Ácido propiônico: um conservante muito utilizado em alimentos

Ácido propiônico: De conceito a fornecedores, aqui tem tudo que você precisa saber sobre este importante produto químico

O ácido propiônico tem se destacado na indústria de alimentos, rações animais e agrícola em razão da sua propriedade conservante, que serve para impedir o crescimento de microrganismos e a deterioração rápida dos produtos.

Acesso Rápido no post

O que é ácido propiônico?
Fórmula
Principais características
Para que serve o ácido propiônico?
Propionato de cálcio
Manipulação do ácido propiônico?
Onde comprar o ácido propiônico?

O que é ácido propiônico?

O ácido propiônico é uma substância que tem aparência de um líquido incolor e de odor pungente.  Ele pode ser obtido de forma natural, por exemplo em queijos e pães, ou sinteticamente, pela oxidação do propano ou propionaldeído em fase líquida.

A produção por fermentação tem se mostrado uma opção mais interessante, visto que conversa melhor com a preocupação atual com o meio ambiente.

Também vale dizer que o ácido propionico é reconhecido por outros sinônimos, como ácido propanóico, ácido metilacético e ácido efanocarboxílico.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Fórmula

    Sua fórmula química é C3H6O2.

    Trata-se de um ácido carboxílico, isto é, um composto orgânico que possui uma carboxila (COOH) em sua estrutura. O grupo dos ácidos monocarboxílicos também engloba outros ácidos além do ácido propiônico, como o acético e o ácido butírico.

    Principais características

    • Aspecto: líquido;
    • Incolor;
    • Odor pungente;
    • Massa molecular: 74,08 g/mol;
    • Ponto de fusão: -20,8°C;
    • Ponto de ebulição: 141°C;
    • Solubilidade: solúvel em água;
    • Reage com álcoois, transformando em ésteres. Também reage com bases, transformando em sais orgânicos;
    • CAS: 79-09-4;
    • Não é tóxico;
    • É corrosivo;
    • É um conservante: ele ajuda a proteger os alimentos contra as ações de microrganismos, mantendo a qualidade e prolongando o tempo de vida útil dos produtos. Outros conservantes importantes para o mercado são o sorbato de potássio e o ácido ascórbico.

    Para que serve o ácido propiônico?


    O ácido propiônico possui várias aplicações em diferentes setores da indústria, da química e a de rações. O de alimentos é o que atualmente faz maior uso desta substância em razão da sua propriedade conservante. Veja a seguir mais detalhes sobre a aplicação no ramo de alimentos e outras possíveis aplicações para este produto químico em mais setores!

    • Indústria de alimentos: o ácido propiônico é utilizado amplamente pelo setor cosmético como conservante, visto que ele é capaz de inibir o crescimento de fungos, bactérias e outros microrganismos. Dentre os produtos em que ele é aplicado, podemos destacar: laticínios, pães, pasteis, bolos, carnes e derivados, temperos e muito mais.

    De acordo com a ANVISA, aditivos alimentares são “todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento”;

    • Raçoes animais e grãos na indústria agrícola: o ácido propiônico também é aplicado como conservante em rações e grãos. Outra aplicação destina-se a higienização da superfície de locais onde são armazenados silagem e grãos.
    • Indústria química: ele é utilizado como intermediário químico neste setor, principalmente na síntese de polímeros.
    • Fabricação de herbicidas: o ácido propiônico pode ser utilizado em produtos químicos com a finalidade de matar ou impedir o crescimento de fungos e outros microrganismos que prejudicam as plantações.
    • Produtos farmacêuticos: como derivados do ácido propiônico encontramos o ibuprofeno, naproxeno, cetoprofeno e flurbiprofeno.
    • Fabricação de solventes;
    • Produção de termoplásticos;
    • Produção de perfumes e aromas.

    Propionato de cálcio

    É interessante ressaltar que o propionato de cálcio consiste em sal de cálcio derivado do ácido propanoico. Dessa forma, também é utilizado como conservante pelo setor de alimentos.

    Se apresenta como sólido (pó), branco e sem cheiro. Pode ser encontrado naturalmente em alimentos, como queijos, ou obtido sinteticamente por meio de uma reação química entre o ácido propiônico e o hidróxido de cálcio.

    Os sais de cálcio, sódio e potássio do propanoato também são muito usados como conservantes de alimentos e rações.

    Leia Mais
    Nutrição Animal – Cardápio de aditivos químicos garante o equilíbrio das rações

    Manipulação do ácido propiônico

    Quanto a manipulação, valem as orientações para qualquer produto químico, isto é, que seja realizada de acordo com as normas de segurança, de modo a garantir o bem estar e saúde dos colaboradores. Como produz vapores irritantes, é importante evitar a inalação do vapor ou da névoa através da utilização de equipamentos de proteção.

    Medida de segurança:

    – Em caso de inalação: é essencial retirar a pessoa para o ar fresco. Se não estiver respirando, você deve oferecer respiração artificial. Importante consultar um médico.

    – Em caso de contato com a pele: retirar a roupa e sapatos contaminados da vítima e lavar abundantemente o local com água. Também é necessário passar em consulta médica para melhor avaliação.

    – Em caso de contato com os olhos: enxaguar os olhos com água abundante, mantendo as pálpebras superior e inferior abertas. É necessário passar em uma consulta com um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: enxaguar a boca da vítima com água. Vômito não deve ser provocado em nenhuma circunstância. Nunca dar nada pela boca a uma pessoa inconsciente. A vítima deve receber atendimento médico.

    O armazenamento deve ser feito em embalagem hermeticamente fechada e em local bem ventilado. Também é recomendado manter o produto afastado do calor e de fontes de ignição.

    Onde comprar o ácido propiônico?

    Os principais fornecedores de ácido propiônico podem ser encontrados no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Através dessa extraordinária ferramenta, você consegue encontrar rapidamente as empresas que procura e ainda tem a facilidade de solicitar vários orçamentos para diferentes fornecedores de uma só vez e em um só lugar.

    Com apenas alguns cliques, você encontra o que procura, otimiza o trabalho da sua empresa e ganha tempo para realizar mais negócios. Acesse agora o Guia QD e veja como é fácil, rápido e eficiente!

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.