manipulado?
Onde comprar o ácido succínico?

O que é ácido succínico?

O ácido succínico, também chamado de ácido butanodióico, é um produto químico que pertence à classe dos ácidos dicarboxílicos. Consiste em um sólido cristalino, inodoro, incolor e solúvel em água.

Naturalmente, está presente em tecidos de plantas e animais, sendo extremamente relevante em processos metabólicos. Tem um papel fundamental no ciclo de Krebs, isto é, um processo vital na produção de energia nas células.

É ainda conhecido como ácido âmbar, visto que no passado ele era obtido por meio do âmbar, uma resina sólida. Atualmente, o ácido succínico não é mais obtido desta forma, ele é produzido sinteticamente, e a forma mais comum de obtenção envolve a hidrogenação catalítica do ácido maleico ou do anidrido maleico.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual é fórmula do ácido succínico?

    Sua fórmula química é representada por C4H6O4, o que fica evidenciado que ele é composto por quatro átomos de carbono, seis átomos de hidrogênio e quatro átomos de oxigênio. Por sua vez a sua formula estrutural é HOOC – CH2 – CH2 – COOH.

    A estrutura do ácido succínico é bem parecida com a do ácido fumárico e do ácido maléico, diferenciando-se quanto ao fato do primeiro apresentar uma cadeia carbônica saturada.

    O ácido maleico também pertence à classe dos ácidos dicarboxílicos e sua estrutura molecular possui quatro átomos de carbono, quatro átomos de hidrogênio e quatro átomos de oxigênio. Dessa forma, C4H4O4 é sua fórmula química.

    Sobre o ácido fumárico, podemos afirmar que ele, assim como o ácido maleico e o ácido succínico, é da classe dos ácidos dicarboxílicos e que sua fórmula química é igual do ácido maleico, isto é, C4H4O. Embora tenha a mesma fórmula, apresenta arranjos diferentes dos átomos na molécula e propriedades químicas e físicas diferentes.

    Quais são suas principais características?

    • Aspecto: sólido (pó amorfo).
    • Cor: branco.
    • Odor: inodoro
    • Ponto de fusão: 183 – 187ºC.
    • Ponto de ebulição: ~235ºC.
    • Massa molar: 118,09 g/mol.
    • Solubilidade: solúvel em água e levemente solúvel em etanol, éter, acetona e glicerina.
    • CAS: 110-15-6

    Para que serve o ácido succínico?

    Ele é um produto extremamente versátil, portanto muito utilizado pela indústria química para a produção de uma série de produtos, incluindo resinas, solventes, corantes, plásticos e muito mais.

    • Setor químico: usado na síntese de uma série de produtos químicos e compostos orgânicos.
    • Setor plástico: utilizado na fabricação de plásticos, plastificantes, poliésteres, PBS (polibutileno de succinato), entr outros.

    O PBS é um bioplástico produzido por meio da polimerização de ácido succínico e 1,4 butandiol. Além da sua propriedade biodegradável, apresenta muita resistência química e térmica. Destaca-se na aplicação de embalagens e produtos médicos.

    • Setor farmacêutico: ele é aplicado na produção de medicamentos. Também usado para a fabricação de suplementos nutricionais.
    • Setor de alimentos e bebidas: usado neste segmento como acidulante (intensificação do sabor), aromatizante (reforçar o sabor ou oferecer aroma) e neutralizante.  Normalmente é aplicado na produção de bebidas como cervejas e refrigerantes.
    • Setor de tintas: este produto é usado ainda na preparação de solventes, vernizes, tintas e corantes. Também serve para melhorar a adesão, oferecer maior estabilidade aos pigmentos, acelerar o processo de secagem e outras funções.
    • Setor de fragrâncias: serve para o desenvolvimento de perfumes.

    ácido succínico

    Como o ácido succínico deve ser manipulado?

    Esta substância não é classificada como perigosa de acordo com a legislação, no entanto é necessário tomar alguns cuidados para que a manipulação seja realizada de acordo com as boas práticas de higiene e segurança. Dessa forma, é muito importante assegurar ventilação adequada, evitar a formação de pós e aerossóis e incentivar o uso de equipamento de proteção individual (EPI) pelos colaboradores.

    Dentre os EPIs recomendados estão os óculos de segurança para proteção de olhos/face; luvas para proteção da pele; máscara contra pós para proteção respiratória.

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de inalação: remover a vítima para local ventilado. Se houver dificuldade para respirar, procurar atendimento médico.

    – Em caso de contato com a pele: lavar o local afetado com bastante água corrente. Também é importante retirar as roupas contaminadas para evitar que haja a contaminação de outros locais. Também é essencial procurar assistência médica nesse caso.

    – Em caso de contato com os olhos: lavar os olhos com bastante água, por 15 minutos. Vale consultar um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: lavar a boca da vítima e procurar atendimento médico.

    Para todas as situações acima é recomendado levar a FISPQ (Ficha de Informações e Segurança do Produto Químico) e o rótulo do produto químico no momento do atendimento médico, visto que este documento traz todas informações do produto, como suas propriedades, riscos, medidas de primeiros socorros e muito mais.

    Quanto ao armazenamento, as embalagens devem ser bem fechadas e guardadas em local seco, limpo e a temperatura ambiente.

    Leia Mais
    Ácido Adípico: usado na fabricação do Nylon-6-6 e outros produtos
    Cuidados capilares: Xampus e condicionadores mais eficazes
    Tintas: Mercado em recuperação busca Pigmentos de Qualidade
    Especialista aponta desafios e oportunidades no horizonte da indústria química
    Renováveis: Os baixos preços do petróleo e gás natural afetam a competitividade dos renováveis
    Abiquim: Indústrias químicas investem em produção a partir de matérias-primas renováveis para aumentar a competitividade
    PBS ( polibutilenosuccinato ) Verde
    Empresas: Basf planeja crescer 8% na América do Sul

    Onde comprar o ácido succínico?

    Para encontrar os principais fornecedores de ácido succínico no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.